Artaud project
reporting on an inspired creation in Antonin Artaud
Abstract
We intend with this article to describe and substantiate the creating procedures that were part of the creative process of Artaud Project, directed by Marcos Laporta and Rachel Chula. The creative process was featured by two researches: a solo research of a experimentation of psychophysical states, starting from Artaud ́s (1995) concept of affective athletics and another research that intent to experiment corporeal-vocal procedures from different techniques like contemporary dance, classic ballet, corporeal-vocal games, singing and improvisations with texts of Antonin Artaud.
Downloads
References
AMARAL, Sônia. Chi-Kun: A respiração taoísta. Exercícios para a mente e para o corpo. São Paulo: Summus Editora, 1984.
ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
BONFITTO, Matteo. O ator compositor. São Paulo: Perspectiva, 2002.
CARREIRA, André; FORTES, Ana Luiza (Org.). Estados: relatos de uma experiência de pesquisa sobre atuação. Florianópolis: Editora da UDESC, 2011.
CARVALHAL, Júlia Alves Rodrigues. Provocador Cênico: Implicações de uma outra função em processos colaborativos e pedagógicos. Mestrado em Artes. Brasília: Unb, 2016.
CAVAREIRO, Adriana. “The Vocal body: extract from A Philosophical encyclopedia of the body”. In Qui Parle: journal of Critical Humanities and Social Sciences. Lincoln: University of Nebraska Press, 2012, col.21, n.01, pp.71-83.
CAVAREIRO, Adriana. Vozes Plurais: filosofia da expressão vocal. Tradução de Flavio Terrigo Barbeitas. - Belo Horizonte: Editor UFMG, 2011.
CHULA, Rachel. Projeto Artaud: Um processo de treinamento e criação da dramaturgia do ator a partir de preceitos de Antonin Artaud. Trabalho de conclusão do curso de Bacharelado e Licenciatura da Universidade do Estado de Santa Catarina. Santa Catarina: UDESC, 2014.
FERRACINI, Renato. A arte de não-interpretar como poesia corpórea do ator. São Paulo: UNICAMP, 2011.
FERRACINI, Renato. POSSANI, M.A. Treinamento e modos de existência: deslocamentos e intersecções. In ESPÍRITO SANTO, Denise; MOTTA, Gelson. (org). Zonas de Contato usos e abusos de uma poética do Corpo. Rio de Janeiro: Outros Letras. 2014, p.22-47
LAPORTA, Marcos. O ator como treinador de si mesmo: reflexões a partir do treinamento em Projeto Artaud. Trabalho de conclusão do curso de Bacharelado e Licenciatura da Universidade do Estado de Santa Catarina. Santa Catarina: UDESC, 2014.
MÈREDIEU, Florence de. Eis Antonin Artaud. São Paulo: Perspectiva, 2011.
MONTENEGRO, Mônica de Almeida Prado. O CORPOORAL: Concepções e Prática - uma abordagem de trabalho de voz para o ator. Doutorado em Artes Cênicas. São Paulo: USP, 2019.
Copyright (c) 2020 https://www.periodicos.ufop.br/pp/index.php/ephemera/information/sampleCopyrightWording
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O/As autore/as mantêm os direitos autorais sobre os documentos publicados pelo periódico e cedem ao periódico o direito de publicação dos textos e de seus metadados (em múltiplos suportes e formatos), inclusão em bases de dados e assinatura de acordos de indexação atuais e futuros (mesmo com licenças menos restritivas, para os textos, ou sem restrições, para os metadados), de modo a garantir a indexação do documento publicado e de seus metadados.
O documento publicado será distribuído nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados.