Teatro de rua se aprende? Se ensina? Teatro de rua na universidade
Resumen
A intenção desse texto é levantar algumas questões sobre o ensino de teatro de rua com base em três experiências: 1) procedimentos empíricos e independentes na rua com teatro de grupo (Grupo do Santo); 2) pesquisa de Mestrado “O Ator Brincante: no Cavalo Marinho e no Teatro de Rua”; e 3) a docência na disciplina Teatro de Rua na UFRN.
Descargas
Citas
ARAÚJO, Alexandre Falcão de. Teatro de rua e universidade: imbricamentos entre o popular e o político no ensino superior público de teatro no Brasil. Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2021 (Tese de doutorado).
BAKHTIN, M. A Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento. São Paulo: Hucitec, 1999.
BRONDANI, Joice Aglae (Org.). Scambio dell'Arte: Commedia dell'Arte e Cavalo Marinho. Teatro-Máscara-Ritual. Interculturalidades. Salvador: Fast Design, 2013.
GIL, José. Abrir o Corpo. In: Corpo, Arte e Clínica, FONSECA, Tania MaraGalli; ENGELMAN (Org.), Selda Engelman (Org.). Porto Alegre: Ed.UFRGS, 2004.
LEWINSOHN, Ana Caldas. O Ator Brincante; no Contexto do Teatro de Rua e do Cavalo Marinho. Unicamp, 2009 (Dissertação de Mestrado).
LOPES, Rogério. A trajetória de Romeu e Julieta: do teatro inglês renascentista ao teatro popular brasileiro. ArtCultura, Uberlândia, v. 11, n. 19, p. 155-168, jul.-dez. 2009
SANTOS, Ivanildo Lubarino Piccoli dos. O dueto cômico: da Commédia dell'arte ao cavalo marinho. Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2015 (Tese de doutorado).
SILVA, André Marcelino da. Mascaramento: atuação e confecção em processo de criação integrado. UFRN, 2019. (Dissertação de Mestrado).
Derechos de autor 2021 https://www.periodicos.ufop.br/pp/index.php/ephemera/information/sampleCopyrightWording
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
O/As autore/as mantêm os direitos autorais sobre os documentos publicados pelo periódico e cedem ao periódico o direito de publicação dos textos e de seus metadados (em múltiplos suportes e formatos), inclusão em bases de dados e assinatura de acordos de indexação atuais e futuros (mesmo com licenças menos restritivas, para os textos, ou sem restrições, para os metadados), de modo a garantir a indexação do documento publicado e de seus metadados.
O documento publicado será distribuído nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados.