Escrita e Corpo em Antonin Artaud

Resumo

Busca-se investigar neste artigo como se dá a constituição do sujeito em Artaud na carta que este dirige a Wladimir Porché em 4 de fevereiro de 1948. Nesta carta, Artaud expressa sua revolta frente à censura que sofreu sua produção radiofônica Para acabar com o juízo de Deus. A partir do conteúdo desta carta, a autora discute como em Artaud a constituição do sujeito transcorre, necessariamente, pela noção de corpo. Diferente do que Foucault apresenta a respeito dos ascéticos, os quais buscavam na escrita de si uma espécie de fuga dos maus pensamentos ao eliminá-los pela escrita, Artaud toma a escrita como lugar para problematizar a noção de corpo e, consequentemente, do pensamento, para atingir os mais diversos modos de julgamentos que operam na constituição dos corpos ordinários.

 

Biografia do Autor

Marcelise Lima de Assis, UNEB
Marcelise Lima de Assis é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural do Departamento de Linguística, Literatura e Artes da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). 

Referências

ARTAUD, Antonin. O Teatro e seu Duplo. Trad. Teixeira Coelho. São. Paulo: Max Limonad, 1984.

ARTAUD, Antonin. Para acabar com o juízo de Deus (1947). In: WILLER, C. (tradução, seleção e notas). Escritos de Antonin Artaud. Porto Alegre: L&PM, 1983.

ARTAUD, Antonin. Œuvres. Paris: Gallimard, 2004.

DRUMMOND, Washington. Sacrifício das formas: da estética ao sujeito. In: Revista Ideação, n, 31, Jan./jun. Feira de Santana/BA: UEFS, 2015.

FOUCAULT, Michel. A escrita de si. In: FOUCAULT, Michel. O que é um autor? Lisboa: Passagens, 1992.

KIFFER, Ana. Carta-prefácio. In: ARTAUD, Antonin. A perda se si: cartas de Antonin Artaud. Org. Ana Kiffer; Trad. Ana Kiffer; Mariana Patrício Fernandes. Rio de Janeiro: Rocco, 2017. pp. 7-20. (col. Marginália).

KIFFER, Ana. (org.). Um só ou vários corpos? In: Sobre o corpo. Rio de Janeiro: 7Letras, 2016.

KIFFER, Ana. [Ensaio] Correspondência fabulatória – entre Ana K. e A. Artaud. In: Revista Vazantes - UFC. Vol. 01, n 01. 2018, pp.105-116.

QUILICI, Cassiano Sydow. O treinamento do ator/performer e a “inquietude de si” In: Anais do V Congresso da ABRACE, ISSN 2176-9516, v. 9, n. 1 (2008). Disponível em <https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/ issue/view/75/showToc >. Acesso em 06 março 2020.

SARDINHA, Diogo. Três corpos: Artaud, Foucault, Deleuze. In: Revista doispontos: Revista do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Paraná, v. 14, n. 1, 2017. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/ doispontos/article/view/56547/34031>. Acesso em 06 março 2020.

UNO, Kuniichi. A gênese de um corpo desconhecido. Tradução de Christine Greiner com colaboração de Ernesto Filho e Fernanda Rachel; prefácio de Christine Greiner. São Paulo: n-1 edições, 2012.

Publicado
2020-05-01
Como Citar
LIMA DE ASSIS, M. Escrita e Corpo em Antonin Artaud. Ephemera - Revista do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 3, n. 4, p. 184-195, 1 maio 2020.