A Rua, a Festa e o Teatro

do convívio e do pertencimento como referência e proposição

Palavras-chave: teatro de rua, cultura popular, dramaturgia brasileira, Teatro de Quermesse, territorialidade

Resumo

Os números “A Missão” e “Manga Tem Caroço” foram criados em residências artísticas e apresentados no cortejo do bloco BerraVaca (2025). Vinculam-se ao projeto “Da cultura popular e da dramaturgia brasileira” (FAPESP 2023/14668-6) e integram a edição 2025 da pesquisa Teatro e Carnaval, do Grupo Pindorama. A investigação propõe o teatro de rua como prática coletiva e territorial, inspirado na metodologia do circuito junino de São Luís do Maranhão. O artigo articula o conceito de álacre, de Muniz Sodré (2002), e a perspectiva de cultura popular como locus político de criação, segundo Lélia Gonzalez (2024), para refletir sobre cenas autorais no interior paulista. A pesquisa conflui para a criação do conceito Teatro de Quermesse.



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Biografia do Autor

Gracia Navarro, Unicamp/dopcente Artes Cenicas

Docente no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) no Departamento de Artes Cênicas junto à Graduacão em Artes Cênicas e ao Programa de Pós Graduação em Artes da Cena, Campinas, São Paulo, Brasil.

Referências

GONZALES, Lélia. Festas populares do Brasil. São Paulo: Boitempo, 2024.

NAVARRO, Grácia Maria. Teatro de Quermesse. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 46, p. 1–31, 2023. DOI: 10.5965/1414573101462023e0201. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/22726. Acesso em: 23 maio 2025.

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SODRÉ, Muniz. O terreiro e a cidade: a forma social negro-brasileira. Rio de Janeiro: Imago; Salvador: Fundação Cultural do Estado da Bahia, 2002.

Publicado
2025-10-30
Como Citar
NAVARRO, G. A Rua, a Festa e o Teatro : do convívio e do pertencimento como referência e proposição. Ephemera: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 8, n. 16, 30 out. 2025.