Reflexões sobre Lixo, Meio Ambiente e Sustentabilidade nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

  • Leliane Moraes da Silveira Santos Curso de Pedagogia CEAD/UFOP Universidade Federal de Ouro Preto
  • Cinthia Borges da Costa Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturias - DEGEO Universidade Federal de Ouro Preto
  • Raquel Martins Lana DECOM/UFOP Bosista do projeto PRONEX Rede de Modelagem em Dengue Universidade Federal de Ouro Preto

Resumen

Este trabalho tem o propósito de apresentar reflexões sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade, a partir do projeto intitulado “Para onde vai o meu lixo?”, desenvolvido na Escola Municipal Joaquim de Ávila Neto, situada em Coronel Fabriciano (MG), escola de tempo integral que atende crianças na faixa etária de 4 a 11 anos. Pequenos impactos ambientais no ambiente da escola foram o ponto de partida para essas reflexões, que apontam até o envolvimento dos alunos e as relações que se estabelecem com o lixo na comunidade. Os resíduos sólidos e os impactos ambientais provocados por eles são problemas que comprometem a sustentabilidade do planeta.  Contudo se acredita que,  por meio da educação,  é possível construir uma nova relação dos alunos com o meio ambiente,  a partir de conhecimentos sobre a decomposição, o aproveitamento e a destinação final dos principais resíduos encontrados no lixo.

 

Biografía del autor/a

Leliane Moraes da Silveira Santos, Curso de Pedagogia CEAD/UFOP Universidade Federal de Ouro Preto

Licenciada em Pedagogia pelo CEAD/UFOP

Cinthia Borges da Costa, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturias - DEGEO Universidade Federal de Ouro Preto

Ecologia

Mirmecologia

Educação Ambiental

Raquel Martins Lana, DECOM/UFOP Bosista do projeto PRONEX Rede de Modelagem em Dengue Universidade Federal de Ouro Preto

Educação Ambiental

Ecologia

Modelagem Matemática

Publicado
2012-10-24
Cómo citar
SANTOS, L. M. DA S.; DA COSTA, C. B.; LANA, R. M. Reflexões sobre Lixo, Meio Ambiente e Sustentabilidade nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Pró-Professor, v. 1, n. 1, 24 oct. 2012.
Sección
Artigos de professores