Atos Íntimos contra o Embrutecimento
agenciamentos do encontro sensível entre corpo e cidade
Resumo
O presente artigo se dedica a pensar as relações entre as artes da cena e o espaço urbano a partir da intervenção Atos íntimos contra o embrutecimento (2014), do paulistano Coletivo Teatro Dodecafônico. A reflexão proposta é desenvolvida por meio da análise dessa intervenção realizada em 2019 em Recife (PE), em que se examina alguns procedimentos composicionais de natureza artística e pedagógica, recorrendo a depoimentos de uma das artistas e anotações de campo de um dos espectadores. Ao refletir sobre os procedimentos adotados no trabalho, evidencia-se como essa intervenção, a partir do formato desenvolvido, se inscreve também como ação artística (um desdobramento da noção de ação cultural), ao mediar o encontro sensível entre espectador e cidade.
Downloads
Referências
CALVINO, Italo. As cidades invisíveis. Tradução Diogo Mainardi. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
DIAS, Karina. Entre visão e invisão: paisagem: por uma experiência da paisagem no cotidiano. Brasília: Programa de Pós-Graduação em Arte, Universidade de Brasília, 2010.
FABIÃO, Eleonora. Ações: Eleonora Fabião. Rio de Janeiro: Tamanduá Arte, 2015.
FABIÃO, Eleonora. Performance e Teatro: poéticas e políticas da cena contemporânea. Revista Sala Preta, São Paulo, n. 8, p. 235-246, 2008.
INGOLD, Tim. Estar vivo: ensaios sobre movimento, conhecimento e descrição. Tradução Fábio Creder: Petrópolis, RJ: Vozes, 2015 (coleção Antropologia).
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Cia. das Letras, 2019.
PUPO, Maria Lúcia de Souza Barros; VELOSO, Verônica. Ação Cultural e Ação Artística: territórios movediços. In: Revista Brasileira de Estudos da Presença. Porto Alegre, v.10, n.2, 2020. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/presenca Acesso em: 20 mai. 2020.
Copyright (c) 2021 https://www.periodicos.ufop.br/pp/index.php/ephemera/information/sampleCopyrightWording
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O/As autore/as mantêm os direitos autorais sobre os documentos publicados pelo periódico e cedem ao periódico o direito de publicação dos textos e de seus metadados (em múltiplos suportes e formatos), inclusão em bases de dados e assinatura de acordos de indexação atuais e futuros (mesmo com licenças menos restritivas, para os textos, ou sem restrições, para os metadados), de modo a garantir a indexação do documento publicado e de seus metadados.
O documento publicado será distribuído nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados.