Ecotrava curatorship
environmental gender, vegetal performance and traffic of art works
Abstract
How to establish a vegetal cognition in the scene that breaks with cisnormativity? We articulate here the outline of the Ecotrava Curatorship concept in performing arts, which involves the act of conceiving, elaborating and promoting the curatorial exercise from a travesti-environmental perspective. Three curatorial experiences are analyzed: 1) Trava da Peste - Casa de Saberes Cego Aderaldo (Quixadá/CE, 2023); 2) Afetossíntese - 8th São Paulo International Theater Exhibition - MITsp (São Paulo/SP, 2022); and 3) 4th NIDO - International Encuentro de Artes Vivas (Rivera - Uruguay, 2022).
Downloads
References
BRASILEIRO, Castiel Vitorino. Quando o sol aqui não mais brilhar: a falência da negritude. São Paulo: n-1 edições, 2022.
DIÉGUEZ, Ileana. Desmontagem cênica. Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas, Uberlândia, v. 1, n. 1, p. 5-12, 2014.
LEAL, Dodi. Fabulações travestis sobre o fim. Conceição-Conception, Campinas, v. 10, p. 1-19, 2021.
LEAL, Dodi. Biotecnologias da cena: generética do corpoluz e filosofia estética das encruzitravas. In: DALAQUA, Gustavo. NOYAMA, Samon. Boal e a Filosofia. Curitiba: Editora CRV, 2022.
LEAL, Dodi; FARIAS, Saile. Povoar a cultura com a performance da floresta: a vida de viadoplantas e a cena transespécie. Revista Brasileira de Estudos da Presença. Porto Alegre, v. 13, n. 4, p.1-31, 2023.
MARTINS, Leda Maria. Performances do tempo espiralar: poéticas do corpo-tela. Rio de Janeiro: Cobogó, 2021.
MATOS, Olgária Chain Féres. O mal estar na contemporaneidade: performance e tempo. In: MEDEIROS, Maria Beatriz; MONTEIRO, Marianna F. M; MATSUMOTO, Roberta K. Tempo e Performance. Brasília: Editora da Pós-Graduação em Arte da Universidade de Brasília, 2007.
PAVIS, Patrice (Ed.). The Intercultural Performance Reader. London and New York: Routledge, 1996.
RAVENA, Isadora. Prototeses para travecametodologias de criação em arte contemporânea. Revista Poiésis, Rio de Janeiro, v. 23, n. 40, p. 95-103, 2022.
ROLNIK, Suely. Esferas da insurreição: notas para uma vida não cafetinada. São Paulo: n-1 edições, 2018.
SCHECHNER, Richard. Performance Studies: an introduction. 2.ed. London and New York: Routledge, 2003.
TAYLOR, Diana. O arquivo e o repertório. Performance e memória cultural nas Américas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.
VILLADA, Camila. As Malditas. 1.ed. Lisboa: BCF Editores, 2022.
Copyright (c) 2023 Dodi Leal, Isadora Ravena

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O/As autore/as mantêm os direitos autorais sobre os documentos publicados pelo periódico e cedem ao periódico o direito de publicação dos textos e de seus metadados (em múltiplos suportes e formatos), inclusão em bases de dados e assinatura de acordos de indexação atuais e futuros (mesmo com licenças menos restritivas, para os textos, ou sem restrições, para os metadados), de modo a garantir a indexação do documento publicado e de seus metadados.
O documento publicado será distribuído nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados.