Radiojornalismo e identidade editorial em podcasts informativos

um estudo de caso do 123 Segundos

  • Alvaro Bufarah Jr. Universidade Presbiteriana Mackenzie / Fundação Armando Alvares Penteado
  • Debora Cristina Lopez Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
Palavras-chave: Podcasting, Identidade editorial, Identidade acústica, Análise de conteúdo sonora

Resumo

Este artigo discute a construção da identidade editorial e acústica de podcasts informativos. Realizamos um estudo de caso comparativo com metodologia mista que reúne análise de conteúdo sonoro e pesquisa descritiva orientada a partir dos conceitos de identidade editorial e identidade acústica, além de uma entrevista semi-estruturada. Comparamos, a partir destes dois eixos, as produções informativas da Rádio BandNews FM (tendo como referência o programa “Expresso BandNews” da sua cabeça de rede em São Paulo) e o podcast 123 Segundos, que tem formato informativo e é produzido pela rádio em parceria com o Spotify. Pretendemos observar se o programa integra-se ou isola-se das identidades editorial e acústica da emissora. Este artigo é uma aproximação dos autores ao fenômeno do podcasting informativo como parte de um projeto de pesquisa a ser desenvolvido em colaboração institucional.

Biografia do Autor

Alvaro Bufarah Jr., Universidade Presbiteriana Mackenzie / Fundação Armando Alvares Penteado

Professor dos cursos de Comunicação da Universidade Presbiteriana Mackenzie / Fundação Armando Alvares Penteado. Doutor em Linguística.

Debora Cristina Lopez, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Professora do PPGCOM e do Curso de Jornalismo da UFOP e do PPGCOM da UFPR. Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas.

Referências

AVELAR, Kamilla; PRATA, Nair; MARTINS, Henrique. Podcast: trajetória, temas emergentes e agenda. Anais do 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Universidade da Região de Joinville, 2 a 8 de setembro de 2018.

BADARÓ, Sandro. Entrevista concedida a Alvaro Bufarah Jr através da plataforma Zoom. 07 de julho de 2022.

BAUER, Martin; GASKELL, George (Org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: Um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2008.

BERRY, Richrd. There are just 3 types of podcast. Radio & Podcast Academic, Sunderland (UK), 29 de julho de 2020. Disponível em: https://richardberry.eu/there-are-just3-types-of-podcast/. Acesso em: 24 jun. 2022.

BIANCO, Nelia Del; PINHEIRO, Elton. A integração de emissoras de rádio all news brasileiras às plataformas de streaming de áudio, 2020. Anais do 18º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo.

BONINI, Tiziano. A “segunda era” do podcasting: reenquadrando o podcasting como um novo meio digital massivo. Tradução: Marcelo Kischinhevsky. Radiofonias – Revista de Estudos em Mídia Sonora, Mariana-MG, v. 11, n. 01, jan./abr. 2020, pp. 13-32

BUFARAH, Alvaro. Podcast: possibilidades de uso nas emissoras de rádio noticiosas. Anais do 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Universidade Positivo, 4 a 9 de setembro de 2017.

BUFARAH, Alvaro; PADILHA, Luis David. O radiojornalismo como gênero discursivo aplicado ao conceito de podcast. In: 18º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. Anais [2020]. Remoto, 2020. Disponível em: https://tinyurl.com/bde5x9te. Acesso em: 28 ago. 2021.

CARVALHO, Ana Amélia Amorim; AGUIAR, Cristina Alexandra de Almeira. (Org.). Podcasts para ensinar e aprender em contexto. 1. ed. Santo Tirso: De Facto Editores, 2010.

Conheça o 123 Segundos, podcast original do Spotify produzido pela BandNews FM. Podcast 123 Segundos. 3 minutos, 13 out. 2020. Disponível em: https://tinyurl.com/4bc8cs7p. Acesso em: 15 jul. 2022.

FAUS BELAU, Angel. La radio, introduccion a un medio desconocido. Madri: Editora Latina, 1981.

FERRARETTO, Luiz Artur. Rádio: o veículo, a história e a técnica. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2001.

GIBBS, Graham. Análise de dados qualitativos. Porto Alegre: Artmed. 2009.

KISCHINHEVSKY, Marcelo. Rádio e Mídias Sociais: mediações e interações radiofônicas em plataformas digitais de comunicação. Rio de Janeiro: Mauad X, 2016.

