Currículos, Ensino e Relações de Poder

o Teatro na Educação Básica

Palavras-chave: teatro, currículo, BNCC, PCNs, relações de poder

Resumo

O artigo analisa a inserção do Teatro nos currículos da Educação Básica no Brasil, com foco nas políticas públicas que moldaram essa inclusão, especialmente por meio dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O estudo explora como essas políticas foram influenciadas por relações de poder e debates sociais, destacando as diferenças entre os PCNs, que ofereciam orientações flexíveis, e a BNCC, um documento normativo que reorganiza hierarquias entre áreas do conhecimento. A marginalização da Arte, e especificamente do Teatro, é examinada, especialmente no contexto do Ensino Médio, em que se observa uma redução significativa de sua presença no currículo. O artigo argumenta que, para que o ensino de Teatro seja efetivo e contribua para a formação integral das(os) estudantes, é essencial considerar não apenas o Teatro como linguagem, mas também como acontecimento e prática cultural, questionando e expandindo suas possibilidades estéticas e pedagógicas. A conclusão enfatiza a necessidade de políticas públicas que valorizem a Arte como uma área de conhecimento essencial, capaz de fomentar uma educação crítica e transformadora.

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Biografia do Autor

Juliano Casimiro de Camargo Sampaio, Universidade Federal do Tocantins

Pós-Doutorando em Artes (UNICAMP - Mapas do Eu-Posso: Imaginários sobre nossos corpos no ensino de teatro na educação básica brasileira); Pós-doutor em Educação (UNICAMP - CORPO-TEMPORALIDADE: a intuição como conhecimento no ensino de teatro), Pós-Doutor (Intencionalidade e Afetividade- A paisagem corporal-pessoal nos processos de construção de conhecimento no contexto de experiências corporais-estéticas), Doutor (As Artes Cênicas e o Construtivismo Semiótico-Cultural e Psicologia - diálogos a partir da experiência corporal-estética em Composição Poética Cênica) e Mestre (Dramaturgias Consensuais - a interação verbal no ato criativo) em Psicologia, pelo Instituto de Psicologia da USP; Bacharel em Artes Cênicas, pela UNICAMP; Licenciado em Teatro (Mozarteum); é professor associado em regime de dedicação exclusiva do curso de Licenciatura em Teatro e da Licenciatura em Música (EaD) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e professor permanente do PPG Letras (Porto Nacional) da mesma universidade. Coordenador do CONAC (Grupo de pesquisa em Composição Poética Cênica, Narratividade e Construção de Conhecimento - CNPq/Brasil); foi presidente do Instituto de Arte e Cultura (UFT) por quatro anos. Desenvolve pesquisas nas fronteiras entre as Artes Cênicas, a Psicologia (Construtivismo Semiótico-Cultural) e a Educação (em uma perspectiva filosófico-cultural), tomando como temas de interesse: as dimensões da Corporeidade, da Composição Poética Cênica, da Narrativa de Criação, da Construção de Conhecimento e do Desenvolvimento Afetivo-Cognitivo Humano, em contextos de ensino de Teatro. Foi vice-presidente da Federação de Arte Educadores do Brasil (FAEB) (Gestão 2019-2021) e presidente da mesma Federação nas gestões 2022-2023 e 2024-2025. Bolsista produtividade em pesquisa UFT em 2018/2019 e Bolsista Produtividade da FAPT em 2022/2023/2024.Contatos: E-mail: juliano.casimiro@uft.edu.br

Robson Rosseto, Unespar

Ator, diretor teatral e docente do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES) e do Curso de Licenciatura em Teatro da UNESPAR, campus de Curitiba II - Faculdade de Artes do Paraná. Doutor em Artes da Cena pela UNICAMP e Mestre em Teatro pela UDESC. Diretor do Centro de Artes do campus de Curitiba II - Unespar. Coordenador do Curso de Licenciatura em Teatro no período de março de 2018 a março de 2022. Líder do Grupo de Pesquisa Arte, Educação e Formação Docente (CNPq/UNESPAR) e integrante do Grupo de Pesquisa Laboratório de estudos em Educação, Linguagem e Teatralidades - Labelit (CNPq/UFPR). Coordenador do GT Pedagogia das Artes Cênicas da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas - ABRACE, biênio 2024-2025. Coordenador do subprojeto Teatro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), entre os anos de 2018 e 2022. Coordenador do subprojeto Teatro do Programa de Residência Pedagógica (PRP), entre os anos de 2022 e 2024. Orientador do Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE (convênio com a Secretaria de Estado da Educação do Paraná), biênio 2023-2025. Desenvolve pesquisas na área da Pedagogia Teatral, com enfoque na formação do artista-professor, atuando nos seguintes temas: ensino do teatro, processos criativos cênicos, percepção sensorial, improvisação, recepção e mediação teatral. Autor dos livros: Jogos e Improvisação Teatral: perspectivas metodológicas (Editora Unicentro, 2013) e Interfaces entre Cena Teatral e Pedagogia: a percepção sensorial na formação do espectador-artista-professor (Editora Paco, 2018).

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Publicado
2025-02-05
Como Citar
CASIMIRO DE CAMARGO SAMPAIO, J.; ROSSETO, R. Currículos, Ensino e Relações de Poder: o Teatro na Educação Básica. Ephemera: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 8, n. 14, 5 fev. 2025.