Conexões parciais entre ritual e performance em Bori

Oferenda à cabeça

Palavras-chave: performance, arte afro-brasileira, candomblé, musealização da arte, Ayrson Heráclito

Resumo

O artigo analisa os atravessamentos entre o artístico e o religioso nas artes visuais, tendo como objeto a performance Bori: Oferenda à cabeça (2008), de Ayrson Heráclito. Busca-se compreender de que modo a obra mobiliza e ressignifica elementos do candomblé – em especial o ritual de oferecimento de alimentos ao ori (cabeça espiritual) – no campo da arte contemporânea, instaurando fricções entre arte e religião. Para desenvolver a análise, foram examinados documentações da obra elaboradas pela Pinacoteca de São Paulo, o catálogo da exposição em que a performance foi apresentada e entrevistas concedidas pelo artista. Esses elementos foram articulados a uma abordagem teórico-conceitual sustentada pelo referencial das “conexões parciais”, de Marilyn Strathern. Na ação performática, enquanto alabês cantam e tocam cânticos relacionados aos orixás, um performador compõe coroas de alimentos crus e cozidos sobre as cabeças de 12 artistas deitados em esteiras, que personificam filhos de diferentes divindades. O estudo enfatiza as sutilezas das etapas de preparação, ativação e desmobilização da performance, nas quais se evidencia a complexidade simbólica da transposição do ritual para o âmbito artístico. Argumenta-se que esse processo constrói um intrincado jogo de analogias que, ao mesmo tempo em que reitera a dimensão estética da obra, permite compreendê-la como um espaço de mediação entre ritualidade e criação artística. Assim, a performance de Heráclito evidencia a potência da arte contemporânea em tensionar fronteiras disciplinares, ao mesmo tempo em que valoriza saberes e práticas oriundos da ancestralidade afro-brasileira, contribuindo para ampliar os debates sobre memória, ritual e representação no sistema das artes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bianca Andrade Tinoco, Universidade de Brasília

Professora voluntária da Universidade de Brasília, no Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes, Brasília-DF, Brasil.

Daniela Felix Martins, Universidade de Brasília

Professora Adjunta do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais / Departamento de Sociologia, Brasília, DF, Brasil.

Referências

ADEOFE, Leke. Identidade pessoal na metafísica africana. Tradução para uso didático de Benilson Souza Nunes.

ADEOFE, Leke. Personal Identity in African Metaphysics. In: BROWN, Lee (ed.). African Philosophy. New and Traditional Perspectives. New York: Oxford UP, 2004, p. 69-86. Disponível em: https://filosofia-africana.weebly.com/uploads/1/3/2/1/13213792/leke_adeofe_-_identidade_pessoal_na_metaf%C3%ADsica_africana.pdf. Acesso em: 10 jul. 2025.

BARRETTI FILHO, Aulo. Oferenda ao Orí, Borí, um rito de comunhão. Aulo Barreti Filho, [S. l. ], out. 2010. Disponível em: https://aulobarretti.wordpress.com/wp-content/uploads/2012/10/oferenda-ao-ori_-bori_-um-rito-de-comunhao_site.pdf . Acesso em: 4 jul. 2025.

BRITO, Érico de Souza. O axé do som e o som do axé: multiplicidades sonoras em um terreiro de candomblé da nação ketu. Ponto Urbe, São Paulo, Brasil, v. 23, p. 1–9, 2018. DOI: 10.4000/pontourbe.5716. Disponível em: https://revistas.usp.br/pontourbe/article/view/218641 . Acesso em: 12 jul. 2025.

CALVO, Daniela. Rituais terapêuticos no candomblé: a produção da experiência do sagrado. In: 32a Reunião Brasileira de Antropologia, 2020, online. Anais [...]., 2020, p. 1-9.

COHEN, Renato. Performance como linguagem. 2a ed. São Paulo: Perspectiva, 2007.

BORÍ – Ayrson Heráclito. [S. l.]: Espiral, 6 jul. 2022. 1 vídeo (4’53”min). Disponível em: https://vimeo.com/727478971. Acesso em: 8 jul. 2025.

FERNANDES, Fagner dos Santos. Fernandes, F. dos S. (2023). Arte-Axé: A poesia decolonial dos Orikis Visuais. Revista V!RUS, n. 1, v. 27, p. 92-104, 2023. Disponível em: https://revistas.usp.br/virus/article/view/228421. Acesso em: 30 jun. 2025.

FERREIRA, Ayrson Heráclito Novato. SANT’ANNA, Tiago dos Santos de. Axés e pertencimentos: marchetaria entre mitologias contemporâneas afro-brasileiras e performance-arte. In: MEDEIROS, Afonso, HAMOY, Idanise (org.) Anais do 22° Encontro Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. Belém: ANPAP/PPGARTES/ ICA/UFPA, 2013, p. 2337-2351. Disponível em: https://anpap.org.br/anais/2013/simposios/03/Ayrson%20Heraclito%20Novato%

Ferreira%20e%20Tiago%20dos%20Santos%20de%20Sant_Ana.pdf . Acesso em: 14 jul. 2025.

FERREIRA, Luiz Carlos. CAMARGO, Denise. Narrativas Corpo Ritualizadas: Arte e Poder na Performance de Ayrson Heráclito. In: 25° Encontro da ANPAP – Associação Nacional de Pesquisadoras/es em Artes Plásticas. Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre, 2016, p. 3123-3134. Disponível em: https://anpap.org.br/anais/2016/simposios/s7/luiz_ferreira-denise_camargo%20.pdf. Acesso em: 1 ago. 2023.

HEINICH, Nathalie. El paradigma del arte contemporáneo: Estructuras de una revolución artística. Traducción de Agustin Temes y Étienne Barr. Madrid: Casimiro Libros, 2017.

HERÁCLITO, Ayrson. Bori performance-art: oferenda à cabeça. Ayrson Heráclito Art, [S. l.], set. 2009. Disponível em: http://ayrsonheraclitoart.blogspot.com/2009/09/bori-performance-art-oferenda-cabeca.html. Acesso em: 1 ago. 2023.

MONTEIRO, Marcelo. Ori e Bori: Curso teórico e prático de ori. Rio de Janeiro: CETRAB – Centro de Tradições Afro-Brasileiras, [s.d.].

MOREIRA, Marcello. Bori: A arte de dar comida aos Deuses. In: HERÁCLITO, Ayrson. Yorùbáiano [Catálogo da exposição]. São Paulo: Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2022, p. 88-101.

PINACOTECA DE SÃO PAULO. Bori, 2008-22. Performance de Ayrson Heráclito. Pinacoteca de São Paulo, 11 ago. 2022. Disponível em: https://pinacoteca.org.br/programacao/atividades/performance/bori-2008-22-performance-de-ayrson-heraclito/. Acesso em: 8 jul. 2025.

PINACOTECA DE SÃO PAULO. Bori, de Ayrson Heráclito – A performance. Google Arts and Culture, [2022-1?]. Disponível em: https://artsandculture.google.com/story/6wVhxaJpATQKkg?hl=pt-BR. Acesso em: 8 jul. 2025.

PINACOTECA DE SÃO PAULO. Bori, de Ayrson Heráclito – O processo. Google Arts and Culture, [2022-2?]. Disponível em: https://artsandculture.google.com/story/lwVR9j9MQkdk8g?hl=pt-BR. Acesso em: 8 jul. 2025.

PINACOTECA DE SÃO PAULO – NÚCLEO DE ACERVO MUSEOLÓGICO. Ficha de Catalogação – Acervo PINA11180: Bori – oferenda à cabeça. São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, [2022?].

PORTAS VILASECA GALERIA. Memorial da Performance Bori – Ayrson Heráclito. Guia de Montagem e Execução. Rio de Janeiro: Portas Vilaseca Galeria, [2020?].

PORTAS VILASECA GALERIA. Yorùbáiano – Ayrson Heráclito. Material de divulgação preparado para a exposição no Museu de Arte do Rio, em 2021. Disponível em: https://www.portasvilaseca.com.br/wp/wp-content/uploads/2021/08/PORT-YORU%CC%80BA%CC%81IANO-AYRSON-HERA%CC%81CLITO-PORTAS-VILASECA-GALERIA-2021.pdf. Acesso em: 1 ago. 2023.

RABELO, Miriam Cristina Marcilio. Estudar a religião a partir do corpo: algumas questões teórico-metodológicas. Caderno CRH, v. 24, n. 61, p. 15–28, jan. 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-49792011000100002 . Acesso em: 11 jul. 2025.

RABELO, Miriam Cristina Marcilio. Enredos, feituras e modos de cuidado: dimensões da vida e da convivência no candomblé. Salvador: EDUFBA, 2014.

RABELO, Miriam Cristina Marcilio. Os percursos da comida no candomblé de Salvador. Papeles de trabajo: La revista electrónica del IDAES, [S. l.], v. 7, n. 11, 2013, p. 86-108. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7428553 . Acesso em: 1 jul. 2025.

SILVA, Anna Paula da; OLIVEIRA, Emerson Dionisio Gomes de. “O pipoqueiro da festa”: programas de performance em museus. Revista da FUNDARTE, [S. l.], v. 49, n. 49, 2022. DOI: 10.19179/rdf.v49i49.904. Disponível em: https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/904 . Acesso em: 14 jul. 2025.

SILVA, Anna Paula da; TINOCO, Bianca Andrade; CÔRTES, Fernanda Werneck; SALES CAETANO, Juliana Pereira; PADILHA, Renata Cardozo; MARTINS, Daniela Felix; SEHN, Magali Melleu; OLIVEIRA, Emerson Dionisio de. Guia para preservação de obras de arte da performance em museus públicos brasileiros. Brasília: Instituto Brasileiro de Museus, 2025.

SILVA, Mary Anne Vieira da. Xirê – a festa do candomblé e a formação dos “entre-lugares”. Revista Habitus – Revista do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia, Goiânia, Brasil, v. 8, n. 1, p. 99–117, 2012. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/article/view/2172. Acesso em: 11 jul. 2025.

STRATHERN, Marilyn. Partial Connections. Oxford: Altamira Press, 2004.

TAYLOR, Diana. Performance. Diana Taylor. Tradução de Margarida Goldsztajn. São Paulo: Perspectiva, 2023.

TESSITORE, Mariana. Ayrson Heráclito, um artista exorcista. Arte!Brasileiros, [S. l.], 27 de junho de 2018. Disponível em: https://artebrasileiros.com.br/sub-home2/ayrson-heraclito-um-artista-exorcista/. Acesso em: 28 jul. 2023.

Publicado
2025-10-06
Como Citar
ANDRADE TINOCO, B.; FELIX MARTINS, D. Conexões parciais entre ritual e performance em Bori: Oferenda à cabeça. Ephemera: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 8, n. 16, 6 out. 2025.