Experiências lúdicas na escola: superando as dificuldades de aprendizagem no currículo de alfabetização

  • Andréa Vieira Martins Dórea Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP
  • Frederico Assis Cardoso Professor orientador do Trabalho de conclusão de Curso do Centro de Educação Aberta e a Distância da UFOP. Professor bolsista REUNI da Faculdade de Educação da UFMG.
Palavras-chave: alfabetização, brincadeira, atividades lúdicas

Resumo

Este texto, na forma de um relato de experiência de um estudo de caso, apresenta os resultados de um projeto de intervenção desenvolvido em uma escola de periferia da rede municipal de ensino de Salvador/BA. O objetivo inicial foi contribuir para a promoção da alfabetização dos/as alunos/as com dificuldades escolares. Fazendo uso de uma metodologia qualitativa que privilegiou a observação e o registro das atividades desenvolvidas na escola entre os meses de agosto e novembro de 2010, o trabalho argumenta que o uso de atividades lúdicas no currículo de alfabetização pode favorecer a superação das dificuldades escolares.

Biografia do Autor

Andréa Vieira Martins Dórea, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP
Licenciada em Pedagogia - Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP
Frederico Assis Cardoso, Professor orientador do Trabalho de conclusão de Curso do Centro de Educação Aberta e a Distância da UFOP. Professor bolsista REUNI da Faculdade de Educação da UFMG.
Professor bolsista REUNI da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Publicado
2013-03-05
Como Citar
DÓREA, A. V. M.; CARDOSO, F. A. Experiências lúdicas na escola: superando as dificuldades de aprendizagem no currículo de alfabetização. Pró-Professor, v. 1, n. 1, 5 mar. 2013.
Seção
Artigos de professores