Desafios de auxiliar jovens do ensino médio

Relato sobre experiência com análises linguísticas dentro do âmbito escolar

  • Reginaldo Filho Universidade Federal de Ouro Preto
Palavras-chave: Análise Linguística, Desafios Estruturais, Intervenção

Resumo

Este relato de intervenção pedagógica supervisionada apresenta os resultados de um trabalho feito em uma escola estadual no interior de Minas Gerais, com o foco em aprimorar as competências linguísticas de alunos do terceiro ano do ensino médio. A experiência, que se desenrolou entre setembro e novembro de 2023, foi conduzida através de observação ativa e envolvimento direto com as atividades escolares. O projeto, centrado em oficinas de redação voltadas ao ENEM, mostrou que, apesar dos desafios estruturais e pedagógicos enfrentados pela escola, é possível promover avanços significativos nas habilidades de escrita dos alunos.

Referências

AZENHA, Maria Graça. CONSTRUTIVISMO: De Piaget A Emília Ferreiro. 8. ed. SÃO PAULO: Ática, 2006.

CAMPOS, Maria Tereza. ODA, Lucas. CARVALHO, Inaê. GAZZETA, Rodolfo. Multiversos - Linguages: No Mundo Do Trabalho. São Paulo. Editora: FDT, 1 de Janeiro, 2020.

DILLINGER, Mike. Ensino Gramatical: Uma Autópsia. Belo Horizonte: UFMG, 1995. v. 1.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br> BNCC. Acesso em: 17 de Novembro, 2023.

MENEZES, Dyelle. Conheça as cinco competências cobradas na redação do ENEM. Portal MEC. 17, Outubro, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/418-enem-946573306/81381-conheca-as-cinco-competencias-cobradas-na-redacao-do-enem. Acesso em: 17 de Novembro, 2023.

Publicado
2025-07-16
Como Citar
FILHO, R. Desafios de auxiliar jovens do ensino médio: Relato sobre experiência com análises linguísticas dentro do âmbito escolar. PRÓ-PROFESSOR, v. 3, n. 1, 16 jul. 2025.
Seção
Narrando vivências pedagógicas