A Rua, a Festa e o Teatro
do convívio e do pertencimento como referência e proposição
Resumo
Os números “A Missão” e “Manga Tem Caroço” foram criados em residências artísticas e apresentados no cortejo do bloco BerraVaca (2025). Vinculam-se ao projeto “Da cultura popular e da dramaturgia brasileira” (FAPESP 2023/14668-6) e integram a edição 2025 da pesquisa Teatro e Carnaval, do Grupo Pindorama. A investigação propõe o teatro de rua como prática coletiva e territorial, inspirado na metodologia do circuito junino de São Luís do Maranhão. O artigo articula o conceito de álacre, de Muniz Sodré (2002), e a perspectiva de cultura popular como locus político de criação, segundo Lélia Gonzalez (2024), para refletir sobre cenas autorais no interior paulista. A pesquisa conflui para a criação do conceito Teatro de Quermesse.
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Referências
GONZALES, Lélia. Festas populares do Brasil. São Paulo: Boitempo, 2024.
NAVARRO, Grácia Maria. Teatro de Quermesse. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 46, p. 1–31, 2023. DOI: 10.5965/1414573101462023e0201. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/22726. Acesso em: 23 maio 2025.
NUNES, Izaurina Maria de Azevedo (coord.). Complexo Cultural do Bumba-meu-boi do Maranhão: Dossiê do registro como Patrimônio Cultural do Brasil. São Luís: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 2011. Disponível em: https://www.iphan.gov.br. Acesso em: 16 jul. 2024.
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SODRÉ, Muniz. O terreiro e a cidade: a forma social negro-brasileira. Rio de Janeiro: Imago; Salvador: Fundação Cultural do Estado da Bahia, 2002.
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