Curriculum, Teaching and Power Relations

Theater in Basic Education

Keywords: theater, curriculum, BNCC, PCNs, power relations

Abstract

This article analyzes the inclusion of Theater in the curricula of Basic Education in Brazil, focusing on the public policies that shaped this inclusion, especially through the National Curricular Parameters (PCNs) and the National Common Curricular Base (BNCC). The study explores how these policies were influenced by power relations and social debates, highlighting the differences between the PCNs, which offered flexible guidelines, and the BNCC, a normative document that reorganizes hierarchies between areas of knowledge. The marginalization of Art, and specifically Theater, is examined, especially in the context of High School, where a significant reduction in its presence in the curriculum has been observed. The article argues that, for Theater teaching to be effective and contribute to the integral education of students, it is essential to consider not only Theater as a language, but also as a cultural event and practice, questioning and expanding its aesthetic and pedagogical possibilities. The conclusion emphasizes the need for public policies that value Art as an essential area of ​​knowledge, capable of fostering critical and transformative education.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Juliano Casimiro de Camargo Sampaio, Universidade Federal do Tocantins

Pós-Doutorando em Artes (UNICAMP - Mapas do Eu-Posso: Imaginários sobre nossos corpos no ensino de teatro na educação básica brasileira); Pós-doutor em Educação (UNICAMP - CORPO-TEMPORALIDADE: a intuição como conhecimento no ensino de teatro), Pós-Doutor (Intencionalidade e Afetividade- A paisagem corporal-pessoal nos processos de construção de conhecimento no contexto de experiências corporais-estéticas), Doutor (As Artes Cênicas e o Construtivismo Semiótico-Cultural e Psicologia - diálogos a partir da experiência corporal-estética em Composição Poética Cênica) e Mestre (Dramaturgias Consensuais - a interação verbal no ato criativo) em Psicologia, pelo Instituto de Psicologia da USP; Bacharel em Artes Cênicas, pela UNICAMP; Licenciado em Teatro (Mozarteum); é professor associado em regime de dedicação exclusiva do curso de Licenciatura em Teatro e da Licenciatura em Música (EaD) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e professor permanente do PPG Letras (Porto Nacional) da mesma universidade. Coordenador do CONAC (Grupo de pesquisa em Composição Poética Cênica, Narratividade e Construção de Conhecimento - CNPq/Brasil); foi presidente do Instituto de Arte e Cultura (UFT) por quatro anos. Desenvolve pesquisas nas fronteiras entre as Artes Cênicas, a Psicologia (Construtivismo Semiótico-Cultural) e a Educação (em uma perspectiva filosófico-cultural), tomando como temas de interesse: as dimensões da Corporeidade, da Composição Poética Cênica, da Narrativa de Criação, da Construção de Conhecimento e do Desenvolvimento Afetivo-Cognitivo Humano, em contextos de ensino de Teatro. Foi vice-presidente da Federação de Arte Educadores do Brasil (FAEB) (Gestão 2019-2021) e presidente da mesma Federação nas gestões 2022-2023 e 2024-2025. Bolsista produtividade em pesquisa UFT em 2018/2019 e Bolsista Produtividade da FAPT em 2022/2023/2024.Contatos: E-mail: juliano.casimiro@uft.edu.br

Robson Rosseto, Unespar

Ator, diretor teatral e docente do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES) e do Curso de Licenciatura em Teatro da UNESPAR, campus de Curitiba II - Faculdade de Artes do Paraná. Doutor em Artes da Cena pela UNICAMP e Mestre em Teatro pela UDESC. Diretor do Centro de Artes do campus de Curitiba II - Unespar. Coordenador do Curso de Licenciatura em Teatro no período de março de 2018 a março de 2022. Líder do Grupo de Pesquisa Arte, Educação e Formação Docente (CNPq/UNESPAR) e integrante do Grupo de Pesquisa Laboratório de estudos em Educação, Linguagem e Teatralidades - Labelit (CNPq/UFPR). Coordenador do GT Pedagogia das Artes Cênicas da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas - ABRACE, biênio 2024-2025. Coordenador do subprojeto Teatro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), entre os anos de 2018 e 2022. Coordenador do subprojeto Teatro do Programa de Residência Pedagógica (PRP), entre os anos de 2022 e 2024. Orientador do Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE (convênio com a Secretaria de Estado da Educação do Paraná), biênio 2023-2025. Desenvolve pesquisas na área da Pedagogia Teatral, com enfoque na formação do artista-professor, atuando nos seguintes temas: ensino do teatro, processos criativos cênicos, percepção sensorial, improvisação, recepção e mediação teatral. Autor dos livros: Jogos e Improvisação Teatral: perspectivas metodológicas (Editora Unicentro, 2013) e Interfaces entre Cena Teatral e Pedagogia: a percepção sensorial na formação do espectador-artista-professor (Editora Paco, 2018).

