The Body at play on the Street
Abstract
This study sought to connect the experience of two artists, in different times, who found the street as a fundamental space for creative investigation. A mimic and a street clown realize that street play was fundamental for the development of the language they have worked throughout their professional and artistic paths. Therefore, this paper arouses possible reflections, relationships, and questions about the street and its role in performing arts studies.
Downloads
References
BARBA, Eugenio. Além das ilhas flutuantes. Trad. Luís Otávio Burnier. Campinas: Hucitec, 1991.
BERTHOLD, Margot. História Mundial do Teatro. (trad.) Maria Paula V. Zurawski, J. Guinsburg. Sérgio Coelho, Clóvis Garcia, São Paulo: Perspectiva, 2001.
BROOK, Peter. A Porta Aberta: reflexões sobre a interpretação e o teatro. Tradução Antonio Mercado – 2ªed. – Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2000.
BURNIER, Luís Otavio. A arte do ator: da técnica à representação. Campinas, São Paulo: Editora da UNICAMP, 2009.
CHACOVACHI, Palhaço. Manual e Guia do Palhaço de Rua. 3ª edição. La Plata: Yanantuoni, Javier Miguel, 2019.
COSTA, Rogério Francisco. Sobre a pesquisa do grupo e a criação do primeiro espetáculo. Núcleo Ás de Paus. Nós Outros. Caminhos Individuais de uma trama coletiva. Londrina: Grafatório, 2020.
DUNKER, Cristian. O Palhaço e o Psicanalista: como escutar os outros pode transformar vidas. Cristian Dunker / Claudio Tebas – São Paulo . Planeta do Brasil, 2019.
FABBRI, Jacques Fabbri e SALLÉE, André – Arte del Clown. Roma: Gremese Editore, 1984.
FREIRE, Paulo. 1921-1997. Pedagogia do Oprimido – 66 ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Editora Paz e Tearra, 2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 66 ed. Rio de Janeiro / São Paulo. Editora Paz e Terra . 2020.
HADDAD, Amir. Arte Pública – transcrição de palestra. II Seminário Nacional de Dramaturgia para o Teatro de Rua. Caderno 2. São Paulo. 2013.
LECOQ, Jacques – Le Théatre Du Geste. Mime et Acteurs. Paris: Bordas, s.d.
MOREIRA, Jussara Trindade. A Contemporaneidade do Teatro de Rua: Potências Musicais da Cena no Espaço Urbano. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro: Rio de Janeiro, 2014.
ROLNIK, Suely. Cartografia Sentimental: transformações contemporâneas do desejo. 2a edição. Porto Alegre: Sulina; Editora UFGRS, 2016.
RODRIGUES, Rosane A. Jogo em Espaço Aberto. In: MOTA, Julia (org.) O Jogo no Psicodrama. São Paulo, Ed. Ágora, 1995.
ROSSENA, Rossana – A Scuola di Mimo. Milano, Editiemme, 1983.
SILVA, Erminia . O circo: sua arte e seus saberes : o circo no Brasil no final do século XIX a meados do XX. Dissertação de Mestrado . UNICAMP Instituto de Filosofia e Ciências Humanas . Campinas . SP . 1996.
TURLE, Licko & TRINDADE, Jussara. Teatro(s) de Rua do Brasil – a luta pelo espaço público. Licko Turle, Jussara Trindade – 1ª ed. São Paulo. Perspectiva, 2016.
Copyright (c) 2021 https://www.periodicos.ufop.br/pp/index.php/ephemera/information/sampleCopyrightWording
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O/As autore/as mantêm os direitos autorais sobre os documentos publicados pelo periódico e cedem ao periódico o direito de publicação dos textos e de seus metadados (em múltiplos suportes e formatos), inclusão em bases de dados e assinatura de acordos de indexação atuais e futuros (mesmo com licenças menos restritivas, para os textos, ou sem restrições, para os metadados), de modo a garantir a indexação do documento publicado e de seus metadados.
O documento publicado será distribuído nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados.