Liberdade de expressão artística e contrapúblicos conservadores

análise das controvérsias em Desenhando com Terços e O Evangelho segundo Jesus, Rainha do céu

Resumen

El artículo examina las tensiones en torno a la libertad de expresión artística en Brasil, destacando las controversias relacionadas con la performance Desenhando com Terços, de Márcia X., y el espectáculo O Evangelho segundo Jesus, Rainha do céu, protagonizado por la actriz trans Renata Carvalho. Ambas obras son consideradas ejemplos emblemáticos de las manifestaciones de censura contemporánea. Para profundizar en el análisis de estas controversias, el artículo se basa en la sociología de los problemas públicos, adoptando como principio metodológico la organización de los disturbios y situaciones problemáticas, así como de los públicos y las arenas creadas. El análisis revela que, en los enfrentamientos entre diferentes regímenes de juicio, emerge y se consolida un contra-público de extrema derecha que actúa mediante performances disruptivas, disputa el escenario cultural y busca restringir las producciones artísticas que desafían sus valores conservadores.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

CAROLINE DUMAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Doctoranda en la Universidad Federal de Bahía, Programa Multidisciplinario en Cultura y Sociedad, Salvador, Bahía, Brasil.

JOÃO LUIZ PEREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Profesor Asociado II de la Universidad Federal Fluminense, Instituto de Arte y Comunicación Social, Niterói, Río de Janeiro, Brasil

GIULIANA D'EL REI DE SÁ KAUARK, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA

Profesora Adjunta II de la Universidade Federal de Recôncavo da Bahía, Centro de Cultura, Lenguajes y Tecnologías Aplicadas, Santo Amaro, Bahía, Brasil.

Citas

ALBERTIM, B. Em Garanhuns, Johnny Hooker entra na polêmica: “Jesus é travesti”. Jornal do Commercio, Recife, 28 jul. 2018.

ANTUNES, H. F. Sobre momentos críticos, problemas públicos e arena pública: contribuições do pragmatismo francês. Aurora, Marília, v. 13, n. 2, p. 53-76, Jul./Dez., 2020.

BOLSONARO, Jair M. Na programação [...]. [S. l.], 2018. X: @jairbolsonaro. Disponível em: https://twitter.com/jairbolsonaro/status/1013168711409299457. Acesso em: 01 dez. 2023.

BOLTANSKI, L.; THÉVENOT, L. A justificação: sobre as economias da grandeza. Rio de Janeiro: UFRJ, 2020.

BRAGA, Juliana. Para ministro, exposição com homem nu fere o ECA; veja o vídeo. O Globo, Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: https://blogs.oglobo.globo.com/lauro-jardim/post/para-ministro-exposicao-com-homem-nu-fere-o-eca-veja-o-video.html . Acesso em: 14 abr. 2025.

CEFAÏ, D. Públicos, Problemas Públicos, Arenas Públicas: O que nos ensina o pragmatismo (Parte 1). Novos Estudos CEBRAP, São Paulo, v. 36, n. 1, p. 187-213, mar. 2017.

COSTA, M. C. C.; SOUSA JUNIOR, W. DE. Censura e pós-censura: uma síntese sobre as formas clássicas e atuais de controle da produção artística nacional. Políticas Culturais em Revista, Salvador, v. 11, n. 1, p. 19–36, 11 fev. 2019.

CRIVELLA, M. A nota no jornal divulgando a apresentação de uma peça no Parque Madureira não é verdadeira [...]. X/Twitter, Rio de Janeiro, 2018. Disponível em:

https://twitter.com/MCrivella/status/1002292392786124800?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1002292392786124800%7Ctwgr%5Ec8f1cfeb5f23fe174699fb628724ad652bd3ee20%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.intercept.com.br%2F2018%2F06%2F05%2Fcrivella-censura-jesus-trans%2F . Acesso em: 14 abr. 2025.

CRUZ, G. R.; FREIRE, J. Participação e arenas públicas: um quadro analítico para pensar os conselhos municipais setoriais e os fóruns de desenvolvimento local. Cadernos Metrópole, São Paulo, n. 10, p. 75-102, 2003.

CUNY, Laurence. Libertad & creatividad: defender el arte, defender la diversidad. UNESCO: Paris, 2020. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000373360 . Acesso em: 14 abr. 2025.

DUMAS, C. Liberdade de expressão artística e cultural no Brasil: estudo de caso das censuras à peça “O Evangelho segundo Jesus, Rainha do céu”. 2023. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos da Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, 2023.

ESCLARECIMENTO – atividades culturais e classificação indicativa. Squadra Consultoria, Pomerode-SC, 2017. Disponível em: https://consultoriasquadra.com.br/esclarecimento-atividades-culturais-e-classificacao-indicativa/ . Acesso em: 14 abr. 2025.

HAGGARD, S.; KAUFMAN, R. Backsliding: democratic regress in the contemporary world. Cambridge: Cambridge University Press, 2021.

KER, J. Atriz trans que interpreta Jesus: “os seguranças que contrataram para nos defender queriam me bater”. Intercept Brasil, Rio de Janeiro, 8 ago. 2018.

KRISTÓF, L. Cultural Policy in an Illiberal State. A Case Study of Hungary after 2010. Intersections - East European Journal of Society and Politics, Budapest, v. 3, n. 3, p. 126-147, 2017.

LANÇA, L. A profanação sagrada de Márcia X. 2017. Dissertação (Mestrado em Artes) – Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017.

LIMA, M. Arte profana: uma análise de performances que discutem gênero, sexualidade e religião. 2022. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.

OLIVEIRA, B.; CAMELO, P.; ORLANDINI, M. Quem pode ser Jesus? Reflexões sobre o cultural backlash brasileiro a partir de censuras a manifestações artísticas. RuMoRes, São Paulo, v. 16, n. 32, 2022.

OLIVEIRA, P. L. A iconoclastia sagrada de Márcia X.: arte contemporânea, performance e religião. Ponto Urbe, São Paulo, v. 15, 2014.

OLIVEIRA, P. L. “Desenhando com Terços” no espaço público: relações entre religião e arte a partir de uma controvérsia. Ciencias Sociales y Religión/ Ciências Sociais e Religião, Porto Alegre, ano 13, n. 14, p. 145-175, setembro de 2011.

PROIBIÇÃO de acesso à Lei Rouanet para projetos que ‘atentem contra a moral’ será tema de debate. Agência Senado, Brasília, 2018. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2018/04/03/proibicao-de-acesso-a-lei-rouanet-para-projetos-que-atentem-contra-a-moral-sera-tema-de-debate . Acesso em: 14 abr. 2025.

ROCHA, C. “Menos Marx, mais Misses”: uma gênese da nova direita brasileira (2006-2018). 2018. Tese (Doutorado) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2018.

SHAHEED, Farida. Informe de la Relatora Especial sobre los derechos

culturales, Farida Shaheed. El derecho a la libertad de expresión y creación artísticas. ONU, Genebra, 2013. Disponível em:

https://www.refworld.org/es/ref/infortem/cdhonu/2013/es/95838 . Acesso em: 14 abr. 2025.

SINGER, A. Os Sentidos do Lulismo. Reforma Gradual e Pacto Conservador. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

TUPINIQUIM, I. S. Censura e ataques contra artistas do corpo no Brasil com a ascensão da extrema direita na política: uma análise de casos entre os anos de 2017/2020. Tese (Doutorado) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, 2024.

VALCARCE, F. L. La sociología de los problemas públicos – una perspectiva crítica para el estudio de las relaciones entre la sociedad y la política. Nómadas - Critical Journal of Social and Juridical Sciences, Madrid, v. 12, n. 02, 2005

Publicado
2025-02-05
Cómo citar
OLIVEIRA, C. D.; DOMINGUES, J. L. P.; KAUARK, G. D. R. D. S. Liberdade de expressão artística e contrapúblicos conservadores: análise das controvérsias em Desenhando com Terços e O Evangelho segundo Jesus, Rainha do céu. Ephemera: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 8, n. 15, 5 feb. 2025.