A infância ou a busca da atuação solar no teatro

entrevista com Guy Freixe

Resumen

Guy Freixe - ator, diretor, pesquisador e professor de teatro - compartilha suas ideias sobre o teatro, com base em sua experiência como estudante na École Jacques Lecoq e como ator no Théâtre du Soleil. A entrevista explora as abordagens de Jacques Copeau, Jacques Lecoq, Philippe Gaulier e Ariane Mnouchkine, destacando a importância do corpo, do movimento e da improvisação em suas concepções da atuação. Freixe ressalta que Lecoq, influenciado pelas intuições de Copeau, favorece uma memória arcaica do corpo, conectada ao mundo exterior, em vez de uma exploração subjetiva do inconsciente do ator. Essa memória do corpo está intimamente ligada à infância, ao mimetismo instintivo da criança que absorve e reverbera seu ambiente. Na esteira dessas reflexões, a noção de Mnouchkine de “entrar na infância” e a ideia de uma infância transgressora na abordagem de Gaulier ao clown também são evocadas. Freixe nos leva a concluir que o apelo à infância entre os artistas e educadores mencionados está de alguma forma relacionado à busca de um jogo atoral ligado a elementos lúdicos, à leveza e a um estilo solar de atuação no teatro.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Rodrigo Scalari, Université Sorbonne Nouvelle Paris III

Ator, pesquisador e professor de teatro. Doutor em Estudos Teatrais pela Université Sorbonne Nouvelle - Paris III (FR), com suporte da Bolsa de Doutorado Pleno no Exterior da CAPES. Mestre em Teatro pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/Brasil), com suporte da Bolsa de Mestrado FAPESP. Graduado em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/Brasil). Na École Philippe Gaulier (FR), estudou estilos de atuação: Le Jeu, Máscara Neutra, Tragédia Grega, Máscaras Larvárias, Commedia dell’Arte, Personagens, Melodrama, Shakespeare/Tchekhov, Bufão e Clown. Possui artigos e ensaios publicados em âmbitos nacional e internacional. Interessa-se em especial por discussões em torno da formação, do treinamento e da direção do ator.

Guy Freixe, Université de Franche-Comté

Professor Emérito de Teoria e Prática Teatral na Université de Franche-Comté. Ele se formou na École Jacques Lecoq e foi ator do Théâtre du Soleil de 1981 a 1986. De 1988 a 2018, fundou e dirigiu o Théâtre du Frêne, uma companhia subsidiada pelo Ministério da Cultura da França, com a qual dirigiu cerca de trinta peças. Ele lecionou em várias Escolas Nacionais Superiores de Arte Dramática na França e conduziu vários workshops sobre atuação no exterior. Suas publicações recentes incluem Le Masque en jeu. Une école de l'acteur (Deuxième époque, 2024); Le Masque scénique dans l'Antiquité (trabalho coletivo, editado com G. Filacanapa e Br. Prost, Deuxième époque, 2022); L'Acteur et ses doubles (Deuxième époque, 2021); Le Corps, ses dimensions cachées (obra coletiva, Deuxième époque, 2017); La Filiation Copeau-Lecoq-Mnouchkine. Une lignée du jeu de l'acteur (L'Entretemps, 2014); Les Utopies du masque sur les scènes européennes du XXe siècle (“Prêmio da crítica” 2011, “melhor obra de teatro”, L'Entretemps, 2010).

Citas

FREIXE, Guy. Les utopies du masque sur les scènes européennes du XXe siècle. Montpellier: l’Entretemps éd., 2010.

FREIXE, Guy. La filiation Copeau, Lecoq, Mnouchkine: une lignée du jeu de l’acteur. Lavérune: Éditions l’Entretemps, 2014.

LECOQ, Jacques. Le théâtre du geste: mimes et acteurs. Paris: Bordas, 1987.

LECOQ, Jacques. Le corps poétique: un enseignement de la création théâtrale. Arles: Actes Sud, 1997.

LECOQ, Jacques. The Moving Body: Teaching Creative Theatre. London: Methuen Drama, 2000.

LECOQ, Jacques. The Theatre of Movement and Gesture. Abingdon/New York: Routledge, 2006.

LES DEUX voyages de Jacques Lecoq. Producers: J. Lecoq, J‑G Carasso and J‑N Roy. Paris: On Line Productions, La Sept ARTE, ANRAT, 1999. 1 DVD (95 min), sound, colour.

SCALARI, Rodrigo Cardoso. Copeau and Bing’s Childhood Laboratories: a group of children, the embryo of the École du Vieux Colombier. Rev. Bras. Estud. Presença, Porto Alegre, v. 13, n. 1, 2023a.. Available at: https://doi.org/10.1590/2237-2660123673vs02 . Accessed on: 23 Mar. 2025

SCALARI, Rodrigo. The child as a model in clown pedagogy: in Jacques Copeau, Jacques Lecoq and Philippe Gaulier. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 47, jul. 2023b. Available at: https://doi.org/10.5965/1414573102472023e0104 . Accessed on: 23 Mar. 2025.

SCALARI, Rodrigo Cardoso. Copeau e os laboratórios da infância: as brincadeiras de seus filhos, ou, melhor dizendo, le tout rond. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 44, Sept. 2022. Available at: https://doi.org/10.5965/1414573102442022e0210 . Accessed on: 23 Mar. 2025.

Publicado
2025-10-09
Cómo citar
SCALARI, R.; FREIXE, G. A infância ou a busca da atuação solar no teatro: entrevista com Guy Freixe . Ephemera: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 8, n. 16, 9 oct. 2025.