Conexões parciais entre ritual e performance em Bori
Oferenda à cabeça
Resumo
O artigo analisa os atravessamentos entre o artístico e o religioso nas artes visuais, tendo como objeto a performance Bori: Oferenda à cabeça (2008), de Ayrson Heráclito. Busca-se compreender de que modo a obra mobiliza e ressignifica elementos do candomblé – em especial o ritual de oferecimento de alimentos ao ori (cabeça espiritual) – no campo da arte contemporânea, instaurando fricções entre arte e religião. Para desenvolver a análise, foram examinados documentações da obra elaboradas pela Pinacoteca de São Paulo, o catálogo da exposição em que a performance foi apresentada e entrevistas concedidas pelo artista. Esses elementos foram articulados a uma abordagem teórico-conceitual sustentada pelo referencial das “conexões parciais”, de Marilyn Strathern. Na ação performática, enquanto alabês cantam e tocam cânticos relacionados aos orixás, um performador compõe coroas de alimentos crus e cozidos sobre as cabeças de 12 artistas deitados em esteiras, que personificam filhos de diferentes divindades. O estudo enfatiza as sutilezas das etapas de preparação, ativação e desmobilização da performance, nas quais se evidencia a complexidade simbólica da transposição do ritual para o âmbito artístico. Argumenta-se que esse processo constrói um intrincado jogo de analogias que, ao mesmo tempo em que reitera a dimensão estética da obra, permite compreendê-la como um espaço de mediação entre ritualidade e criação artística. Assim, a performance de Heráclito evidencia a potência da arte contemporânea em tensionar fronteiras disciplinares, ao mesmo tempo em que valoriza saberes e práticas oriundos da ancestralidade afro-brasileira, contribuindo para ampliar os debates sobre memória, ritual e representação no sistema das artes.
Downloads
Referências
ADEOFE, Leke. Identidade pessoal na metafísica africana. Tradução para uso didático de Benilson Souza Nunes.
ADEOFE, Leke. Personal Identity in African Metaphysics. In: BROWN, Lee (ed.). African Philosophy. New and Traditional Perspectives. New York: Oxford UP, 2004, p. 69-86. Disponível em: https://filosofia-africana.weebly.com/uploads/1/3/2/1/13213792/leke_adeofe_-_identidade_pessoal_na_metaf%C3%ADsica_africana.pdf. Acesso em: 10 jul. 2025.
BARRETTI FILHO, Aulo. Oferenda ao Orí, Borí, um rito de comunhão. Aulo Barreti Filho, [S. l. ], out. 2010. Disponível em: https://aulobarretti.wordpress.com/wp-content/uploads/2012/10/oferenda-ao-ori_-bori_-um-rito-de-comunhao_site.pdf . Acesso em: 4 jul. 2025.
BRITO, Érico de Souza. O axé do som e o som do axé: multiplicidades sonoras em um terreiro de candomblé da nação ketu. Ponto Urbe, São Paulo, Brasil, v. 23, p. 1–9, 2018. DOI: 10.4000/pontourbe.5716. Disponível em: https://revistas.usp.br/pontourbe/article/view/218641 . Acesso em: 12 jul. 2025.
CALVO, Daniela. Rituais terapêuticos no candomblé: a produção da experiência do sagrado. In: 32a Reunião Brasileira de Antropologia, 2020, online. Anais [...]., 2020, p. 1-9.
COHEN, Renato. Performance como linguagem. 2a ed. São Paulo: Perspectiva, 2007.
BORÍ – Ayrson Heráclito. [S. l.]: Espiral, 6 jul. 2022. 1 vídeo (4’53”min). Disponível em: https://vimeo.com/727478971. Acesso em: 8 jul. 2025.
FERNANDES, Fagner dos Santos. Fernandes, F. dos S. (2023). Arte-Axé: A poesia decolonial dos Orikis Visuais. Revista V!RUS, n. 1, v. 27, p. 92-104, 2023. Disponível em: https://revistas.usp.br/virus/article/view/228421. Acesso em: 30 jun. 2025.
FERREIRA, Ayrson Heráclito Novato. SANT’ANNA, Tiago dos Santos de. Axés e pertencimentos: marchetaria entre mitologias contemporâneas afro-brasileiras e performance-arte. In: MEDEIROS, Afonso, HAMOY, Idanise (org.) Anais do 22° Encontro Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. Belém: ANPAP/PPGARTES/ ICA/UFPA, 2013, p. 2337-2351. Disponível em: https://anpap.org.br/anais/2013/simposios/03/Ayrson%20Heraclito%20Novato%
Ferreira%20e%20Tiago%20dos%20Santos%20de%20Sant_Ana.pdf . Acesso em: 14 jul. 2025.
FERREIRA, Luiz Carlos. CAMARGO, Denise. Narrativas Corpo Ritualizadas: Arte e Poder na Performance de Ayrson Heráclito. In: 25° Encontro da ANPAP – Associação Nacional de Pesquisadoras/es em Artes Plásticas. Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre, 2016, p. 3123-3134. Disponível em: https://anpap.org.br/anais/2016/simposios/s7/luiz_ferreira-denise_camargo%20.pdf. Acesso em: 1 ago. 2023.
HEINICH, Nathalie. El paradigma del arte contemporáneo: Estructuras de una revolución artística. Traducción de Agustin Temes y Étienne Barr. Madrid: Casimiro Libros, 2017.
HERÁCLITO, Ayrson. Bori performance-art: oferenda à cabeça. Ayrson Heráclito Art, [S. l.], set. 2009. Disponível em: http://ayrsonheraclitoart.blogspot.com/2009/09/bori-performance-art-oferenda-cabeca.html. Acesso em: 1 ago. 2023.
MONTEIRO, Marcelo. Ori e Bori: Curso teórico e prático de ori. Rio de Janeiro: CETRAB – Centro de Tradições Afro-Brasileiras, [s.d.].
MOREIRA, Marcello. Bori: A arte de dar comida aos Deuses. In: HERÁCLITO, Ayrson. Yorùbáiano [Catálogo da exposição]. São Paulo: Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2022, p. 88-101.
PINACOTECA DE SÃO PAULO. Bori, 2008-22. Performance de Ayrson Heráclito. Pinacoteca de São Paulo, 11 ago. 2022. Disponível em: https://pinacoteca.org.br/programacao/atividades/performance/bori-2008-22-performance-de-ayrson-heraclito/. Acesso em: 8 jul. 2025.
PINACOTECA DE SÃO PAULO. Bori, de Ayrson Heráclito – A performance. Google Arts and Culture, [2022-1?]. Disponível em: https://artsandculture.google.com/story/6wVhxaJpATQKkg?hl=pt-BR. Acesso em: 8 jul. 2025.
PINACOTECA DE SÃO PAULO. Bori, de Ayrson Heráclito – O processo. Google Arts and Culture, [2022-2?]. Disponível em: https://artsandculture.google.com/story/lwVR9j9MQkdk8g?hl=pt-BR. Acesso em: 8 jul. 2025.
PINACOTECA DE SÃO PAULO – NÚCLEO DE ACERVO MUSEOLÓGICO. Ficha de Catalogação – Acervo PINA11180: Bori – oferenda à cabeça. São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, [2022?].
PORTAS VILASECA GALERIA. Memorial da Performance Bori – Ayrson Heráclito. Guia de Montagem e Execução. Rio de Janeiro: Portas Vilaseca Galeria, [2020?].
PORTAS VILASECA GALERIA. Yorùbáiano – Ayrson Heráclito. Material de divulgação preparado para a exposição no Museu de Arte do Rio, em 2021. Disponível em: https://www.portasvilaseca.com.br/wp/wp-content/uploads/2021/08/PORT-YORU%CC%80BA%CC%81IANO-AYRSON-HERA%CC%81CLITO-PORTAS-VILASECA-GALERIA-2021.pdf. Acesso em: 1 ago. 2023.
RABELO, Miriam Cristina Marcilio. Estudar a religião a partir do corpo: algumas questões teórico-metodológicas. Caderno CRH, v. 24, n. 61, p. 15–28, jan. 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-49792011000100002 . Acesso em: 11 jul. 2025.
RABELO, Miriam Cristina Marcilio. Enredos, feituras e modos de cuidado: dimensões da vida e da convivência no candomblé. Salvador: EDUFBA, 2014.
RABELO, Miriam Cristina Marcilio. Os percursos da comida no candomblé de Salvador. Papeles de trabajo: La revista electrónica del IDAES, [S. l.], v. 7, n. 11, 2013, p. 86-108. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7428553 . Acesso em: 1 jul. 2025.
SILVA, Anna Paula da; OLIVEIRA, Emerson Dionisio Gomes de. “O pipoqueiro da festa”: programas de performance em museus. Revista da FUNDARTE, [S. l.], v. 49, n. 49, 2022. DOI: 10.19179/rdf.v49i49.904. Disponível em: https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/904 . Acesso em: 14 jul. 2025.
SILVA, Anna Paula da; TINOCO, Bianca Andrade; CÔRTES, Fernanda Werneck; SALES CAETANO, Juliana Pereira; PADILHA, Renata Cardozo; MARTINS, Daniela Felix; SEHN, Magali Melleu; OLIVEIRA, Emerson Dionisio de. Guia para preservação de obras de arte da performance em museus públicos brasileiros. Brasília: Instituto Brasileiro de Museus, 2025.
SILVA, Mary Anne Vieira da. Xirê – a festa do candomblé e a formação dos “entre-lugares”. Revista Habitus – Revista do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia, Goiânia, Brasil, v. 8, n. 1, p. 99–117, 2012. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/article/view/2172. Acesso em: 11 jul. 2025.
STRATHERN, Marilyn. Partial Connections. Oxford: Altamira Press, 2004.
TAYLOR, Diana. Performance. Diana Taylor. Tradução de Margarida Goldsztajn. São Paulo: Perspectiva, 2023.
TESSITORE, Mariana. Ayrson Heráclito, um artista exorcista. Arte!Brasileiros, [S. l.], 27 de junho de 2018. Disponível em: https://artebrasileiros.com.br/sub-home2/ayrson-heraclito-um-artista-exorcista/. Acesso em: 28 jul. 2023.
Copyright (c) 2025 Bianca Andrade Tinoco, Daniela Felix Martins

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O/As autore/as mantêm os direitos autorais sobre os documentos publicados pelo periódico e cedem ao periódico o direito de publicação dos textos e de seus metadados (em múltiplos suportes e formatos), inclusão em bases de dados e assinatura de acordos de indexação atuais e futuros (mesmo com licenças menos restritivas, para os textos, ou sem restrições, para os metadados), de modo a garantir a indexação do documento publicado e de seus metadados.
O documento publicado será distribuído nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados.
