Transculturality as a translation strategy in the third theater
Abstract
This article carries out a thought experiment on the concept of transculturality and its implications for the translation exercise in theater. It questions some intercultural foundations and criticisms of theatrical anthropology from the end of the twenty century. It concludes that translation in theater can be thought from a multinaturalist perspective in which the body emerges as a translator and transformer of languages.
Downloads
References
BARBA, Eugenio. Teatro: Solidão, Ofício, Revolta. Brasília: Teatro Caleidoscópio, 2010.
BENJAMIN, Walter. Escritos sobre mito e linguagem (1915-1921). São Paulo: Duas Cidades; Ed 34, 2011.
BHARUSCHA, Rustom. Theatre and the World: performance and politics of culture. London, Routledge: 1993.
DOYON, Raphaëlle. Culturalismo e reapropriação conceitual: o inevitável paradoxo da ISTA. Revista Brasileira de Estudos da Presença. Porto Alegre, v. 9 n. 2, e90309, 2019. Disponível em:
FALLETTI, Clelia (org). Il corpo scenico. Roma, Itália: Editoria & Spettacolo, 2008.
MENCARELLI, Fernando Antônio. Mapas e Caminhos: práticas corpóreas e transculturalidade. R. bras. est. pres., Porto Alegre, v. 3, n. 1, p. 132-143, jan./abr. 2013. Disponível em:
NASPOLINI, Marisa de Souza. Fronteiras em movimento: subjetividade nômade e espaços intersticiais no projeto Magdalena. Tese (Doutorado em Teatro). Programa de Pós-graduação em Teatro. Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, Florianópolis: 2013.
OKAMOTO, Eduardo. PETRONCARI, Vanessa Cristina. Fricções culturais e criações cênicas: Rustom Bharucha. Pitágoras 500, v. 7, n. 1, p. 110-122. Campinas/SP, 2017. Disponível em:
SANTOS, Boaventura de Souza. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das Emergências. Revista Crítica de Ciências Sociais, 63, p. 237-280, Outubro, 2002. Disponível em: < https://journals.openedition.org/rccs/1285>. Acesso em 02/11/2020.
SILVA, Tatiane Cardoso da. Vindenes Bro: um acontecimento diante do tempo. Revista Brasileira de Estudos da Presença. Porto Alegre, v. 9 n. 2, 2019. Disponível em:
SIMÃO, Marina Fazzio; SAMPAIO, Juliano Casimiro de Camargo. Corpo e Descolonialidade em Composição Poética Cênica. Rev. Bras. Estud. Presença, Porto Alegre, v. 8, n. 4, p. 665-690, out./dez. 2018. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/presenca. Acesso em 10/10/2019.
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Metafísicas canibais: elementos para uma antropologia pós-estrutural. São Paulo: Ubu Editora, n-1 edições, 2018.
VOMERO, Maria Fernanda Ceccon. Nas entranhas da América periférica: reflexões sobre a busca de um pensar mais próprio. Revista Urdimento, Florianópolis, v.2, n.35, p. 388-403, ago/set 2019. Disponível em
ZAPATA, Miguel Rubio. O teatro e a nossa América. Revista Urdimento, v.1, n.22, 259 - 266, julho 2014. Disponível em:
Copyright (c) 2021 https://www.periodicos.ufop.br/pp/index.php/ephemera/information/sampleCopyrightWording
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O/As autore/as mantêm os direitos autorais sobre os documentos publicados pelo periódico e cedem ao periódico o direito de publicação dos textos e de seus metadados (em múltiplos suportes e formatos), inclusão em bases de dados e assinatura de acordos de indexação atuais e futuros (mesmo com licenças menos restritivas, para os textos, ou sem restrições, para os metadados), de modo a garantir a indexação do documento publicado e de seus metadados.
O documento publicado será distribuído nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados.