Desafios de auxiliar jovens do ensino médio

Relato sobre experiência com análises linguísticas dentro do âmbito escolar

  • Reginaldo Filho Universidade Federal de Ouro Preto

Abstract

Este relato de intervenção pedagógica supervisionada apresenta os resultados de um trabalho feito em uma escola estadual no interior de Minas Gerais, com o foco em aprimorar as competências linguísticas de alunos do terceiro ano do ensino médio. A experiência, que se desenrolou entre setembro e novembro de 2023, foi conduzida através de observação ativa e envolvimento direto com as atividades escolares. O projeto, centrado em oficinas de redação voltadas ao ENEM, mostrou que, apesar dos desafios estruturais e pedagógicos enfrentados pela escola, é possível promover avanços significativos nas habilidades de escrita dos alunos.

References

AZENHA, Maria Graça. CONSTRUTIVISMO: De Piaget A Emília Ferreiro. 8. ed. SÃO PAULO: Ática, 2006.

CAMPOS, Maria Tereza. ODA, Lucas. CARVALHO, Inaê. GAZZETA, Rodolfo. Multiversos - Linguages: No Mundo Do Trabalho. São Paulo. Editora: FDT, 1 de Janeiro, 2020.

DILLINGER, Mike. Ensino Gramatical: Uma Autópsia. Belo Horizonte: UFMG, 1995. v. 1.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br> BNCC. Acesso em: 17 de Novembro, 2023.

MENEZES, Dyelle. Conheça as cinco competências cobradas na redação do ENEM. Portal MEC. 17, Outubro, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/418-enem-946573306/81381-conheca-as-cinco-competencias-cobradas-na-redacao-do-enem. Acesso em: 17 de Novembro, 2023.

Published
2025-07-16
How to Cite
FILHO, R. Desafios de auxiliar jovens do ensino médio: Relato sobre experiência com análises linguísticas dentro do âmbito escolar. PRÓ-PROFESSOR, v. 3, n. 1, 16 Jul. 2025.
Section
Narrando vivências pedagógicas