Desafios de auxiliar jovens do ensino médio
Relato sobre experiência com análises linguísticas dentro do âmbito escolar
Resumo
Este relato de intervenção pedagógica supervisionada apresenta os resultados de um trabalho feito em uma escola estadual no interior de Minas Gerais, com o foco em aprimorar as competências linguísticas de alunos do terceiro ano do ensino médio. A experiência, que se desenrolou entre setembro e novembro de 2023, foi conduzida através de observação ativa e envolvimento direto com as atividades escolares. O projeto, centrado em oficinas de redação voltadas ao ENEM, mostrou que, apesar dos desafios estruturais e pedagógicos enfrentados pela escola, é possível promover avanços significativos nas habilidades de escrita dos alunos.
Referências
AZENHA, Maria Graça. CONSTRUTIVISMO: De Piaget A Emília Ferreiro. 8. ed. SÃO PAULO: Ática, 2006.
CAMPOS, Maria Tereza. ODA, Lucas. CARVALHO, Inaê. GAZZETA, Rodolfo. Multiversos - Linguages: No Mundo Do Trabalho. São Paulo. Editora: FDT, 1 de Janeiro, 2020.
DILLINGER, Mike. Ensino Gramatical: Uma Autópsia. Belo Horizonte: UFMG, 1995. v. 1.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br> BNCC. Acesso em: 17 de Novembro, 2023.
MENEZES, Dyelle. Conheça as cinco competências cobradas na redação do ENEM. Portal MEC. 17, Outubro, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/418-enem-946573306/81381-conheca-as-cinco-competencias-cobradas-na-redacao-do-enem. Acesso em: 17 de Novembro, 2023.
Copyright (c) 2025 REGINALDO FILHO

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).