Abertas as submissões para o Dossiê: “Poéticas Negras e Periféricas no Contexto da América Latina: Performatividades, Dramaturgias e Pedagogias Contracoloniais”

2025-04-15

Concebido como um convite a imaginarmos radicalmente presentes prenhes de futuros, este dossiê Poéticas Negras e Periféricas no Contexto da América Latina: Performatividades, Dramaturgias e Pedagogias Contracoloniais reunirá investigações e experimentações que explorem as negruras e negritudes no campo das artes cênicas e performativas, em sua interseção com pedagogias e dramaturgias contracoloniais. Propomos um olhar atento para as práticas artísticas, políticas e pedagógicas negras e periféricas da América Latina, compreendendo-as como territórios de reexistência e invenção de mundos.

Pensar as poéticas negras e periféricas no contexto latino-americano é reconhecer as múltiplas estratégias criativas, rituais e pedagógicas que, ao reimaginar mundos, tensionam os legados coloniais e os regimes de visibilidade hegemônicos. São dramaturgias e performatividades que afirmam memórias, elaborando fabulações e mitologias contemporâneas e expandindo imaginários a partir de corpos-história, corpos-território, corpos-manifesto, corpos-tela.

 

Interessa-nos um debate que atravessa e desafia fronteiras disciplinares, abrangendo tanto as cenas da teatralidade quanto as pedagogias contra-hegemônicas que ressignificam a presença negra e periférica nas artes, na educação e na sociedade. O dossiê busca apresentar um panorama de práticas que borram limites entre arte e ativismo, cena e rua, teoria e experiência, apontando para pedagogias e dramaturgias que se desenham como insurgências estéticas e políticas.

 

Eixos temáticos: performatividades negras e periféricas na América Latina

 

  • Dramaturgias negras especulativas e contracoloniais
  • Dramaturgias negras e arquivos
  • Práticas artísticas e pedagogias insurgentes
  • Estéticas negras e periféricas na cena contemporânea
  • Poéticas do corpo, memória e território
  • Cena negra e epistemologias negrodiaspóricas
  • Teatro negro e pedagogias da presença
  • Danças negras e reelaborações do movimento
  • Processos criativos e fabulações negras
  • Artes cênicas negras e feminismos contracoloniais
  • Interseccionalidades e cena negra
  • Culturas e saberes populares, territorialidade e cena periférica
  • Pedagogias cênicas negras e ensino das artes
  • Escrevivências e outras encruzilhadas da memória
  • Performance e poéticas ritmadas no conhecimento ancestral

 

Neste sentido, tendo em vista as inúmeras convergências possíveis do tema, a próxima edição da Revista Ephemera, organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, espera receber textos que resultem de pesquisas vinculadas a ele, explorando a temática proposta em diferentes perspectivas e suas distintas variações, a partir de múltiplos atravessamentos como, por exemplo, pensar de que forma a periferia produz linguagem de reexistência, estando no limiar dos sentidos dados pela colonialidade para significar a maneira de ser, estar, viver e existir? Isso nos ajuda a pensar na importância dos movimentos culturais que, na sua relação com o mundo, já são espaços de convergência estético-política, como é o caso do movimento hip-hop, da capoeira, das religiões de matriz africana, bem como a produção indígena em seus movimentos de retomada, entre outros. Nesse sentido, é possível observar os pertencimentos estéticos que atravessam as práticas artivistas de corpos racializados e que, por meio delas, buscam subverter o etnocídio negro e periférico atuante em diferentes territórios da América Latina.

 

A Revista Ephemera também recebe artigos livres com temáticas ligadas ao escopo central da revista, desde que sejam inéditos ou resultantes de revisões bibliográficas, relatos de investigações e experimentações, pesquisas acadêmicas e reflexões criativas sobre processos contemporâneos de criação e sobre marcos históricos importantes nas Artes Cênicas, aceitando contribuições de autores nacionais e estrangeiros. Além disso, a Seção Acontece aceita contribuições em formatos variados: entrevistas, resenhas e crítica de espetáculos, festivais etc.

 

Para maiores informações acessem: https://periodicos.ufop.br/ephemera/about/submissions 

 

Idiomas aceitos: português, inglês e espanhol.