Saravá donos da terra: a figura do caboclo da umbanda na produção artística acadêmica Toró – ode à natureza ou quando o crime acontece como a chuva que cai

Palavras-chave: Laboratório teatral, tradição afro-brasileira, teatro político

Resumo

Análise da representação do caboclo da umbanda no contexto do experimento teatral Toró: ode à natureza ou quando o crime acontece como a chuva que cai desenvolvido pelo Coletivo Fuzuê, em 2022, com base em revisão bibliográfica e observação em terreiros de umbanda. O artigo mostra as diferentes possibilidades do trabalho na dramaturgia, na música e na presença dos elementos corporais e rituais ligados ao caboclo da umbanda.

Biografia do Autor

Carina Maria Guimarães Moreira, Universidade Federal de São João del-Rei

Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas e dos cursos de Graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Teatro, da Universidade Federal de São João del Rei. Diretora e dramaturga. Tem graduação em Artes Cênicas (UFOP, 2006), mestrado e doutorado em Artes Cênicas (UNIRIO, 2006 e 2014) e realizou o pós-doutorado na UNICAMP em 2017, desenvolvendo a pesquisa Zumbi e Madame Satã: a cultura popular e as formas de produção na cena contemporânea brasileira. Atua principalmente no campo de investigações sobre teatro político, reunindo seus trabalhos de ensino, pesquisa e extensão no Núcleo de Estudos em Teatro Político – NETEP, que coordena, do Grupo de Pesquisa em História, Política e Cena – GPHPC/UFSJ, do qual atualmente é vice-líder. Destaca-se também a criação e coordenação do Coletivo Fuzuê, grupo de teatro universitário para onde conflui grande parte do trabalho desenvolvido como diretora e dramaturga no desenvolvimento de investigação e prática laboratorial cênica. Coordenou o processo de criação do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de São João del Rei (PPGAC/UFSJ) (2015-2016) e atuou como coordenadora (2020-2022). Trabalha principalmente com Teatro Político, Direção Teatral e Cultura Afro-Brasileira, com ênfase, nos últimos anos, na compreensão da relação entre teatro e luta de classes. 

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Publicado
2023-12-12
Como Citar
MOREIRA, C. M. G. Saravá donos da terra: a figura do caboclo da umbanda na produção artística acadêmica Toró – ode à natureza ou quando o crime acontece como a chuva que cai. Ephemera - Revista do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 6, n. 11, 12 dez. 2023.