Arte urbana Queer como ato da resistência ativista

Palavras-chave: Arte Urbana Queer, Arte Engajada, Artivismo, Desobediência Cênica, Transgressão

Resumo

À luz da arte queer, reflito neste artigo sobre a relação do espaço externo e interno metaforizando-os como público e privado. Considerar-se-á as possibilidades de trânsito e a potência de difusão desta arte como dispositivo de resistência que faz da rua um laboratório de experimentos entendendo sua função social ao ressignificar a (des)ocupação da cidade, que Augé (2004) trata como não-lugares e Foucault (1972) elabora como contra-lugares.

Biografia do Autor

Frederico Alves Caiafa, ULisboa

Frederico Caiafa é Doutorando em Estudos Artísticos - Arte e Mediação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Mestre em Artes Cênicas pelo PPGAC/IFAC/UFOP. Licenciado em Língua Inglesa e Portuguesa e suas respectivas Literaturas pelo UNIBH. E-mail: fredericocaiafa@fcsh.unl.pt .

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Como Citar
CAIAFA, F. A. Arte urbana Queer como ato da resistência ativista. Ephemera - Revista do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 4, n. 9, p. 179-197, 11.