Submissions

Login or Register to make a submission.

Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • O texto deve seguir as normas da ABNT para a apresentação de trabalhos acadêmicos, para citação e para elaboração de referências.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Author Guidelines

  • Os trabalhos submetidos pelos autores deverão, necessariamente, (i) ser originais (sem estarem em processo de submissão em outro periódico), (ii) estar direcionados ao público-alvo da Revista, a saber, os professores da Educação infantil, fundamental e média; (iii) ter relação com experiências pedagógicas desenvolvidas nesses âmbitos e (iv) apresentar linguagem correta, culta e clara, assim como fidelidade a princípios acadêmico-científicos de escrita coerentes com as normas da ABNT;
  • Os trabalhos devem ser submetidos via sistema OJS: https://periodicos.ufop.br/index.php/proprof.
  • Para submissão, todos os autores devem efetuar cadastro na Revista PROPROF, assinalando as opções “leitor” e “autor”;
  • Os trabalhos devem ser carregados no sistema na versão "doc" ou "docx" em qualquer processador de texto (Word, WordPerfect, OpenOffice etc.);
  • O nome do(s) autor(es) e sua(s) instituição(ões) devem ser omitidos do arquivo submetido;
  • É obrigatório o preenchimento dos metadados no momento da submissão;
  • Os textos que possuírem mais de um autor, deverão incluir, no momento da submissão, todos os nomes na “Lista de Coautores” (no próprio sistema). Todos os autores são responsáveis igualmente e concordam integralmente com o conteúdo submetido e/ou publicado;
  • Cada autor poderá submeter apenas um trabalho por número da Revista;
  • O(s) autor(es), ao publicar(em) na revista, deve(m) observar o intervalo de 1 número para nova submissão;
  • Os resultados possíveis para a avaliação são: rejeição, solicitação de
    alterações substanciais, solicitação de alterações pontuais e aprovação sem alterações;
  • Se necessário, em casos excepcionais, trabalhos poderão ser devolvidos e solicitada a sua aprovação prévia por um comitê de ética.

      

    Normas gerais para a formatação dos originais:

    • Serão aceitos somente textos em língua portuguesa;
    • Podem-se submeter à revista dois formatos de textos: as narrativas pedagógicas e os artigos científicos;
    • Os artigos devem ter entre 10 e 20 laudas, contabilizando o resumo, o abstract e as referências bibliográficas, excluindo-se os anexos;
    • As narrativas pedagógicas, por sua vez, devem ter o mínimo de 3 e o máximo de 20 laudas, incluindo referências bibliográficas (quando houver);
    • Os arquivos devem ser apresentados e formatados em tamanho A4 (21,0 x 29,7 cm), com margens de 2,0 cm (superior e inferior) e 3,0 cm (esquerda e direita);
    • Título e subtítulos de seção, texto e referências devem ser escritos em fonte Arialtamanho 12, com espaçamento entre linhas de 1,5 cm;
    • Resumo, palavras-chave, citações diretas longas, notas de rodapé, exemplos, tabelas, gráficos e imagens devem ser escritos em fonte Arialtamanho 10, com espaçamento entre linhas de 1,0 cm;
    • O alinhamento da página deve ser justificado e sem recuo especial na primeira linha (sem parágrafo);
    • Os artigos devem apresentar, nesta ordem, o título e subtítulo (com no máximo duas linhas), o resumo (entre 100 e 150 palavras), 4 palavras-chave separadas por ponto final. Duas linhas abaixo, apresentar título e subtítulo, resumo (abstract) e palavras-chave em inglês;
    • As narrativas pedagógicas devem concatenar as ações da experiência didática relatada, com início, meio e fim. Não requerem resumo e palavras-chave. As referências bibliográficas somente são obrigatórias se houver citações no corpo do texto (que são opcionais). Este gênero textual não deve conter anexos;
    • Tabelas e figuras, tanto para os artigos, quanto para as narrativas, devem estar incluídas no texto, não em anexo. E não devem ultrapassar as dimensões 10 x 17 cm na orientação "retrato", para que os dados se mantenham legíveis;
    • As referências bibliográficas devem obedecer às normas da ABNT.

    Papel dos autores nos fluxos editoriais

    Poderá ser requerido dos autores correções pontuais ou mesmo substanciais. Nestes casos, as alterações solicitadas e executadas pelos autores devem retornar ao sistema destacadas em vermelho.

    Ao fim do processo e com a aprovação do texto para publicação, será requerido dos autores, uma última conferência no arquivo que irá a público. 

Emoldurando ideias e experiências

Textos de fundamentação dos temas desenvolvidos neste número.

Narrando vivências pedagógicas

Relatos e reflexões sobre o fazer pedagógico de professores da Educação Básica.

Artigos de professores

Política padrão de seção

Privacy Statement

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.