Palhaças com a Palavra
Reflexões sobre dramaturgia e teatro popular a partir da peça A Luta, do grupo Madeirite Rosa
Resumo
Este artigo tem como tema a dramaturgia no teatro popular brasileiro, mais especificamente, métodos coletivos de criação nesse campo. Pretendemos, através do registro e exame do processo de criação do texto teatral A Luta (2015), contribuir para o acervo histórico no campo do teatro popular no Brasil, bem como para o enriquecimento de seu arcabouço teórico. Para tanto, temos como base as contribuições de Bakhtin (2010), Castro (2005), Bolognesi (2003), Trindade & Turle (2010) e Vieira (2006). Através de entrevistas com as autoras e de acesso às anotações pessoais do processo criativo das mesmas, apresentamos as origens do grupo Madeirite Rosa e sua proposta estética, as influências e referências na dramaturgia de A Luta e, de maneira cronológica, construímos uma narrativa do processo de criação da encenação e do texto da peça.
Downloads
Referências
BAKTHIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo: Editora Hucitec, 2010.
BOLOGNESI, Mário Fernando. Palhaços. São Paulo: Editora UNESP, 2003.
CASTRO, Alice Viveiros de. O Elogio da Bobagem– palhaços no Brasil e no mundo. Rio de Janeiro: Editora Família Bastos, 2005.
DELMANTO, Júlio. Saída de cena do subcomandante Marcos reflete nova etapa do EZLN em Chiapas. Disponível em: https://operamundi.uol.com.br/politica-e-economia/35561/saida-de-cena-do-subcomandante-marcos-reflete-nova-etapa-do-ezln-em-chiapas. Acesso em: 11 de maio de 2020.
GALEANO, Eduardo H. De pernas pro ar: a escola do mundo ao avesso. Porto Alegre: L&PM Editores, 2013.
GALEANO, Eduardo H. Vozes e crônicas: “Che” e outras histórias. São Paulo: Global; Versus, 1978.
IASI, Mauro Luis. Ensaios sobre a consciência e emancipação. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
DONNABELLA, Fernanda. et. al. A Luta – Madeirite Rosa. 2018. Disponível em: https://youtu.be/bx0qTBls_VA. Acesso em: 20 de maio de 2021.
MARICATO, Ermínia et al. Cidades rebeldes: Passe Livre e as manifestações que tomaram as ruas do Brasil. São Paulo: Boitempo: Carta Maior, 2013.
RAIMUNDO, Max (Org.) et al. Cadernos de Erros IV– peças erradas que tentam emperrar a máquina. São Paulo: LiberArs, 2015.
REDE DE COMUNIDADES DO EXTREMO SUL DE SÃO PAULO-SP. Comunicado. Disponível em: https://redeextremosul.wordpress.com/. Acesso em: 14 de abril de 2020.
ROSSI, Marina. Ocupação de 182 escolas em SP vira teste de resistência de Alckmin. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2015/11/27/politica/1448630770_932542.html. Acesso em: 11 de maio de 2020.
SINGER, André. O Lulismo em crise: um quebra-cabeça do período Dilma (2011-2016). São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
TRINDADE, Jussara; TURLE, Licko. Teatro de rua no Brasil: a primeira década do terceiro milênio. Rio de Janeiro: E-papers, 2010.
VIEIRA, César. Em busca de um teatro popular. São Paulo: FUNARTE, 2006.
Copyright (c) 2021 https://www.periodicos.ufop.br/pp/index.php/ephemera/information/sampleCopyrightWording
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O/As autore/as mantêm os direitos autorais sobre os documentos publicados pelo periódico e cedem ao periódico o direito de publicação dos textos e de seus metadados (em múltiplos suportes e formatos), inclusão em bases de dados e assinatura de acordos de indexação atuais e futuros (mesmo com licenças menos restritivas, para os textos, ou sem restrições, para os metadados), de modo a garantir a indexação do documento publicado e de seus metadados.
O documento publicado será distribuído nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados.