Margens que deslocam o centro

espirais poéticas nas práticas insurgentes de Rosângela Silvestre, Astrid González e Kettly Noël

Palavras-chave: tempo espiralar, amefricanidade, mulheres negras, corpo

Resumo

Este artigo analisa as práticas artísticas de Rosângela Silvestre, Astrid González e Kettly Noël, destacando como seus trabalhos articulam corpo, território e temporalidade espiralar. Por meio de pesquisa qualitativa com revisão bibliográfica, observação de aulas e análise crítica, o estudo investiga como essas artistas mobilizam saberes ancestrais e contemporâneos para criar tecnologias corporais de resistência e reinvenção. O artigo evidencia que suas práticas desafiam concepções lineares e eurocentradas de tempo, propondo uma circulação entre tradição e contemporaneidade. Além disso, enfatiza o corpo feminino negro como território político e poético, central na construção de outras epistemologias e na afirmação de presenças negras na arte latino-americana. Conclui-se que essas trajetórias não apenas questionam as margens impostas, mas também criam modos próprios de ensinar, dançar e existir, em que o corpo é simultaneamente espaço pedagógico, cênico e discursivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Beatriz Coutinho Rezende, USP

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais da Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil

Lara Barbosa Couto, UFBA

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil

Referências

ALVES GUIMARÃES, Maria Claudia. The Brazilian contemporary dance scene of the periferia. Pamiętnik Teatralny, [S. l.], v. 73, n. 1, p. 57–81, 2024. DOI: 10.36744/pt.1623. Disponível em: https://czasopisma.ispan.pl/index.php/pt/article/view/1623. Acesso em: 15 jun. 2025.

ARTISHOCK. Érase una vez: visiones del cielo y de la tierra, São Paulo, 2025. Disponível em: https://artishockrevista.com/2025/04/14/erase-una-vez-visiones-del-cielo-y-de-la-tierra/ . Acesso em: 08 jul. 2025.

BURKHARDT, Susanne. Performances auf der documenta 14: Ein Parlament der Körper. Deutschlandfunk Kultur, [S. l.], 2017. Disponível em: https://www.deutschlandfunkkultur.de/performances-auf-der-documenta-14-ein-parlament-der-koerper-100.html . Acesso em: 07 jul. 2025.

CARRIZO, Diego. The Silvestre Dance Technique. [S. l. ], 2019. Facebook: @TheSilvestreDanceTechnique. Disponível em: https://web.facebook.com/share/18mLvbvBfq/ . Acesso em: 07 jul. 2025.

CASTILLO, María del Mar. Aproximaciones al lugar de la danza contemporánea en la sociología y la antropología de las artes latinoamericanas. Avances, Córdoba, n. 33, p. 75–91, 2024. Disponível em: https://revistas.unc.edu.ar/index.php/avances/article/view/45500 . Acesso em: 15 jun. 2025.

DANSEHALLERNE. Rosangela Silvestre – Silvestre Technique, [S. l.], 2024. Disponível em: https://dansehallerne.dk/en/archive/silvestre-technique/ . Acesso em: 07 jul. 2025.

EIRENE. Documenta 14 at the Athens Conservatoire, A place called space, Atenas, 2017. Disponível em: https://a-place-called-space.blogspot.com/2017/07/documenta-14-at-athens-conservatoire.html . Acesso em: 07 jul. 2025.

ESPINOSA MIÑOSO, Yuderkys. De por qué es necesario un feminismo decolonial: diferenciación, dominación co-constitutiva y fin de la política de identidad. Revista Solar, Bogotá, v. 12, n. 1, p. 141–171, 2016. Disponível em: https://om.juscatamarca.gob.ar/articulos/De_por_que_es_necesario_un_feminismo_des.pdf . Acesso em: 15 jun. 2025.

FROSCH, Joan. Kettly Noël, Nelisiwe Xaba, Mamela Nyamza, Walker Art Center, Minneapolis, 2012. Disponível em: https://walkerart.org/magazine/kettly-noel-nelisiwe-xaba-mamela-nyamza/ . Acesso em: 18 jun. 2025.

GILROY, Paul. O Atlântico Negro: modernidade e dupla consciência. Tradução de Cid Knipel Moreira. São Paulo: Editora 34; Rio de Janeiro: Universidade Cândido Mendes, Centro de Estudos Afro-Asiáticos, 2001.

GÓMEZ, Ana Patricia; GONZÁLEZ Astrid; TORO, Catalina. Drexciya: un palenque al fondo del Atlántico, Labalsarte, Medellín, 2024. Disponível em: https://labalsaarte.com/en/exhibiciones/drexciya-un-palenque-al-fondo-del-atlantico_en/ . Acesso em: 17 jun. 2025.

GONZÁLEZ, Astrid. Mi obra [Drexciya], en la exposición Espesuras: habitar un mundo herido. Medellín, 2025. Instagram: @astridgonzalezq. Disponível em: https://www.instagram.com/p/DK4ij7fuf0l/?img_index=1 . Acesso em: 07 jul. 2025.

GONZALEZ, Lélia. A categoria político-cultural de amefricanidade. Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, n. 92/93, jan./jun. 1988b, p. 69-82.

GONZALEZ, Lélia. A mulher negra na sociedade brasileira. In: GONZALEZ, Lélia. Racismo e sexismo na cultura brasileira. Rio de Janeiro: Pallas, 1988.

hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Tradução de Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.

MARTINS, Leda Maria. Performances do tempo espiralar, poéticas do corpo-tela. Rio de Janeiro, Cobogó, 2021.

MAYEN, Gérard. Kettly Noël, Documenta 14, [S. l.], [2025]. Disponível em: https://www.documenta14.de/en/artists/13702/kettly-noel . Acesso em: 18 jun. 2025.

OLIVEIRA, Luziana Cavalli de. Mestre King: corporalidade(s) negra(s) no ensino da dança em Salvador. 2018. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.

PERRELLA MATOS, Adriana; BASTOS, Maria Helena Franco de Araujo. Kettly Noël: pensamento artístico que desarticula a necroestética. In: CONGRESSO DA ANDA, 6, 2020, [formato virtual]. Carnes vivas: dança, corpo e política. (Coleção Quais danças estão por vir? Trânsitos, poéticas e políticas do corpo, v. 9). Salvador: Anda Editora, 2020. p. 239–252. Disponível em: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/003034513.pdf . Acesso em: 07 jul. 2025.

RIVERA CUSICANQUI, Silvia. Sociología de la imagen: miradas ch'ixi desde la historia andina. Buenos Aires: Tinta Limón, 2015.

VALENZUELA, Paula; GUZMÁN, Victoria. Proyecto sin nombre – Entrevista com Astrid González. El Goce, [S. l.], 14 jul. 2020. Disponível em: https://elgocerio.home.blog/2020/07/14/proyecto-sin-nombre-astrid-gonzalez/ . Acesso em: 12 jul. 2025.

Publicado
2025-08-07
Como Citar
COUTINHO REZENDE, A. B.; BARBOSA COUTO, L. Margens que deslocam o centro: espirais poéticas nas práticas insurgentes de Rosângela Silvestre, Astrid González e Kettly Noël. Ephemera: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 8, n. 16, 7 ago. 2025.