A aldravia na sala de aula

A aprendizagem através da experiência poética

  • Giseli Ferreira Barros Colégio Flecha

Abstract

O presente relato propõe a apresentação de uma experiência com a escrita poética em sala de aula: a aldravia. Com início em 2017, o projeto "Literatura, Arte e Cultura Marianense" teve como um de seus desdobramentos o contato dos alunos do 7º ano (EFII), do Colégio Flecha, com os poetas aldravistas. Essa experiência propiciou à turma conhecer essa forma poética, gestada na cidade de Mariana, através de uma oficina ministrada pelos criadores da aldravia, na Casa da Arte Aldravista. Desde então, diversas atividades têm sido realizadas na escola, como a produção de um livro de aldravias, publicado em 2019, pela editora Aldrava Letras e Artes, a criação de uma academia infantojuvenil, com sede na escola, a inauguração da Adraviteca Andreia Donadon Leal, a realização de concursos literários e de artes plásticas e encontros com escritores nacionais. São experiências incríveis que têm contribuído para o desenvolvimento da leitura e da escrita literária e da apreciação estética, de forma ativa, além da oportunidade de os alunos interagirem com escritores e outros artistas locais e dos demais estados. Tudo isso confirma a importância do trabalho com a arte, de forma ampla, com vistas ao desenvolvimento da sensibilidade, da criticidade, da critividade e da capacidade do aluno, como sujeito social, de compreender melhor a realidade. 

References

BARROS, Giseli. Aldravia: na via de florescer. Mariana: Aldravas Letras e Artes, 2019.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários escritos. 5ª edição. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul/ São Paulo: Duas Cidades, 2011.

LEAL, Andreia Donadon. ALDRAVISMO: Movimento Mineiro do Século XXI, Mariana: Aldrava Letras e Artes, 2014. 1ª edição. 144 páginas.).

WOOD, James. Como funciona a ficção. 1ª edição. Cosac Naify. São Paulo: 2012.

Published
2025-02-10
How to Cite
FERREIRA BARROS, G. A aldravia na sala de aula: A aprendizagem através da experiência poética . Pró-Professor, v. 3, n. 1, 10 Feb. 2025.
Section
Narrando vivências pedagógicas