A arte do Riso

procedimentos cômicos do Palhaço

Resumen

O palhaço é uma figura multifacetada que atravessa diferentes contextos históricos e culturais, atualizando-se conforme as demandas sociais. Sua essência, marcada pela fragilidade, pelo erro e pela subversão, revela uma potência criativa que transforma vulnerabilidade em força cênica. Mais do que provocar riso, a palhaçaria evidencia contradições humanas e desafia normas estabelecidas. Ao habitar o presente com autenticidade, o palhaço questiona ideais de perfeição e o culto à felicidade. Como destaca Achcar (2016), o palhaço nos lembra que o sofrimento pode ser também potência transformadora, recuperando a alegria como força vital. Dessa forma, a palhaçaria se afirma não apenas como linguagem artística de comicidade, mas como espaço de resistência e reflexão crítica sobre a condição humana.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Francisco Cristiano Marques da Fonseca, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Pós-graduação do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPG-Artes) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Fortaleza, Ceará, Brasil.

Diego Brito Bezerra, Universidade Federal de Uberlândia

Doutorando na Universidade Federal de Uberlândia de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Amidete Melo de Aguiar, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Mestre pelo Programa de Pós graduação em Artes PPGARTES do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil. 

Citas

ACHCAR, Ana. Palavra de palhaço. Organização de Ana Achcar e coordenação de Dadá Maia. Rio de Janeiro: Jaguatirica, 2016.

BERGSON, Henri. O riso: ensaio sobre a significação do cômico. Tradução de Nathanael C. Caixeiro. Rio de Caneiro: Zahar editores, 1983.

BOLOGNESI, Mário Fernando. Palhaços. São Paulo: editora Unesp, 2003.

BURNIER, luís Otávio. A arte de ator: da técnica à representação. 2 ed. Campinas: editora da Unicamp, 2009.

CASTRO, Alice viveiros de. O elogio à bobagem: palhaços no brasil e no mundo. Rio de Janeiro: editora família Bastos, 2005.

COLAVITTO, Marcelo Adriano. Meu clown: uma pedagogia para a arte da palhaçaria. 1 ed. Curitiba: CRV, 2016.

LECOQ, Jacques. O corpo poético: uma pedagogia da criação teatral. Colaboração de Jean-Gabriel Carasso e de Jean-Claude lalias e tradução de Marcelo gomes. São Paulo: ed. SENAC, 2010.

LIBAR, Márcio. A nobre arte do palhaço. Rio de janeiro: Márcio Lima Barbosa, 2008.

RÉMY, Tristan. Entradas clownescas: uma dramaturgia do clown. Tradução e pesquisa de Caco Mattos e Carolina Gonzalez. São Paulo: SESC, 2016.

THEBAS, Claudio. O livro do palhaço: ilustração de Marcelo Cipis. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2005.

Publicado
2025-11-24
Cómo citar
FONSECA, F. C. M. DA; BEZERRA, D. B.; AGUIAR, A. M. DE. A arte do Riso: procedimentos cômicos do Palhaço . Ephemera: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 9, n. 17, 24 nov. 2025.
Sección
Dossiê “O Corpo Coletivo do Riso”