On infinitudes and party wishing theatricalities

Keywords: fissure, fable, blackness, wishing epistemology

Abstract

The present text seeks to reflect on/from black poetics as possible places from which political, ethical and aesthetic determinations can be cracked, and as fables made from the body of blackness, a cultural and fabular instance of infinite production.

Author Biography

Soraya Martins Patrocínio, PUC-Minas

Soraya Martins Patrocínio é doutoranda em Literatura de Língua Portuguesa na PUC-MINAS (bolsista CAPES), mestre em Estudos Literários e graduada em Letras pela UFMG. Atua como atriz, pesquisadora, crítica de teatro e curadora independente. 

References

AZEVEDO, José Fernando P. Eu, um crioulo. São Paulo: n-1 edições. 2018.
CARRASCOSA, Denise. Critica Performática: Não se incomode... É só brincadeira de Erès. In: Fólio - Revista de Letras. Vitória da Conquista, v.10, n.2, 2018, pp.73-86.
DE MARINIS, Marco. Capire il teatro: lineamenti di una nuova teatrologia. Roma: Bulzoni Editore, 2003.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Sobrevivência dos vaga-lumes. Tradução Vera Casa Nova, Márcia Arbex. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011. 1º reimpressão, 2014.
FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Tradução Renato da Silveira. Salvador: EDUFBA, 2008.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Organização e tradução Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1984.
FREITAS, Kênia. Fabulações críticas em curta-metragens negros brasileiros. In: MULTIPLOT. Disponível: http://multiplotcinema.com.br/2019/03/fabulacoes-criticas-em-curta-metragens-negros-brasileiros/ Acesso em 15 de outubro 2020.
GLISSANT, Èdouard. Introdução a uma poética da diversidade. Trad. Enilce do Carmo Albergaria Rocha. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2005.
MARTINS, Leda Maria. A cena em sombras. Belo Horizonte: Ed. Perspectiva, 1995.
MARTINS, Leda Maria. Performace da Oralitura: corpo, lugar da memória. In: Letras - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras. Santa Maria. Faculdade Federal de Santa Maria/UFSM, n.26, 2003, pp.63-81.
MBEMBE, Achille. Crítica da razão negra. Traduzido por Sebastião Nascimento. São Paulo: n-1 edições, 2018.
RAVETTI, Graciela. O corpo na letra: o transgênero performático. In: CARREIRA, André Luiz Antunes; VILLAR-QUEIROZ, Fernando; GRAMMONT, Guiomar de; RAVETTI, Graciela; ROJO; Sara. (Org.). Mediações Performáticas Latino-Americanas. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2003, pp. 81-90.
SILVA, Salloma Salomão J; Capulanas Cia de Arte Negra. (Org.). Negras insurgências: teatros e dramaturgias negras em São Paulo, perspectivas históricas, teóricas e práticas. São Paulo: Ciclo Contínuo, 2018.
Published
2020-12-05
How to Cite
MARTINS PATROCÍNIO, S. On infinitudes and party wishing theatricalities . Ephemera: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 3, n. 6, p. 61-72, 5 Dec. 2020.