Desafios da Educação Inclusiva e EJA
Abstract
Sou professora, trabalho com alunos na faixa etária de 16 a 69 anos, com deficiências. Enfrento alguns desafios, como a efetivação de um trabalho com alunos que não se comunicam verbalmente, alunos que têm dificuldade de se organizar ou que manifestam agressividade. Tenho estudado bastante para me fundamentar e fazer um trabalho que atenda às necessidades deles. Uso estratégias, como a comunicação alternativa com uso de figuras, gravuras, desenhos, sim ou não, rodas de conversa, rotina diária, pequenos textos, histórias, músicas, jogos, vídeos, atividades extraclasses, enfim, tenho procurado sempre aquilo que percebo que traz resultados significativos para eles.
References
Copyright (c) 2023 Juscelina de Fátima da Cruz Gomes
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).