A infância ou a busca da atuação solar no teatro
entrevista com Guy Freixe
Resumen
Guy Freixe - ator, diretor, pesquisador e professor de teatro - compartilha suas ideias sobre o teatro, com base em sua experiência como estudante na École Jacques Lecoq e como ator no Théâtre du Soleil. A entrevista explora as abordagens de Jacques Copeau, Jacques Lecoq, Philippe Gaulier e Ariane Mnouchkine, destacando a importância do corpo, do movimento e da improvisação em suas concepções da atuação. Freixe ressalta que Lecoq, influenciado pelas intuições de Copeau, favorece uma memória arcaica do corpo, conectada ao mundo exterior, em vez de uma exploração subjetiva do inconsciente do ator. Essa memória do corpo está intimamente ligada à infância, ao mimetismo instintivo da criança que absorve e reverbera seu ambiente. Na esteira dessas reflexões, a noção de Mnouchkine de “entrar na infância” e a ideia de uma infância transgressora na abordagem de Gaulier ao clown também são evocadas. Freixe nos leva a concluir que o apelo à infância entre os artistas e educadores mencionados está de alguma forma relacionado à busca de um jogo atoral ligado a elementos lúdicos, à leveza e a um estilo solar de atuação no teatro.
Descargas
Citas
FREIXE, Guy. Les utopies du masque sur les scènes européennes du XXe siècle. Montpellier: l’Entretemps éd., 2010.
FREIXE, Guy. La filiation Copeau, Lecoq, Mnouchkine: une lignée du jeu de l’acteur. Lavérune: Éditions l’Entretemps, 2014.
LECOQ, Jacques. Le théâtre du geste: mimes et acteurs. Paris: Bordas, 1987.
LECOQ, Jacques. Le corps poétique: un enseignement de la création théâtrale. Arles: Actes Sud, 1997.
LECOQ, Jacques. The Moving Body: Teaching Creative Theatre. London: Methuen Drama, 2000.
LECOQ, Jacques. The Theatre of Movement and Gesture. Abingdon/New York: Routledge, 2006.
LES DEUX voyages de Jacques Lecoq. Producers: J. Lecoq, J‑G Carasso and J‑N Roy. Paris: On Line Productions, La Sept ARTE, ANRAT, 1999. 1 DVD (95 min), sound, colour.
SCALARI, Rodrigo Cardoso. Copeau and Bing’s Childhood Laboratories: a group of children, the embryo of the École du Vieux Colombier. Rev. Bras. Estud. Presença, Porto Alegre, v. 13, n. 1, 2023a.. Available at: https://doi.org/10.1590/2237-2660123673vs02 . Accessed on: 23 Mar. 2025
SCALARI, Rodrigo. The child as a model in clown pedagogy: in Jacques Copeau, Jacques Lecoq and Philippe Gaulier. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 47, jul. 2023b. Available at: https://doi.org/10.5965/1414573102472023e0104 . Accessed on: 23 Mar. 2025.
SCALARI, Rodrigo Cardoso. Copeau e os laboratórios da infância: as brincadeiras de seus filhos, ou, melhor dizendo, le tout rond. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 44, Sept. 2022. Available at: https://doi.org/10.5965/1414573102442022e0210 . Accessed on: 23 Mar. 2025.
Derechos de autor 2025 Rodrigo Scalari, Guy Freixe

Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0.
O/As autore/as mantêm os direitos autorais sobre os documentos publicados pelo periódico e cedem ao periódico o direito de publicação dos textos e de seus metadados (em múltiplos suportes e formatos), inclusão em bases de dados e assinatura de acordos de indexação atuais e futuros (mesmo com licenças menos restritivas, para os textos, ou sem restrições, para os metadados), de modo a garantir a indexação do documento publicado e de seus metadados.
O documento publicado será distribuído nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados.
