Surrealist Aftershocks

Artaud, Freud, and Mirrors of the Surreal Schism

Palavras-chave: teatro, performance, literatura, mídia, Antonin Artaud

Resumo

O Surrealismo pode ser o último movimento artístico quase- global que levou a sério a integridade do artista  e expressou como propósito  os  mesmos  objetivos de  uma  política  radical organizada e, por isso, merece nossa atenção. Antonin Artaud, um surrealista que caiu em desgraça’ e mais tarde apreciado, teria o maior dos impactos ao reimaginar o “palco místico” para a performance e o drama do Século. XX e além. Este artigo conecta o legado de Artaud com o dos Surrealistas e com o de Sigmund Freud, e, ao fazer isso, encontra valor e relevância no trabalho de Antonin Artaud, a medida em que este explora uma série de questões estéticas, culturais e políticas. Após analisar conceitos da conexão dos surrealistas com as teorias estéticas e psicanalíticas, este artigo explora, via Artaud, os limites do sujeito performativo, colocando uma importância especial na questão da representação, através de ensaios menos conhecidos sobre espelhos e duplos, para iluminar essas questões paralelas.

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Biografia do Autor

Lee Patrick Patterson, Florida State University

Lee Patterson is a critic and educator. He is a Ph. D Candidate in Literature, Media, and Culture at Florida State University where he is studying drama and performance under S.E. Gontarski, and writing his thesis on the Surrealist movement through such figures as Antonin Artaud, and extending into Modernism through studies of Herbert Blau, Peter Brook, Sigmund Freud, and a range of playwrights and cultural and literary theorists. E-mail: lp15f@my.fsu.edu .

Referências

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Publicado
2020-05-01
Como Citar
PATTERSON, L. P. Surrealist Aftershocks: Artaud, Freud, and Mirrors of the Surreal Schism. Ephemera: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 3, n. 4, p. 48-62, 1 maio 2020.