Experiências de um museu na beira do mundo

Palavras-chave: CasaDuna, Museu Ambulante, arte Ambiental, grupo Erosão

Resumo

A presente reflexão é inspirada por múltiplas vozes e parte de uma experiência que cruza práticas de teatro de rua e uma pesquisa de metodologia em museologia social. O Museu Ambulante é um projeto que une um trabalho de arquivo desenvolvido pela residência artística CasaDuna” com o grupo de teatro Grupo Erosão, na praia de Atafona, território que vive um intenso processo de erosão há mais de cinquenta anos.

Biografia do Autor

Julia Naidin, UFRJ

Julia Naidin é e doutora em Filosofia (UFRJ), produtora cultural e curadora em CasaDuna - Centro de arte, pesquisa e memória de Atafona. Atriz do Grupo Erosão. Pós-doutorado em Políticas Sociais (UENF). E-mail: jnaidin@gmail.com .

Fernando Codeço, UNIRIO

Fernando Codeço é artista visual. Doutor em artes cênicas, produtor cultural e curador em CasaDuna - Centro de arte, pesquisa e memória de Atafona. Diretor do Grupo Erosão.

Rachel Rosa, IFF - Campos dos Goytacazes

Rachel Rosa é atriz, graduanda em Licenciatura em Teatro no IFF em Campos dos Goytacazes. Atriz do Grupo Erosão.

Referências

ARDENNE, Paul. Um art contextual – creation artistique en milieu urbain en situation d’intervention de participation. Paris: Ed. Flamarion: 2017.

CHAGAS, Mário. “Museu é o mundo o mito da instituição”, em Hélio Oiticica para além dos mitos. / Barbara Szaniecki, Giuseppe Cocco, Izabela Pucu (Orgs)_Rio de Janeiro: R&L Produtores Associados, 2016.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia – saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra. São Paulo: 2006

FOUCAULT, Michel. Le Courage de la a Vérité : Le gouvernement de soi e des autres II. Cours au collège de France (1984). Paris: Gallimard; Seuil, 2009.

FEDERICI, Silvia, O patriarcado do salário, 185/186 Trad. Heci Regina Candiani Editora Boitempo. São Paulo: 2021.

OITICICA, Hélio. Coleção Encontros. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2009.THIOLLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-ação. São Paulo: Cortez Editora, 2005.

WISNIK, José Miguel. Maquinação do mundo Drummond e a mineração. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2018.

HENGEL, Louis Van Den. Trad. por Marcos Silva e Hélia Marçal. “Arquivos de afeto - a performance e o devir da memória”. Práticas de arquivo em artes performativas. Claudia Madeira, Fernando M. Oliveira, Helia Marcal (Orgs.) Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2019

Publicado
2021-10-31
Como Citar
NAIDIN, J.; CODEÇO, F.; ROSA, R. Experiências de um museu na beira do mundo. Ephemera - Revista do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 4, n. 8, p. 101-119, 31 out. 2021.