Saravá owners of the land: the figure of the caboclo of umbanda in the academic artistic production Toró – ode to nature or when crime happens as the rain that falls

Keywords: Theatrical laboratory, Afro-Brazilian tradition, political theater

Abstract

Analysis of the representation of the Umbanda caboclo in the context of the theatrical experiment Toró: Ode to Nature or When Crime Happens Like Falling Rain, developed by the Fuzuê Collective in 2022, based on bibliographic review and observations in Umbanda temples. The article presents the various possibilities in dramaturgy, music, and the incorporation of bodily and ritual elements associated with the Umbanda caboclo.

Author Biography

Carina Maria Guimarães Moreira, Universidade Federal de São João del-Rei

Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas e dos cursos de Graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Teatro, da Universidade Federal de São João del Rei. Diretora e dramaturga. Tem graduação em Artes Cênicas (UFOP, 2006), mestrado e doutorado em Artes Cênicas (UNIRIO, 2006 e 2014) e realizou o pós-doutorado na UNICAMP em 2017, desenvolvendo a pesquisa Zumbi e Madame Satã: a cultura popular e as formas de produção na cena contemporânea brasileira. Atua principalmente no campo de investigações sobre teatro político, reunindo seus trabalhos de ensino, pesquisa e extensão no Núcleo de Estudos em Teatro Político – NETEP, que coordena, do Grupo de Pesquisa em História, Política e Cena – GPHPC/UFSJ, do qual atualmente é vice-líder. Destaca-se também a criação e coordenação do Coletivo Fuzuê, grupo de teatro universitário para onde conflui grande parte do trabalho desenvolvido como diretora e dramaturga no desenvolvimento de investigação e prática laboratorial cênica. Coordenou o processo de criação do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de São João del Rei (PPGAC/UFSJ) (2015-2016) e atuou como coordenadora (2020-2022). Trabalha principalmente com Teatro Político, Direção Teatral e Cultura Afro-Brasileira, com ênfase, nos últimos anos, na compreensão da relação entre teatro e luta de classes. 

References

BASTIDE, Roger. As religiões africanas no Brasil: contribuição a uma sociologia das interpretações de civilizações. São Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1989.

BASTIDE, Roger. O candomblé da Bahia (Rito Nagô). São Paulo: Nacional, 1978.

BASTIDE, Roger. Cavalos dos santos. In: BASTIDE, Roger. Estudos afro-brasileiros. São Paulo: Perspectiva, 1974.

BOYER, Véronique. O pajé e o caboclo: de homem a entidade. Mana, v. 5, n. 1, p. 29-56, 1999. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-93131999000100002. Acesso em: 12 maio 2023.

BRECHT, Bertolt. Poemas 1913-1956. Seleção e tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Editora 34, 2016.

CARNEIRO, Edison. Religiões negras e negros bantos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1981.

CARNEIRO, Edison. Negros bantus: notas de ethnografia religiosa e de folk-lore. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1937.

CONCONE, Maria Helena Villas Boas. Umbanda: uma religião brasileira. São Paulo: FLCH/USP-CERU, 1987.

DA MATTA, Roberto. Carnavais, malandros e heróis: para uma sociologia do dilema brasileiro. 2 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1980.

FERRETTI, Sérgio Figueiredo. Repensando o sincretismo. São Paulo: Edusp, 1995.

FREYRE, Gilberto. Casa-grande & Senzala. São Paulo: Global Editora, 2006.

GUIMARÃES, Antonio Sérgio Alfredo. Racismo e antirracismo no Brasil. São Paulo: Editora 34, 1999.

LIGIÉRO, Zeca. Umbanda: paz, liberdade e cura. Rio de Janeiro: Record/Nova Era, 1998.

LOBATO, Monteiro. Velha praga. In: LOBATO, Monteiro. Urupês. 30 ed. São Paulo: Brasiliense, 1984, p. 139-44.

MAGGIE, Yvonne. Medo do feitiço: relações entre magia e poder no Brasil. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1992.

MARX, Karl. O 18 de brumário de Luís Bonaparte. São Paulo: Boitempo, 2011.

ORTIZ, Renato. Cultura brasileira e identidade nacional. 3 ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985.

ORTIZ, Renato. A morte branca do feiticeiro negro: umbanda e sociedade brasileira. São Paulo: Editora Brasiliense, 1999.

RAMOS, Artur. Pesquisas estrangeiras sobre o negro no Brasil. In: RAMOS, Artur. A aculturação negra no Brasil. Rio de Janeiro: Biblioteca Pedagógica Brasileira, 1942.

RODRIGUES, Nina. Os africanos no Brasil. São Paulo: Nacional, 1935.

ROMERO, Sílvio. Introdução à história da literatura brasileira. Literatura, história e crítica. Rio de Janeiro: Imago; Aracaju: Universidade Federal de Sergipe, 2002 [1882].

SLENES, Robert W. A árvore Nsanda transplantada: cultos kongo de aflição e identidade escrava no Sudeste brasileiro (século XIX). In: LIBBY, Douglas Cole; FURTADO, Júnia Ferreira (orgs.). Trabalho livre, trabalho escravo: Brasil e Europa, séculos XVII e XIX. São Paulo: Annablume, 2006.

VERGER, Pierre. Notas sobre o culto aos orixás e voduns na Bahia de Todos os Santos, no Brasil, e na antiga costa dos escravos, na África. 2 ed. São Paulo: Edusp, 1999.

VERGER, Pierre. Orixás. Salvador: Corrupio, 1981.

Published
2023-12-12
How to Cite
MOREIRA, C. M. G. Saravá owners of the land: the figure of the caboclo of umbanda in the academic artistic production Toró – ode to nature or when crime happens as the rain that falls. Ephemera - Journal of the Graduate Program in Performing Arts at the Federal University of Ouro Preto, v. 6, n. 11, 12 Dec. 2023.