Velhas expectativas, novos desafios

a crise da autoridade docente no campo formativo teatral

Resumen

O artigo reflete sobre os impactos da crise da autoridade no campo formativo teatral, fazendo uso das teorizações de Hannah Arendt sobre o fenômeno da autoridade e seus estudos sobre a modernidade. Após mais de cinquenta anos desde as considerações da filósofa sobre a crise da autoridade no campo educacional, acontecimentos contemporâneos, como a ampliação do acesso à informação por meio dos canais digitais e a valorização da diversidade de perspectivas, promovida pelas pautas identitárias, acrescentam novas e importantes camadas de complexidade a esse debate. O campo formativo teatral, por sua vez, não está imune aos efeitos dessa crise política mais ampla, uma vez que ela permeia todas as esferas da vida humana. Embora não tenha a pretensão de ofertar respostas ou soluções imediatas para os múltiplos desafios que acometem o cotidiano docente, o artigo contextualiza alguma das encruzilhadas às quais o campo pedagógico está submetido, especialmente no que diz respeito à formação de nível superior. Diante da conjuntura que se irrompe, o texto recorre ao diálogo com a filosofia da educação na compreensão da experiência pedagógica teatral, argumentando em prol da adoção de uma postura crítica em relação a crenças e pressupostos por vezes considerados intocáveis na pedagogia do teatro, e da importância de reavaliar a manutenção de expectativas recorrentes impostas à prática pedagógica teatral.

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Biografía del autor/a

Martha Dias da Cruz Leite, Universidade Estadual de Maringá

Professora Adjunta no curso de Graduação em Artes Cênicas - Licenciatura em Teatro da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), mestre em Artes pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e bacharel em Artes Cênicas (UNICAMP). Se dedica à pesquisa das intersecções entre a filosofia da educação e a pedagogia do teatro. Diretora teatral e atriz

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Publicado
2024-10-17
Cómo citar
DIAS DA CRUZ LEITE, M. Velhas expectativas, novos desafios: a crise da autoridade docente no campo formativo teatral. Ephemera: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 7, n. 13, 17 oct. 2024.