KISCHINHEVSKY, Marcelo. Convergência nas redações: Mapeando os impactos do novo cenário midiático sobre o fazer jornalístico. In: RODRIGUES, Carla. (Org.). Jornalismo On-Line: Modos de fazer. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio: Sulina, 2009. pp. 57-74.

KISCHINHEVSKY, Marcelo. O Rádio está aprendendo muito com o podcasting (Entrevista com Richard Berry). Radiofonias – Revista de Estudos em Mídia Sonora. V.11, N.1, 2020.

LAGE, Nilson. Teoria e técnica do texto jornalístico. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

LOPEZ, Debora Cristina. (Re)Construindo o conceito de audiência no rádio em cenário de convergência. En: ZUCULOTO, Valci, LOPEZ, Debora Cristina, KISCHINHEVSKY, Marcelo. (Eds.). Estudos Radiofônicos no Brasil: 25 anos do Grupo de Pesquisa de Rádio e Mídia Sonora da Intercom. INTERCOM, 2016.

LOPEZ, Debora Cristina; FREIRE, Marcelo. Inovação e narrativa multimídia em podcasts: um estudo de caso de Strange Bird. Temática, v. XVI, pp. 59-75, 2020.

LOPEZ, Debora Cristina. O repórter Esso e as sínteses radiofônicas. In: VIRGÍNIA MOREIRA, Sonia. 70 anos de radiojornalismo no Brasil, 1941-2011. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 2011.

MARITAN, Matheus. Rádio Musical e Identidade: um estudo sobre a composição editorial adotada pelas emissoras Jovem Pan 99.1 FM e 98 FM BH na internet e no dial, 2020. 220 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana.

MARTÍNEZ-COSTA, María del Pilar. Radio y nuevas narrativas: de la crossradio a la transradio. In: OLIVEIRA, Madalena; RIBEIRO, Fábio. (org). Radio, sound and Internet Proceedings of Net Station International Conference. Universidade do Minho, Braga, 2015.

MARTÍNEZ-COSTA, María del Pilar; GÁRATE, Eva Lus. El éxito de los podcasts de noticias y su impacto en los medios de comunicación digital. In: Miguel Hernández Communication Journal, Universidad Miguel Hernández, UMH (Elche-Alicante), vol. 10 (2), pp. 323-340, 2019.

MCHUGH, Siobhan. How podcasting is changing the audio storytelling genre. The Radio Journal – International Studies in Broadcast & Audio Media. Vol 14, Num 1, 2016.

MEDEIROS, Macello. Podcasting: produção descentralizada de conteúdo sonoro. In: Anais do XXVIII Congresso Brasileiro das Ciências da Comunicação INTERCOM, 28, 2005, Rio de Janeiro. Anais [...]. São Paulo: Intercom, 2006.

MEDITSCH, Eduardo; BETTI, Juliana Gobbi. G. Os elementos sonoros na análise da informação radiofônica: em busca de métodos. Anais 16o SBPJor. Goiânia, nov. 2019.

MORENO, Elsa. Las radios y los modelos de programación radiofónica. Comunicación y sociedad. vol.XVIII, núm.1, 2004 p.61-111.

NEIVA, Eduardo. Dicionário Houaiss de comunicação e multimídia. São Paulo: Publifolha: Instituto Antonio Houaiss, 2013.

ORTRIWANO, Gisela Swetlana. A informação no rádio: os grupos de poder e a determinação dos conteúdos. 2a. Ed. São Paulo: Summus, 1985.

SILVA, Julia Lucia de Oliveira. Albano. da. Rádio: oralidade mediatizada: o spot e os elementos da linguagem radiofônica. São Paulo: Annablume, 1999.

VAN DIJCK, Jose; POELL, Thomas, & DE WAAL, Martijn. The Platform Society: Public Values in a Connective world. New York: Oxford University Press, 2018.

VIANA, Luana. Jornalismo narrativo em podcasting: imersividade, dramaturgia e narrativa autoral, 2022. Tese (Doutorado em Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.

VIANA, Luana; CHAGAS, Luãn. Categorização de podcasts no Brasil: uma proposta baseada em eixos estruturais a partir de um panorama histórico. In: Anais do XIII Encontro Nacional de História da Mídia, Juiz de Fora, 2021.
Publicado
2022-12-30
Como Citar
Bufarah Jr., A., & Lopez, D. C. (2022). Radiojornalismo e identidade editorial em podcasts informativos: um estudo de caso do 123 Segundos. Radiofonias – Revista De Estudos Em Mídia Sonora , 13(3), 43-61. Recuperado de https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/6545
Seção
Artigos

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>