The trajectory of the play Unlikely Love By Luh Malagueta and Mc Limonada (2016-2019)

Keywords: theatre, disability, text, collaborative process

Abstract

This paper aims to reflect on the trajectory of the play Improbable Love by Luh Malagueta and Mc Limonada (2016-2019), performed by an actor with Down Syndrome and a lightly stutterer actress. It pursues to demonstrate how the play direction, by means of the text re-creation and staging choices, focused on valuing disabled people through the theatre. Therefore, the theoretical references used are: A. Araújo, L.A. Abreu, R. Ary, R. Trotta, A. Bogart, J. Féral, J. Tonezzi, and others.

Author Biographies

Mônica Ferreira Gaspar de Oliveira, Universidade de Brasilia
Mestranda em artes cênicas na UnB, Brasília - DF com pesquisa na área de teatro e deficiencia.
Alice Stefania, Universidade de Brasilia

Pós-Doutorado em Artes da Cena na UNICAMP (2019), Doutorado em Artes Cênicas pela UFBA (2007) e Mestrado em Artes pela UnB (2000).

Lidia Olinto, Universidade de Brasiliaa
pós-doutoranda, PPGCEN - UnB-DF, mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena da UNICAMP

References

(...) a área expressiva apresenta-se mais atrasada e defasada do que a receptiva e do que a função simbólica, assim como o desenvolvimento lexical receptivo e expressivo das crianças com SD é inferior ao de crianças com DT, mesmo quando pareadas pela mesma idade mental. [...]. A SD gera um déficit no desenvolvimento da linguagem, mas, mesmo com essa dificuldade, a pessoa com a síndrome tem a competência para utilizar a linguagem e desenvolvê-la, caso esse processo seja estimulado de forma eficaz pelos familiares e por uma equipe multidisciplinar, em especial pelo fonoaudiólogo (REGIS, et al, 2017, p. 272).

“A criação coletiva, tal como foi praticada no Brasil dos anos 70, significou sempre a supressão do dramaturgo” (TROTTA, 2012, p. 81)

as naturais características contidas nas chamadas disfunções e distúrbios do corpo e da mente mostram-se como elementos que, se eficientemente, trabalhados, poderão sim, ter um papel predominante no exercício da cena e na mobilização da assistência. Para isso, entretanto será importante que haja o reconhecimento, a contextualização e o compartilhamento significativo do objeto em questão. (TONEZZI, 2001, p.62).

Published
2020-07-29
How to Cite
FERREIRA GASPAR DE OLIVEIRA, M.; STEFANIA, A.; OLINTO, L. The trajectory of the play Unlikely Love By Luh Malagueta and Mc Limonada (2016-2019). Ephemera: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 3, n. 5, p. 193-216, 29 Jul. 2020.