O jardim especulativo

Palavras-chave: filosofia especulativa, pedagogias radicais, ecologia, distantismo

Resumo

O Jardim Especulativo é um dos textos que compõem o livro Out of Clear, onde a filósofa, artista e ativista Erin Manning ensaia sobre os desafios e descobertas oriundos da instauração do 3Ecologies Institute, centro de pedagogias transversais, advindo do Sense Lab, sediado na vila de Saint-Anne du Lac, (Quebec, Canada). A partir dos aprendizados e caminhadas que incluem o plantio, manejo e a poda das árvores no 3E, a autora formula a noção de valiação. Manning sublinha a importância em desfazer as distâncias entre sujeito e natureza, práticas culturais e gestão dos recursos e questiona o escalonamento de soluções diante do colapso ambiental. O trabalho nos confronta a profundidade das raízes da branquitude instaurada sobre os modos com os quais nos relacionamos com a terra.

Biografia do Autor

Erin Manning, Concordia University

Erin Manning é professora da Faculdade de Belas Artes da Concordia University (Montreal, Canadá). É também fundadora do SenseLab (www.senselab.ca), um laboratório que explora as intersecções entre a prática artística e a filosofia através da matriz da sensação do corpo em movimento. Os projetos artísticos atuais concentram-se no conceito de pequenos gestos em relação à cor e ao movimento. As suas exposições de arte incluem as Bienais de Sydney e Moscou, Glasshouse (Nova York), Vancouver Art Museum, McCord Museum (Montreal) e House of World Cultures (Berlim) e Galateca Gallery (Bucareste). As suas publicações incluem For a Pragmatics of the Useless (Duke UP, no prelo), The Minor Gesture (Duke UP, 2016), Always More Than One: Individuation's Dance (Duke UP, 2013), Relationshipscapes: Movement, Art, Philosophy (Cambridge, Mass: MIT Press, 2009) e, com Brian Massumi, Pensamento em ato: passagens na ecologia da experiência (Minnesota UP, 2014).

Bianca Scliar, Universidade Estadual de Santa Catarina

Bianca Scliar é artista multimídia e trabalha com performance e vídeo nas intersecções entre a dança e as artes visuais. Doutora em Artes e Filosofia pela Concordia University (Montreal/Canadá) atua entre a pesquisa e a criação, investigando processos pedagógicos e de composição. É professora de técnicas corporais e danças no Curso de Teatro da UDESC, Universidade Estadual de Santa Catarina e no programa de Pós graduação em Artes Cênicas.

Referências

ALBERS, Josef. Interaction of Color. New Haven: Yale University Press, 1963.

AKOMOLAFE, Bayo. Let’s Meet at the Crossroads. Bayo Akomolafe (online), May 29, 2021a. Disponível em: https://www.bayoakomolafe.net/post/lets-meet-at-the-crossroads .

AKOMOLAFE, Bayo. Meditations on Black-ness. Shelburn & Primrose United Churches (online), April 15, 2021b. Disponível em: https://www.shelburnep-rimrose.com/resources/meditation-on-black-ness-by-bayo-akomolafe .

CAMPT, Tina. Black Visuality and the Prac-tice of Refusal. In: Women and Performance, v. 29, n. 1, p. 79–87, 2019.

CAMPT, Tina. A Black Gaze: Artists Changing How We See. Cambridge: The MIT Press, 2021.

CÉZANNE, Paul. Conversations avec Cézanne. Paris: Macula, 1978.

CLARK, John Lee. Distantism. Wordgathering - A journal for disabilities and literature, v. 11, n. 3, Sept. 2017.

COMBES, Muriel. On Nature. In: Log 49, p. 147-164, sum-mer, 2020.

DELEUZE, Gilles. Cinema 2: The Time-Image. Minneapolis: The University of Minnesota Press, 1989.

KRENAK, Ailton. Ideas to Postpone the End of the World. Toronto: House of Anansi Press, 2020.

MASSUMI, Brian. Semblance and Event: Activist Philosophy and the Occurent Arts. Cambridge: The MIT Press, 2011.

MANNING, Erin; MUNSTER, Anna; THOMSEN, Bodil Marie Stavning. Immediation. London: Open Humanities Press, 2019.

MOTEN, Fred. In the Break: The Aesthetics of the Black Radical Tradition. Minneapolis: The University of Minnesota Press, 2003.

MANNING, Erin. Relationscapes: Movement, Art, Philosophy. Cambridge: The MIT Press, 2009.

Publicado
2023-12-14
Como Citar
MANNING, E.; SCLIAR, B. O jardim especulativo. Ephemera - Revista do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 6, n. 11, 14 dez. 2023.