References

ANDRÉ, Carminda Mendes. Até quando vamos trabalhar para o futuro do Brasil ou até quando vamos poder dizer que chegamos no futuro do Brasil? Rascunhos, Uberlândia, v. 4, p. 7-20, 2017.

BARBOSA. Ana Mae. A imagem no ensino da arte: anos 1980 e novos tempos. 8. ed. São Paulo: Perspectiva, 2010.

BARBOSA, Ana Mae. O dilema das Artes no Ensino Médio no Brasil. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, v. 7, n. 13, mai. 2017.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior de Profissionais do Magistério da Educação Escolar Básica. Resolução CNE/CP nº 2, de 27 de maio de 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

BRASIL. Presidência da República. Lei n. 13.278, de 02 de maio de 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e Instituições de Ensino Superior. Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: arte. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996.

CARVALHO, Dirce Helena. Os desafios da inserção da arte nos currículos das escolas de educação básica: Pertencimentos. Rascunhos, Uberlândia, v. 4, n. 2, p. 33-45, julho, 2017.

DUBATTI, Jorge. A questão epistemológica nos Estudos Teatrais. Revista Moringa - Artes do Espetáculo, João Pessoa, v. 3, n. 1, p. 22-30, 2012.

GUÉNOUN, Denis. O Teatro é necessário? . São Paulo: Perspectiva, 2004.

ICLE, Gilberto. Problemas teatrais na educação escolarizada: existem conteúdos em teatro? Urdimento, Florianópolis, v. 2, n. 17, p. 70-77, 2011.

JAPIASSU, Ricardo Ottoni Vaz. Metodologia do ensino do teatro. Campinas: Papirus, 2003.

KOUDELA, Ingrid Dormien. Jogos teatrais. 4 ed. São Paulo: Perspectiva, 2002

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2013.

MAGELA, André Luiz Lopes. Abordagem somática na educação teatral. Moringa – Artes do Espetáculo, v. 8, n. 1, p. 23-28, 2017.

MACHADO, Marina Marcondes. Fazer surgir antiestruturas: abordagem em espiral para pensar um currículo em arte. Revista e-curriculum, São Paulo, v. 8 n. 1, abr. 2014.

PIMENTEL, Lucia Golvêa; MAGALHÃES, Ana Del Tabor Vasconcelos. Docência em Arte no contexto da BNCC: É preciso reinventar o ensino/aprendizagem em Arte? Revista GEARTE, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 220-231, maio/ago. 2018.

RICARDO, Elio. Discussão acerca do ensino por competências: problemas e alternativas. Cadernos de Pesquisa, v. 40, n. 140, p. 605-628, maio/ago. 2010.

SANTANA, Arão Paranaguá de. Metodologias contemporâneas do ensino de Teatro - em foco, a sala de aula. Em: TELLES, Narciso; FLORENTINO, Adilson (org.). Cartografias do ensino de teatro. Uberlândia/MG: EDUFU, 2009, p. 29-36.

SANTANA, Arão Paranaguá de. Teatro e formação de professores. São Luís: EDUFMA, 2000.

SANTANA, Arão Paranaguá de. Trajetória, avanços e desafios do teatro-educação no Brasil. Revista Sala Preta, v. 2, n. 1, p. 247-252, 2002.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do Currículo. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2023.

VELOSO, Graça. Os saberes da cena e o recorte da pedagogia do teatro: uma possibilidade metodológica. In: HARTMANN, Luciana; VELOSO, Graça (org.). O Teatro e suas Pedagogias: práticas e reflexões. Brasília: Editora UnB, 2016, p. 29-44.

Published
2025-02-05
How to Cite
CASIMIRO DE CAMARGO SAMPAIO, J.; ROSSETO, R. Curriculum, Teaching and Power Relations: Theater in Basic Education. Ephemera: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 8, n. 14, 5 Feb. 2025.