ISSN: 2317-8892
v. 3 n. 1 (2024): Revista PRÓ-PROFESSOR
A Revista PRÓ-PROFESSOR começou 2024 com o firme propósito de publicar mais um número temático, mas o termina com a abertura de um número de temática plural. Ficamos contentes em podermos nos ajustar de acordo com os autores que afluem nosso sistema. O Volume 3, número 1, está inaugurado e os textos serão publicados à medida que os fluxos editoriais de cada texto submetido se completem por aqui.
Nosso segundo objetivo para o ano era efetivar nossa comunicação nas redes sociais. Conseguimos tornar nossas páginas de Instagram e de Facebook operantes e continuamos trabalhando nas discussões e decisões a respeito de melhores formas de nos fazermos conhecer e de alcançar nosso público-alvo de autores e leitores. Atingimos, portanto, este objetivo parcial do propósito maior que é ampliar a presença da Revista junto aos professores da educação básica e alunos de licenciaturas.
Em se tratando de melhorar a presença da PROPROF, tivemos nesta edição a grata surpresa de submissões de autores de outras partes do país. Isso nos fez ponderar que precisamos persistir, pois nossos objetivos não podem ser obtidos em prazos curtos.
Precisamos registrar que em 2024, vieram novamente à baila questões centrais na existência da PROPROF. Tais questões, nos parece, terão lugar em todas as mesas em que nos reunirmos enquanto a Revista existir com o propósito de contribuir para a formação continuada de educadores: quem é e onde está o público autor e o público leitor? Como estabelecer melhores fluxos editoriais? Como levar todos os editores ao domínio de todo o processo de admissão, avaliação, edição e editoração dentro sistema OJS? Como lidar com a burocracia institucional que nos cerca, que exige, nos assoberba e nos atrapalha muito mais do que auxilia?
Feito este breve balanço, trazemos ao ar o Volume 3 número 1 da REVISTA PRÓ-PROFESSOR. Um exemplar de temática plural, que está de acordo com o que nos afluiu por parte dos educadores que confiaram seus trabalhos ao nosso conselho editorial. Esperamos ter feito um bom trabalho e que este número signifique a conquista de mais educadores da rede de educação básica como nossos autores e leitores. Com isso, pretendemos caminhar em direção a nos tornarmos um veículo de comunicação entre o professor que registra suas experiências e vivências e aqueles que podem vir a fazê-lo. E, mais além, que esta interlocução se realize em instrumento de formação continuada colaborativa entre os próprios educadores.