Velhas expectativas, novos desafios
a crise da autoridade docente no campo formativo teatral
Resumen
O artigo reflete sobre os impactos da crise da autoridade no campo formativo teatral, fazendo uso das teorizações de Hannah Arendt sobre o fenômeno da autoridade e seus estudos sobre a modernidade. Após mais de cinquenta anos desde as considerações da filósofa sobre a crise da autoridade no campo educacional, acontecimentos contemporâneos, como a ampliação do acesso à informação por meio dos canais digitais e a valorização da diversidade de perspectivas, promovida pelas pautas identitárias, acrescentam novas e importantes camadas de complexidade a esse debate. O campo formativo teatral, por sua vez, não está imune aos efeitos dessa crise política mais ampla, uma vez que ela permeia todas as esferas da vida humana. Embora não tenha a pretensão de ofertar respostas ou soluções imediatas para os múltiplos desafios que acometem o cotidiano docente, o artigo contextualiza alguma das encruzilhadas às quais o campo pedagógico está submetido, especialmente no que diz respeito à formação de nível superior. Diante da conjuntura que se irrompe, o texto recorre ao diálogo com a filosofia da educação na compreensão da experiência pedagógica teatral, argumentando em prol da adoção de uma postura crítica em relação a crenças e pressupostos por vezes considerados intocáveis na pedagogia do teatro, e da importância de reavaliar a manutenção de expectativas recorrentes impostas à prática pedagógica teatral.
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Citas
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