Saravá owners of the land: the figure of the caboclo of umbanda in the academic artistic production Toró – ode to nature or when crime happens as the rain that falls
Abstract
Analysis of the representation of the Umbanda caboclo in the context of the theatrical experiment Toró: Ode to Nature or When Crime Happens Like Falling Rain, developed by the Fuzuê Collective in 2022, based on bibliographic review and observations in Umbanda temples. The article presents the various possibilities in dramaturgy, music, and the incorporation of bodily and ritual elements associated with the Umbanda caboclo.
References
BASTIDE, Roger. As religiões africanas no Brasil: contribuição a uma sociologia das interpretações de civilizações. São Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1989.
BASTIDE, Roger. O candomblé da Bahia (Rito Nagô). São Paulo: Nacional, 1978.
BASTIDE, Roger. Cavalos dos santos. In: BASTIDE, Roger. Estudos afro-brasileiros. São Paulo: Perspectiva, 1974.
BOYER, Véronique. O pajé e o caboclo: de homem a entidade. Mana, v. 5, n. 1, p. 29-56, 1999. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-93131999000100002. Acesso em: 12 maio 2023.
BRECHT, Bertolt. Poemas 1913-1956. Seleção e tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Editora 34, 2016.
CARNEIRO, Edison. Religiões negras e negros bantos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1981.
CARNEIRO, Edison. Negros bantus: notas de ethnografia religiosa e de folk-lore. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1937.
CONCONE, Maria Helena Villas Boas. Umbanda: uma religião brasileira. São Paulo: FLCH/USP-CERU, 1987.
DA MATTA, Roberto. Carnavais, malandros e heróis: para uma sociologia do dilema brasileiro. 2 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1980.
FERRETTI, Sérgio Figueiredo. Repensando o sincretismo. São Paulo: Edusp, 1995.
FREYRE, Gilberto. Casa-grande & Senzala. São Paulo: Global Editora, 2006.
GUIMARÃES, Antonio Sérgio Alfredo. Racismo e antirracismo no Brasil. São Paulo: Editora 34, 1999.
LIGIÉRO, Zeca. Umbanda: paz, liberdade e cura. Rio de Janeiro: Record/Nova Era, 1998.
LOBATO, Monteiro. Velha praga. In: LOBATO, Monteiro. Urupês. 30 ed. São Paulo: Brasiliense, 1984, p. 139-44.
MAGGIE, Yvonne. Medo do feitiço: relações entre magia e poder no Brasil. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1992.
MARX, Karl. O 18 de brumário de Luís Bonaparte. São Paulo: Boitempo, 2011.
ORTIZ, Renato. Cultura brasileira e identidade nacional. 3 ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985.
ORTIZ, Renato. A morte branca do feiticeiro negro: umbanda e sociedade brasileira. São Paulo: Editora Brasiliense, 1999.
RAMOS, Artur. Pesquisas estrangeiras sobre o negro no Brasil. In: RAMOS, Artur. A aculturação negra no Brasil. Rio de Janeiro: Biblioteca Pedagógica Brasileira, 1942.
RODRIGUES, Nina. Os africanos no Brasil. São Paulo: Nacional, 1935.
ROMERO, Sílvio. Introdução à história da literatura brasileira. Literatura, história e crítica. Rio de Janeiro: Imago; Aracaju: Universidade Federal de Sergipe, 2002 [1882].
SLENES, Robert W. A árvore Nsanda transplantada: cultos kongo de aflição e identidade escrava no Sudeste brasileiro (século XIX). In: LIBBY, Douglas Cole; FURTADO, Júnia Ferreira (orgs.). Trabalho livre, trabalho escravo: Brasil e Europa, séculos XVII e XIX. São Paulo: Annablume, 2006.
VERGER, Pierre. Notas sobre o culto aos orixás e voduns na Bahia de Todos os Santos, no Brasil, e na antiga costa dos escravos, na África. 2 ed. São Paulo: Edusp, 1999.
VERGER, Pierre. Orixás. Salvador: Corrupio, 1981.
Copyright (c) 2023 Carina Maria Guimarães Moreira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O/As autore/as mantêm os direitos autorais sobre os documentos publicados pelo periódico e cedem ao periódico o direito de publicação dos textos e de seus metadados (em múltiplos suportes e formatos), inclusão em bases de dados e assinatura de acordos de indexação atuais e futuros (mesmo com licenças menos restritivas, para os textos, ou sem restrições, para os metadados), de modo a garantir a indexação do documento publicado e de seus metadados.
O documento publicado será distribuído nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados.