Jíbaro ou a subversão de Odisseu

o mito da ilustração

Palavras-chave: Jíbaro, Odisseia, mito e ilustração, regime de imagens, rompimento de barragens

Resumo

analisa-se o curta-metragem de animação Jíbaro, lançado em maio de 2022 na plataforma de streaming Netflix, nono episódio do Volume 3 da série Love, Death + Robots, dirigido por Alberto Mielgo, em contraste com o Excursus I: Odiseo, Mito e Ilustração da obra Dialética da Ilustração de Adorno e Horkheimer (1944), relacionando-os aos eventos do rompimento das barragens de rejeitos de minério, desastres ambientais com as digitais do ser humano, ocorridos no estado de Minas Gerais nos últimos anos. O texto coteja as linguagens da narrativa mítica e da narrativa digital por dentro do regime de imagens do Ocidente, numa leitura dialético-materialista desse imaginário no qual atritam as representações do masculino-feminino, trabalho-natureza, dominação-liberdade, razão-pulsão.

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Biografia do Autor

George Fredman Santos Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MINAS (2001). Graduado em Arquivologia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2016). Especialista em Gestão de Arquivos pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2017). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina - PPGE/UFSC (2019). Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina - PPGE/UFSC (2024). Arquivista na Universidade Federal Minas Gerais (UFMG) desde fevereiro de 2019. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea - NEPESC, do Núcleo de Pesquisa e Estudos Arquivos Contemporâneos - NUPEAC na Universidade Federal de Santa Catarina e do Grupo Educación, Sociedad y Tiempo libre ESTIL ISEF-Udelar, Uruguai.

Alexandre Fernandez Vaz, Universidade Federal de Santa Catarina

Alexandre Fernandez Vaz é Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 1995), onde estudou com Selvino Assmann e Marli Auras, e Doutor em Ciências Humanas e Sociais (Dr. Phil.) pela Gottfried Wilhelm Leibniz Universität Hannover, Alemanha, onde estudou com Detlev Claussen, Andreas Trebels, Oskar Negt e Regina Becker-Schmidt. Na UFSC desde 1998, é Professor Titular e atua como docente permanente nos programas de Pós-graduação em Educação (do qual foi subcoordenador por um breve período em 2020) e Interdisciplinar em Ciências Humanas (Doutorado), além de coordenar o Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea. Exerceu e exerce vários outros cargos e funções na gestão da pesquisa, tendo sido coordenador geral da área no Centro de Ciências da Educação, membro da Câmara de Pesquisa da UFSC, editor da Revista de Políticas Educativas (Poled), da AUGM (2019-2023), da Revista Brasileira de Ciências do Esporte (2007-2017), e editor-adjunto da Extensio: revista de extensão da UFSC (2014-2016). Desde 2009 é editor dos Cadernos de Formação RBCE e da Contemporânea: uma quase revista, publicação destinada ao debate crítico sobre cultura e sociedade. Representa a UFSC no Núcleo Disciplinar de Educação para a Integração da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM) (2014-2015 e novamente a partir de 2019). Foi Pesquisador Visitante (Gastwissenschaftler) na Gottfried Wilhelm Leibniz Universität Hannover, no Instituto de Sociologia (Área de Trabalho: Teoria Sociológica) e desenvolveu pesquisa pós-doutoral nos Arquivos da Academia das Artes de Berlim. Desde 2006 vem atuando como Professor Visitante na Universidad Nacional de La Plata, Argentina, na Universidad de Antioquia, na Colômbia, no Centro de Investigación y de Estudios Avanzados del Instituto Politecnico Nacional, México, e na Universidad de La República e na ACJ, Uruguai. Tem colaborado com instituições de pesquisa como SCIELO, DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico), Fundação Humboldt (Alemanha), CSIC (Comisión Sectorial de Investigación Científica Uruguay) e Secretaria de Ciencia y Tecnica (UNLP Argentina), além de CNPq, CAPES, FAPESP e outras fundações estaduais de pesquisa. É revisor de duas dezenas de periódicos, no Brasil e no exterior, assim como componente de comitês e comissões editoriais de diversas revistas, no Brasil, Argentina, Colômbia, Espanha. Compôs a comissão de avaliação quadrienal dos programas de pós-graduação interdisciplinares (Câmara 2, Humanidades), na CAPES (2017). Atua eventualmente como tradutor do Alemão, do Espanhol e do Inglês ao Português. Suas principais publicações se referem à Teoria Social Contemporânea, Estética, Sociologia da Cultura e da Política e Processos de Escolarização, com ênfase nas experiências corporais. É bolsista de produtividade em pesquisa CNPq desde 2005, nível 1 a partir de 2014 (atualmente 1C)

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Publicado
2024-10-17
Como Citar
SANTOS OLIVEIRA, G. F.; VAZ, A. F. Jíbaro ou a subversão de Odisseu: o mito da ilustração. Ephemera: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 7, n. 13, 17 out. 2024.