O encontro com a barata

um espetáculo liminar

Palavras-chave: teatro, performance, encontro, barata

Resumo

Este artigo propõe um estudo do espetáculo A Paixão segundo G.H., uma adaptação do romance de Clarice Lispector feita por Fauzi Arap, com atuação de Mariana Lima e direção de Enrique Diaz. Propomos um ponto de vista sistêmico para analisar os aspectos performativos engendrados pelo encontro da personagem G.H. com uma barata.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcilene Lopes de Moura, Cesgranrio

Artista e pesquisadora. Doutora em Teatro (Coorientação entre Sorbonne Nouvelle – Paris 3 e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Unirio). Mestre e Licenciada em Teoria do Teatro pela Universidade Unirio. Bacharelado em Engenharia de Sistemas de Computação, seguido de dez anos de experiência como analista de sistemas de computação. Experiências práticas no Brasil como diretora, atriz e educadora. Atualmente é professora visitante da Universidade Cesgranrio, Rio de Janeiro. Docente na UCO - Angers. Sua pesquisa se concentra em teatro, performance, processo criativo e sistemas complexos. 

Referências

ABIRACHED, Robert. La crise du personnage dans le théâtre moderne. Paris: Éditions Gallimard, 1994.

AUMONT, Jacques. A Imagem. Tradução de Estela dos Santos Abreu e Cláudio César Santoro. Campinas, São Paulo: Papirus, 1993.

BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. La construction sociale de la réalité. Paris: Librairie des Méridiens, Klincksieck, 1986.

BERTALANFFY, Von L. Théorie générale des systèmes. Paris: Dunod, 1973.

BUTLER, Judith. Le récit de soi. Traduit de l’anglais par Bruno Ambroise et Valérie Aucouturier. Presses Universitaires de France. Paris: Presses universitaires de France, 2007.

CHIROLLET, Jean-Claude. La question du détail et l’art fractal (à bâtons rompus avec Carlos Ginzburg). Paris: l’Harmattan, 2011.

CHIROLLET, Jean-Claude. Art Fractaliste: la complexité du regard. Paris: l’Harmattan, 2005.

CHAMBERLAND, Roger. L'expérience du chaos et la pragmatique du corps. In: HÉBERT, Dans Chantal. PERELLI-CONTOS, Irène (dir.). In: Théâtre, multidisciplinarité et multiculturalisme. Québec: Nuit blanche, 1997.

DELEUZE, Gilles. Différence et répétition. Paris: Presses universitaires de France, 1968.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mille plateaux. Capitalisme et schizophrénie. Paris: Éditions de Minuit, 1980.

DELEUZE, Gilles. A dobra – Leibniz e o Barroco. Campinas, SP: Papirus, 1991.

DELEUZE, Gilles. Francis Bacon: Logique de La Sensation. Paris: Éditions du Seuil, 2002.

DESPRET, Vinciane. Autobiographie d’un poulpe: et autres récits d’anticipation. Mondes sauvages. Arles: Actes Sud, 2021.

DOMINGUES, Ivan. O fio e a trama: reflexões sobre o tempo e a história. São Paulo: Iluminuras; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996.

DURAND, Daniel. La Systémique. Paris: Presses universitaires de France, 2013.

FÉRAL, Josette. Entre performance et théâtralité: Le théâtre performatif. Théâtre/Public, L’avant-garde américaine et l’Europe. I. performance, n. 190, 2008.

HARAWAY, Donna J. Vivre avec le trouble. Trad. Vivien García. Vaulx-en-Velin: les Éditions des mondes à faire, 2020.

HÉBERT, Chantal; PERELLI-CONTOS, Irène. La Face cachée du théâtre de l’image. Paris: L‘Harmattan, 2001.

HUTCHEON, Linda. Narcissistic Narrative: the Metafictional Paradox. New York: Routledge, 1984.

LISPECTOR, Clarice. A Paixão segundo G.H. Rio de janeiro: Editora do autor, 1964.

MANDELBROT, Benoit. Les Objets fractals: forme, hasard et dimension. Paris: Flammarion, 1975.

MANZO, Lícia. Era uma vez: eu – a não ficção na obra de Clarice Lispector. Curitiba: Secretaria de Estado da Cultura: Xerox do Brasil, 1997.

ROMAN, Matilde. Art vidéo et mise en scène de soi. L'Harmattan, 2008.

PAVIS, Patrice. Le Théatre au Croisement des Cultures. Paris: Corti, 1990.

SARRAZAC, Jean-Pierre. O Futuro do drama. Porto: Campo das letras-Editores, S.A., 2002.

SCHECHNER, Richard. Performance Theory. London: Routledge, 2005.

SOUSA, Carlos Mendes de. Clarice Lispector: figuras da escrita. São Paulo: Instituto Moreira Sales, 2011.

TAYLOR, Charles. Les sources du moi: la formation de l’identité moderne. Paris: Editions du Seuil, 1998.

Publicado
2023-12-12
Como Citar
LOPES DE MOURA, M. O encontro com a barata: um espetáculo liminar. Ephemera: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 6, n. 11, 12 dez. 2023.