Relato de experiência: a teoria, a prática e o contexto da sala de aula da EJA

  • Faynner Madeira UFOP
Palavras-chave: Escola, Educação de Jovens e Adultos, Língua Portuguesa

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar experiências vividas enquanto discente de Letras - Licenciatura em uma escola da região central de Mariana-MG. A experiência foi guiada pela professora Rita Cristina Lima Lages, do Departamento de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) com o objetivo de fazer com que os alunos tenham um contato e uma experiência inicial com o campo de trabalho, neste caso em específico, foi com a modalidade EJA - Educação para Jovens e Adultos. A motivação deste projeto surgiu principalmente, pela minha vontade de conhecer como se dava o processo de ensino/aprendizagem fora da educação regular. Neste projeto, foi feita uma análise focando em pontos como atuação dos funcionários, estrutura fisica da escola, especifidades da modalidade e como os saberes de língua portuguesa são construidos na realidade. 

Referências

Lages, R. C. L., Machado , J. A., &Sant’ana , R. M. T. (2024). AVANÇOS E DESAFIOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NO BRASIL. Cadernos Cajuína, 9(2), e249224. Disponível em: https://doi.org/10.52641/cadcajv9i2.269 . Acesso em 02/09/2024.
Publicado
2025-06-18
Como Citar
MADEIRA, F. Relato de experiência: a teoria, a prática e o contexto da sala de aula da EJA. PRÓ-PROFESSOR, v. 3, n. 1, 18 jun. 2025.
Seção
Narrando vivências pedagógicas