Os Caminhos da Arte com Tarsila do Amaral
Abstract
O presente artigo tem por objetivo levar o leitor a refletir sobre a importância que o ensino da arte tem na escola, ao garantir o conhecimento, a interação e a fruição, e a compreender o seguinte: “ao fazer da disciplina de arte um conteúdo que possa se colocar como eixo articulador de outros saberes, dentro e fora da escola, busca alavancar a postura cidadã de seu aluno” (IOSCHPE, 2006. p.9). Assim, na busca de realizar esse objetivo, apresenta o Projeto “Os Caminhos da Arte com Tarsila do Amaral”, na turma Vinícius de Morais, do 3.o ano do Ensino Fundamental, em 2010, da Escola Estadual Rúmia Maluf, Município de João Monlevade, em Minas Gerais, atividade que constitui parte do Estágio Supervisionado, do curso de Pedagogia do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD), da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Vale destacar que foi seguida a Proposta Triangular, de Ana Mae Barbosa: “leitura da imagem, objeto ou campo de sentido da arte (análise, interpretação e julgamento), contextualização e prática artística (o fazer)”.
Palavras-chave: ENSINO DA ARTE; INTERAÇÃO; PROPOSTA TRIANGULAR; TARSILA DO AMARAL.
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