Empeleitada: “eu só trabalho na” ou só brinco nela?

Palavras-chave: Cavalo-marinho, Artes cênicas, Poéticas pretas, Ancestralidade

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo compreender novas dinâmicas de análise das figuras Mateu e Bastião, presentes na manifestação artística oriunda da Zona da Mata Norte de Pernambuco – Cavalo Marin . São dois protagonistas que através do exercício da brincadeira apresentam formas de relação com o trabalho mediadas pela categoria empeleitada. Da mesma forma, vimos que as ancestralidades afro diaspóricas de Exú e Ibeji contribuem para percebemos que as narrativas sobre essas figuras estão mais atreladas a uma construção autônoma e malandreada do exercício de negociar o trabalho, do que à marginalização atribuída aos corpos escravizados.

Biografia do Autor

Renato Mendonça Barreto da Silva , Universidade Federal do Rio de Janeiro

Renato Mendonça Barreto da Silva é Mestre e Doutor em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Bacharel em Educação Física pela mesma instituição. Atualmente é Professor Adjunto II no Departamento de Arte Corporal no EEFD/UFRJ. 

Bruno Rodolfo Martins

Bruno Rodolfo Martins é Mestre em Relações Etnicorraciais, Especialista em História da África e da Diáspora Africana no Brasil e em Gênero e Sexualidade. Bacharel e Licenciado Pleno em Educação Física pela UFRJ. Atualmente é professor da SME-PCRJ e Substituto do Departamento de Lutas da EEFD-UFRJ.

Referências

ACSELRAD, Maria. “Viva Pareia!” – a arte da brincadeira ou a beleza da safadeza: uma abordagem antropológica da estética do Cavalo-Marinho. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2002.

BRUSANTIN, Beatriz.. Cavalo marinho libertai: (re)significações culturais dos trabalhadores da cana de Pernambuco (século XIX ao XXI) In: ABREU, M.; DANTAS, C. V.; MATTOS, H. (org). Histórias do pós-abolição no mundo atlântico: identidades e projetos políticos – volume 3. Niterói: EDUFF, 2014, pp.209-223. Disponível em: bit.ly/Historias-do-pos-abolicao-no-mundo-atlantico-v3 Acessado em: 25 de julho de 2020.

FÓRUM DE MULHERES DE PERNAMBUCO – FMPE. Dossiê Fórum de mulheres de Pernambuco para a Comissão Parlamentar mista de Inquérito sobre a violência contra as mulheres. Recife, 2012. Disponível em: https://www.senado.gov.br/noticias/especiais/violenciacontramulher/imagem/Dossie_FMPE_CPMI_vcm.pdf. Acesso em: 25 de julho de 2020.

IPHAN/MINC. Inventário Nacional de Referências Culturais do Cavalo Marinho. 2014. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/DOSSI%C3%8A_CVMARINHO.pdf . Acesso em 25 de julho de 2020.

MELLO JÚNIOR, Alício do Amaral; PARDO, Juliana Teles. Em busca de corporeidades para o ator/bailarino a partir da dança tradicional do Cavalo Marinho. 2009. Disponível em: https://pt.slideshare.net/Munduroda/artigo-colquio-2009-alcio-e-juliana . Acesso em: 25 de julho de 2020.

MIR, Alex. Orixás: Ikú. Arte Alex Rodirgues et al. São Paulo, 2019.

NOGUEIRA, Renato. O poder da infância. Momento: diálogos em educação, v.28, n. 1, p. 127-142, jan./abr., 2019.

NOGUEIRA, Renato. Afroanarquismo, malandragem e preguiça. Disponível em: https://www.n-1edicoes.org/textos/10 . Acesso em 28 de junho de 2020.

PETIT, Sandra Haydée. Pretagogia: Pertencimento, Corpo-Dança Afroancestral e Tradição Oral Africana na Formação de Professoras e Professores. Contribuições do Legado Africano para a Implementação da lei nº 10.639/03. Fortaleza-CE; EdUECE, 2015.

PINTO, S. M. A dialética da máscara negra: Nego Fugido contra o blackface. Revista Aspas, v. 7, n.1, 2017, pp153-164.

SANTOS, Maria Emília Vasconcelos dos. Circulação de trabalhadores dos engenhos na abolição e no pós-abolição: história, trajetórias e autonomia. Aurora (UNESP. Marília), v.8, p.01-15, 2015. Disponível em https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/article/view/4781 . Acesso em 25 de julho de 2020.

SILVA, Genilson Leite da. Uma investigação sobre a performatividade do Orixá Exu no Candomblé de Ketu. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.

SCHECHNER, Richard. O que é performance?. In Revista O Percervejo, ano 11, 2003, n.12, pp.25-50.

SODRÉ, Muniz.. A verdade seduzida: por um conceito de cultura no Brasil. 3ªed. Rio de Janeiro; DP&A, 2005.

TAYLOR, Diana. Hacia uma definición de performance. In Revista O Percervejo, ano 11, 2003, n. 12, pp.17-24.

TAVARES, Julio Cesar. de. Dança de guerra – arquivo e arma: elementos para uma teoria da capoeiragem e da comunicação afro-brasileira. Belo horizonte: Nandyala, 2012

TENDERINI, Helena Maria. Na Pisada do Galope: Cavalo Marinho na fronteira traçada entre Brincadeira e Realidade. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Antropologia do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.

VERGER, Pierre Fatumbi. Orixás: deuses iorubás na África e no mundo todo. Salvador: Corrupio, 1981.

Publicado
2020-12-05
Como Citar
MENDONÇA BARRETO DA SILVA , R.; MARTINS, B. R. Empeleitada: “eu só trabalho na” ou só brinco nela?. Ephemera - Revista do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 3, n. 6, p. 115-133, 5 dez. 2020.