A arte do Riso
procedimentos cômicos do Palhaço
Resumen
O palhaço é uma figura multifacetada que atravessa diferentes contextos históricos e culturais, atualizando-se conforme as demandas sociais. Sua essência, marcada pela fragilidade, pelo erro e pela subversão, revela uma potência criativa que transforma vulnerabilidade em força cênica. Mais do que provocar riso, a palhaçaria evidencia contradições humanas e desafia normas estabelecidas. Ao habitar o presente com autenticidade, o palhaço questiona ideais de perfeição e o culto à felicidade. Como destaca Achcar (2016), o palhaço nos lembra que o sofrimento pode ser também potência transformadora, recuperando a alegria como força vital. Dessa forma, a palhaçaria se afirma não apenas como linguagem artística de comicidade, mas como espaço de resistência e reflexão crítica sobre a condição humana.
Descargas
Citas
ACHCAR, Ana. Palavra de palhaço. Organização de Ana Achcar e coordenação de Dadá Maia. Rio de Janeiro: Jaguatirica, 2016.
BERGSON, Henri. O riso: ensaio sobre a significação do cômico. Tradução de Nathanael C. Caixeiro. Rio de Caneiro: Zahar editores, 1983.
BOLOGNESI, Mário Fernando. Palhaços. São Paulo: editora Unesp, 2003.
BURNIER, luís Otávio. A arte de ator: da técnica à representação. 2 ed. Campinas: editora da Unicamp, 2009.
CASTRO, Alice viveiros de. O elogio à bobagem: palhaços no brasil e no mundo. Rio de Janeiro: editora família Bastos, 2005.
COLAVITTO, Marcelo Adriano. Meu clown: uma pedagogia para a arte da palhaçaria. 1 ed. Curitiba: CRV, 2016.
LECOQ, Jacques. O corpo poético: uma pedagogia da criação teatral. Colaboração de Jean-Gabriel Carasso e de Jean-Claude lalias e tradução de Marcelo gomes. São Paulo: ed. SENAC, 2010.
LIBAR, Márcio. A nobre arte do palhaço. Rio de janeiro: Márcio Lima Barbosa, 2008.
RÉMY, Tristan. Entradas clownescas: uma dramaturgia do clown. Tradução e pesquisa de Caco Mattos e Carolina Gonzalez. São Paulo: SESC, 2016.
THEBAS, Claudio. O livro do palhaço: ilustração de Marcelo Cipis. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2005.
Derechos de autor 2025 Francisco Cristiano Marques da Fonseca, Diego Brito Bezerra, Amidete Melo de Aguiar

Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0.
O/As autore/as mantêm os direitos autorais sobre os documentos publicados pelo periódico e cedem ao periódico o direito de publicação dos textos e de seus metadados (em múltiplos suportes e formatos), inclusão em bases de dados e assinatura de acordos de indexação atuais e futuros (mesmo com licenças menos restritivas, para os textos, ou sem restrições, para os metadados), de modo a garantir a indexação do documento publicado e de seus metadados.
O documento publicado será distribuído nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados.
