Educação na rítmica ancestral
saberes da experiência negra na música afrocarnavalesca em Belo Horizonte
Resumen
Este artigo objetiva evidenciar os saberes e as socioafetividades que constituíram a criatividade presente na música afrocarnavalesca do bloco afro Angola Janga, no Carnaval de Belo Horizonte (BH), destacando o ritmo como um dos elementos da Educação Popular Negra mobilizada pela festa. De natureza qualitativa e de cunho etnográfico, a observação participante nos ensaios do bloco e as entrevistas narrativas com duas pessoas integrantes da agremiação foram as fontes dos perceptos e dos acontecimentos analisados. Compreendeu-se que a atmosfera musical percussiva, articulada através da intersubjetividade e das mitopoesias dos orixás, detinha a potencialidade de instigar imaginários político-culturais enquanto uma prática de recriação dos saberes ancestrais africanos e afro-brasileiros, plasmados em sons, danças, performances, sensibilidades e outros saberes. Desse modo, a presente pesquisa contribui com os conhecimentos referentes à implementação da Lei n° 10.639/03 ao destacar um processo educativo que ocorria desde as corporeidades e experiências negras em movimentos de emancipação.
Descargas
Citas
BONDÍA, Jorge Larossa. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, v. 19, p. 20-28, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/ . Acesso em: 20 jun. 2024.
BRASIL. Lei 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Altera a Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”. Diário Oficial da União, 2003. Disponível em: https://legislacao.presidencia.gov.br/atos/?tipo=LEI&numero=10639&ano=2003&data=09/01/2003&ato=431MTTq10dRpWTbf4 . Acesso em: 02 jul. 2025.
BRASIL. Parecer CNE/CP 003/2004. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 10 mar. 2004. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_003.pdf?query=etnico%20racial . Acesso em: 02 jul. 2025.
BRASIL. Resolução CNE/CP 001/2004. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 jun. 2004. Disponível em: https://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/res012004.pdf . Acesso em: 09 set. 2025.
CONCEIÇÃO, Joanice Santos. Quando o assunto é sobre religiões de matriz africana: Lei 10.639/2003. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, v. 25, n. 45, p. 113-126, 2016. Disponível http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S0104-70432016000100113&script=sci_abstract . Acesso em: 01 jul. 2025.
GOMES, Nilma Lino. O Movimento Negro Educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Vozes: Petrópolis, RJ, 2017.
MACEDO, Roberto Sidnei. A etnopesquisa crítica e multirreferencial nas ciências humanas e na educação. 1 ed. EDUFBA: Salvador, 2004.
MACEDO, R.S.; SÁ, S.M.M. A etnografia crítica como aprendizagem e criação de saberes e a etnopesquisa implicada: entretecimentos. Currículo Sem Fronteiras, v. 18, n. 1, p. 324-336, 2018.
MATEUS ALELUIA É UM MILAGRE. Trip Tv. 22 mar. 2019. 01 vídeo (9:37 min). Disponível em: https://youtu.be/lq9RagVaocA?si=DF1ztXoRNrXVsB5h . Acesso em: 20 jun. 2025.
NASCIMENTO, Abdias. O Quilombismo: Documentos de uma Militância PanAfricanista. 3. ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 2019.
OLIVEIRA, Eduardo. Filosofia da Ancestralidade: corpo e mito na filosofia da Educação Brasileira. Rio de Janeiro: Ape’Ku, 2021.
RUFINO, Luiz. Pedagogia das Encruzilhadas. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2019.
SANTOS. M. S.; SILVA, N.N. A festa nas frestas de um país em ruínas: Reivindicação da memória e celebração da vida a partir do carnaval afro-mineiro. Revista Contexto & Educação, v. 39, n. 121, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.14694 . Acesso em: 08 set. 2025.
SILVA, Natalino Neves. Educação Popular Negra: breves notas de um conceito. Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 11, p. 1-15, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/8488/6422 . Acesso em: 25 jun. 2025.
SILVA, Natalino Neves. Educação Popular Negra: uma agenda de pesquisa para a EJA. In: SILVA, W.G.; OLIVEIRA, H. S. Educação Decolonial e Pedagogia Freiriana: desafios de uma educação emancipatória em um cenário político conservador. Belo Horizonte: Sareré, 2021.
SIMAS, L.A.; RUFINO, L. Fogo no Mato: a ciência encantada das macumbas. 1. ed. Rio de Janeiro: Mórula, 2018.
SODRÉ, Muniz. Pensar Nagô. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2017.
SODRÉ, Muniz. Samba, o dono do corpo. Rio de Janeiro: Mauad X, 1998.
Derechos de autor 2025 Marcone Loiola dos Santos, Natalino Neves da Silva

Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0.
O/As autore/as mantêm os direitos autorais sobre os documentos publicados pelo periódico e cedem ao periódico o direito de publicação dos textos e de seus metadados (em múltiplos suportes e formatos), inclusão em bases de dados e assinatura de acordos de indexação atuais e futuros (mesmo com licenças menos restritivas, para os textos, ou sem restrições, para os metadados), de modo a garantir a indexação do documento publicado e de seus metadados.
O documento publicado será distribuído nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados.
