Envíos

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Lista de comprobación para la preparación de envíos

Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • O texto deve seguir as normas da ABNT para a apresentação de trabalhos acadêmicos, para citação e para elaboração de referências.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Directrices para autores/as

  • Os trabalhos submetidos pelos autores deverão, necessariamente, (i) ser originais (sem estarem em processo de submissão em outro periódico), (ii) estar direcionados ao público-alvo da Revista, a saber, os professores da Educação infantil, fundamental e média; (iii) ter relação com experiências pedagógicas desenvolvidas nesses âmbitos e (iv) apresentar linguagem correta, culta e clara, assim como fidelidade a princípios acadêmico-científicos de escrita coerentes com as normas da ABNT;
  • Os trabalhos devem ser submetidos via sistema OJS: https://periodicos.ufop.br/index.php/proprof.
  • Para submissão, todos os autores devem efetuar cadastro na Revista PROPROF, assinalando as opções “leitor” e “autor”;
  • Os trabalhos devem ser carregados no sistema na versão "doc" ou "docx" em qualquer processador de texto (Word, WordPerfect, OpenOffice etc.);
  • O nome do(s) autor(es) e sua(s) instituição(ões) devem ser omitidos do arquivo submetido;
  • É obrigatório o preenchimento dos metadados no momento da submissão;
  • Os textos que possuírem mais de um autor, deverão incluir, no momento da submissão, todos os nomes na “Lista de Coautores” (no próprio sistema). Todos os autores são responsáveis igualmente e concordam integralmente com o conteúdo submetido e/ou publicado;
  • Cada autor poderá submeter apenas um trabalho por número da Revista;
  • O(s) autor(es), ao publicar(em) na revista, deve(m) observar o intervalo de 1 número para nova submissão;
  • Os resultados possíveis para a avaliação são: rejeição, solicitação de
    alterações substanciais, solicitação de alterações pontuais e aprovação sem alterações;
  • Se necessário, em casos excepcionais, trabalhos poderão ser devolvidos e solicitada a sua aprovação prévia por um comitê de ética.

      

    Normas gerais para a formatação dos originais:

    • Serão aceitos somente textos em língua portuguesa;
    • Podem-se submeter à revista dois formatos de textos: as narrativas pedagógicas e os artigos científicos;
    • Os artigos devem ter entre 10 e 20 laudas, contabilizando o resumo, o abstract e as referências bibliográficas, excluindo-se os anexos;
    • As narrativas pedagógicas, por sua vez, devem ter o mínimo de 3 e o máximo de 20 laudas, incluindo referências bibliográficas (quando houver);
    • Os arquivos devem ser apresentados e formatados em tamanho A4 (21,0 x 29,7 cm), com margens de 2,0 cm (superior e inferior) e 3,0 cm (esquerda e direita);
    • Título e subtítulos de seção, texto e referências devem ser escritos em fonte Arialtamanho 12, com espaçamento entre linhas de 1,5 cm;
    • Resumo, palavras-chave, citações diretas longas, notas de rodapé, exemplos, tabelas, gráficos e imagens devem ser escritos em fonte Arialtamanho 10, com espaçamento entre linhas de 1,0 cm;
    • O alinhamento da página deve ser justificado e sem recuo especial na primeira linha (sem parágrafo);
    • Os artigos devem apresentar, nesta ordem, o título e subtítulo (com no máximo duas linhas), o resumo (entre 100 e 150 palavras), 4 palavras-chave separadas por ponto final. Duas linhas abaixo, apresentar título e subtítulo, resumo (abstract) e palavras-chave em inglês;
    • As narrativas pedagógicas devem concatenar as ações da experiência didática relatada, com início, meio e fim. Não requerem resumo e palavras-chave. As referências bibliográficas somente são obrigatórias se houver citações no corpo do texto (que são opcionais). Este gênero textual não deve conter anexos;
    • Tabelas e figuras, tanto para os artigos, quanto para as narrativas, devem estar incluídas no texto, não em anexo. E não devem ultrapassar as dimensões 10 x 17 cm na orientação "retrato", para que os dados se mantenham legíveis;
    • As referências bibliográficas devem obedecer às normas da ABNT.

    Papel dos autores nos fluxos editoriais

    Poderá ser requerido dos autores correções pontuais ou mesmo substanciais. Nestes casos, as alterações solicitadas e executadas pelos autores devem retornar ao sistema destacadas em vermelho.

    Ao fim do processo e com a aprovação do texto para publicação, será requerido dos autores, uma última conferência no arquivo que irá a público. 

Emoldurando ideias e experiências

Textos de fundamentação dos temas desenvolvidos neste número.

Narrando vivências pedagógicas

Relatos e reflexões sobre o fazer pedagógico de professores da Educação Básica.

Artigos de professores

Política padrão de seção

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