Marionetes incendiárias

reflexões sobre a trajetória artística do grupo Pigmalião Escultura que Mexe

Resumen

O artigo discorre sobre a trajetória do grupo Pigmalião Escultura que Mexe, refletindo sobre o seu fazer teatral e reconhecendo alguns modos com que as formas animadas se tornaram ferramentas de visibilidade para a abertura de espaços de reflexão política em seus espetáculos. O texto se encarrega de identificar as principais características do grupo e rememorar alguns aspectos de sua história, procurando por pontos perpendiculares entre as motivações do seu contexto social e o conteúdo das obras transpostas para a cena. O trabalho traz elementos de uma pesquisa participante, utilizando como instrumentos a observação e a análise documental, além das consultas bibliográficas, para esboçar uma reflexão sobre os 18 anos de trabalho coletivo alicerçado em um diálogo ativo entre a arte, a filosofia e a política.

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Biografía del autor/a

Mariliz Regina Schrickte, Autônoma

Doutora em Artes Cênicas: Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Artes, Design e Moda,   Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

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Publicado
2025-03-28
Cómo citar
SCHRICKTE, M. R. Marionetes incendiárias: reflexões sobre a trajetória artística do grupo Pigmalião Escultura que Mexe. Ephemera: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 8, n. 14, 28 mar. 2025.