Um Convite à Escrita de Narrativas Pedagógicas

  • Juliana Batista Faria UFMG

Abstract

É com muita alegria que escrevo o texto de abertura desta edição da Revista Pró-Professor, com o objetivo de convidar você, que é profissional da educação, a escrever narrativas pedagógicas. Não foi por acaso que escolhi escrevê-lo na forma de carta, contando a você um pouco da minha história profissional e imaginando que estamos juntos(as) à mesa, tomando um café bem mineiro e conversando sobre nossas experiências. É exatamente com esse espírito de conversação – ação de versar com – que a Revista Pró-Professor quer se constituir espaço de partilha do saber docente, viabilizando a publicação de textos que narrem a experiência pedagógica.

Author Biography

Juliana Batista Faria, UFMG

Professora de Matemática na Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG. Doutora em Educação pela  Faculdade de Educação da UFMG, com doutorado sanduíche na Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires (UBA, Argentina), junto ao grupo Memoria Docente y Documentación Pedagógica. Foi professora pesquisadora do Programa de Pós-Doutorado da Faculdade de Educação da UNICAMP (2022), junto ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada. Coordena o Laboratório de Pesquisa em Experiências de Formação e Narrativas de Si da UFMG e participa do Grupo Interinstitucional de Pesquisaformação Polifonia (UNICAMP/UERJ). Integrante do Nodo San Fernando/Norte da Red de Formación Docente y Narrativas Pedagógicas da UBA. (Texto informado pelo autor no Lattes)

References

BRAGANÇA, I. F. de S.; FARIA, J. B.; PEZZATO, L. M. Refletindo sobre Possibilidades de Pesquisaformação no Curso de Pedagogia: Diários e Narrativas Pedagógicas. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 21, p. 1-22, 2023. Disponível em: https://dx.doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e55681. Acesso em: 09 jun. 2023.

FARIA, J. B. O naufrágio, o baile e a narrativa de uma pesquisa: experiências de formação de sujeitos em imersão docente. Tese (Doutorado). 2018. 385 f. Belo Horizonte: Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, 2018. Disponível em https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/BUOS-BA8PTQ. Acesso em: 09 jun. 2023.

FARIA, J. B.; SILVEIRA, H. M. M. L. O Trabalho colaborativo entre professoras de Matemática e de Português que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental. REVISTA INTERINSTITUCIONAL ARTES DE EDUCAR, dos Programas de Pós-graduação em Educação da UERJ/FFP, da UFRRJ/IM-IE e da UNIRIO. Dossiê: Processos formativos na docência de professores (as) que ensinam Matemática na Educação Infantil e/ou anos iniciais do Ensino Fundamental. Rio de Janeiro, v.9, n.1 - p.10-29, jan-abr de 2023. Disponível em: https://doi.org/10.12957/riae.2023.70706. Acesso em: 09 ago. 2023.

LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. In: Revista Brasileira de Educação, n° 19, Jan/Fev/Mar/Abr, 2002, p. 20-28.

LARROSA, J. Tremores: Escritos sobre experiência. Tradução de Cristina Antunes e João Wanderley Geraldi. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

PRADO, G. do V. T. Narrativas pedagógicas: indícios de conhecimentos docentes e desenvolvimento pessoal e profissional. In: Interfaces da Educação, Paranaíba, v.4, n.10, p.149-165, 2013. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/537. Acesso em: 22 dez. 2022.

PRADO, G. do V. T.; SERODIO, L. A.; SIMAS, V. F.; CAMPOS, C. M.; FARIAS, M. N. de O.; BRAZ, R. (Orgs.). Pipocas pedagógicas V: narrativas outras da escola. São Carlos: Pedro & João Editores, 2023.

RICOEUR, P. A vida: uma narrativa em busca de narrador. In: RICOEUR, Paul. Escritos e Conferências 1: Em torno da Psicanálise. São Paulo: Edições Loyola, 2010, p. 197-211.

SILVA, A. P. P. e; FARIA, J. B.; FARIA, E. S. de; MENEZES, E. C. de. A experiência de coordenar o Programa Imersão Docente no ensino remoto emergencial. Revista do Centro Pedagógico, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, v.0, n.1, p. 42-49, 2022. Disponível em: https://www.cp.ufmg.br/editora-cp-2/revista-volume-0/. Acesso em: 24 jan. 2023.

SILVEIRA, H. M. M. L.; FARIA, J. B. Desenhando a cor e o tamanho: reflexões pedagógicas sobre a produção de um material para alfabetização de um estudante público-alvo da educação especial. Anais, XXI Endipe - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino: Eixo 8 - "A Didática, Práticas de Ensino, Educação das Relações Étnico-raciais, Diversidade e Inclusão Escolar". Uberlândia: FACED/UFU, 2023, p. 795-803. Disponível em: http://xxiendipe.com.br/anais-virtual. Acesso em: 09 jun. 2023.

SUÁREZ, D. H. Escribir, leer y conversar entre docentes en torno de relatos de experiencia. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 01, n. 03, p. 480-497, set/dez. 2016. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/2999. Acesso em: 12 ago. 2022.

SUÁREZ, D. H.; DÁVILA, P.; ARGNANI, A.; CARESSA, Y. Documentación narrativa de experiencias pedagógicas: una propuesta de investigación-formación-acción entre docentes. Buenos Aires: FFyL/UBA, 2021. Disponível em: http://publicaciones.filo.uba.ar/sites/publicaciones.filo.uba.ar/files/Documentacio%CC%81n%20narrativa%20de%20experiencias%20pedago%CC%81gicas.pdf. Acesso em: 14 ago. 2022.
Published
2023-12-04
How to Cite
FARIA, J. B. Um Convite à Escrita de Narrativas Pedagógicas. Pró-Professor, v. 2, n. 1, 4 Dec. 2023.
Section
Emoldurando ideias e experiências