Experiências de um museu na beira do mundo

Palavras-chave: CasaDuna, Museu Ambulante, arte Ambiental, grupo Erosão

Resumo

A presente reflexão é inspirada por múltiplas vozes e parte de uma experiência que cruza práticas de teatro de rua e uma pesquisa de metodologia em museologia social. O Museu Ambulante é um projeto que une um trabalho de arquivo desenvolvido pela residência artística CasaDuna” com o grupo de teatro Grupo Erosão, na praia de Atafona, território que vive um intenso processo de erosão há mais de cinquenta anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julia Naidin, UFRJ

Julia Naidin é e doutora em Filosofia (UFRJ), produtora cultural e curadora em CasaDuna - Centro de arte, pesquisa e memória de Atafona. Atriz do Grupo Erosão. Pós-doutorado em Políticas Sociais (UENF). E-mail: jnaidin@gmail.com .

Fernando Codeço, UNIRIO

Fernando Codeço é artista visual. Doutor em artes cênicas, produtor cultural e curador em CasaDuna - Centro de arte, pesquisa e memória de Atafona. Diretor do Grupo Erosão.

Rachel Rosa, IFF - Campos dos Goytacazes

Rachel Rosa é atriz, graduanda em Licenciatura em Teatro no IFF em Campos dos Goytacazes. Atriz do Grupo Erosão.

Referências

ARDENNE, Paul. Um art contextual – creation artistique en milieu urbain en situation d’intervention de participation. Paris: Ed. Flamarion: 2017.

CHAGAS, Mário. “Museu é o mundo o mito da instituição”, em Hélio Oiticica para além dos mitos. / Barbara Szaniecki, Giuseppe Cocco, Izabela Pucu (Orgs)_Rio de Janeiro: R&L Produtores Associados, 2016.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia – saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra. São Paulo: 2006

FOUCAULT, Michel. Le Courage de la a Vérité : Le gouvernement de soi e des autres II. Cours au collège de France (1984). Paris: Gallimard; Seuil, 2009.

FEDERICI, Silvia, O patriarcado do salário, 185/186 Trad. Heci Regina Candiani Editora Boitempo. São Paulo: 2021.

OITICICA, Hélio. Coleção Encontros. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2009.THIOLLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-ação. São Paulo: Cortez Editora, 2005.

WISNIK, José Miguel. Maquinação do mundo Drummond e a mineração. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2018.

HENGEL, Louis Van Den. Trad. por Marcos Silva e Hélia Marçal. “Arquivos de afeto - a performance e o devir da memória”. Práticas de arquivo em artes performativas. Claudia Madeira, Fernando M. Oliveira, Helia Marcal (Orgs.) Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2019

Publicado
2021-10-31
Como Citar
NAIDIN, J.; CODEÇO, F.; ROSA, R. Experiências de um museu na beira do mundo. Ephemera: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 4, n. 8, p. 101-119, 31 out. 2021.