Surrealist Aftershocks
Artaud, Freud, and Mirrors of the Surreal Schism
Resumo
O Surrealismo pode ser o último movimento artístico quase- global que levou a sério a integridade do artista e expressou como propósito os mesmos objetivos de uma política radical organizada e, por isso, merece nossa atenção. Antonin Artaud, um surrealista que caiu em desgraça’ e mais tarde apreciado, teria o maior dos impactos ao reimaginar o “palco místico” para a performance e o drama do Século. XX e além. Este artigo conecta o legado de Artaud com o dos Surrealistas e com o de Sigmund Freud, e, ao fazer isso, encontra valor e relevância no trabalho de Antonin Artaud, a medida em que este explora uma série de questões estéticas, culturais e políticas. Após analisar conceitos da conexão dos surrealistas com as teorias estéticas e psicanalíticas, este artigo explora, via Artaud, os limites do sujeito performativo, colocando uma importância especial na questão da representação, através de ensaios menos conhecidos sobre espelhos e duplos, para iluminar essas questões paralelas.
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Referências
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