Educação na rítmica ancestral

saberes da experiência negra na música afrocarnavalesca em Belo Horizonte

Palavras-chave: Afrodiáspora, Educação Popular Negra, Lei 10.639/03, Movimento Negro Educador.

Resumo

Este artigo objetiva evidenciar os saberes e as socioafetividades que constituíram a criatividade presente na música afrocarnavalesca do bloco afro Angola Janga, no Carnaval de Belo Horizonte (BH), destacando o ritmo como um dos elementos da Educação Popular Negra mobilizada pela festa. De natureza qualitativa e de cunho etnográfico, a observação participante nos ensaios do bloco e as entrevistas narrativas com duas pessoas integrantes da agremiação foram as fontes dos perceptos e dos acontecimentos analisados. Compreendeu-se que a atmosfera musical percussiva, articulada através da intersubjetividade e das mitopoesias dos orixás, detinha a potencialidade de instigar imaginários político-culturais enquanto uma prática de recriação dos saberes ancestrais africanos e afro-brasileiros, plasmados em sons, danças, performances, sensibilidades e outros saberes. Desse modo, a presente pesquisa contribui com os conhecimentos referentes à implementação da Lei n° 10.639/03 ao destacar um processo educativo que ocorria desde as corporeidades e experiências negras em movimentos de emancipação.

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Biografia do Autor

Marcone Loiola dos Santos, UFMG

Educador popular, pesquisador biocultural, mestre em Educação das Relações Étnico-raciais, Faculdade de Educação/Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Natalino Neves da Silva, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Administração Escolar (DAE), e líder do grupo de Pesquisa CNPq - Grupo de Estudo e Pesquisa Afrodiáspora e Educação (GepeAfro).

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Publicado
2025-10-06
Como Citar
LOIOLA DOS SANTOS, M.; NEVES DA SILVA, N. Educação na rítmica ancestral: saberes da experiência negra na música afrocarnavalesca em Belo Horizonte. Ephemera: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 8, n. 16, 6 out. 2025.