Escrita e corpo em Antonin Artaud
Resumo
Busca-se investigar neste artigo como se dá a constituição do sujeito em Artaud na carta que este dirige a Wladimir Porché em 4 de fevereiro de 1948. Nesta carta, Artaud expressa sua revolta frente à censura que sofreu sua produção radiofônica Para acabar com o juízo de Deus. A partir do conteúdo desta carta, a autora discute como em Artaud a constituição do sujeito transcorre, necessariamente, pela noção de corpo. Diferente do que Foucault apresenta a respeito dos ascéticos, os quais buscavam na escrita de si uma espécie de fuga dos maus pensamentos ao eliminá-los pela escrita, Artaud toma a escrita como lugar para problematizar a noção de corpo e, consequentemente, do pensamento, para atingir os mais diversos modos de julgamentos que operam na constituição dos corpos ordinários.
Downloads
Referências
ARTAUD, Antonin. O Teatro e seu Duplo. Trad. Teixeira Coelho. São. Paulo: Max Limonad, 1984.
ARTAUD, Antonin. Para acabar com o juízo de Deus (1947). In: WILLER, C. (tradução, seleção e notas). Escritos de Antonin Artaud. Porto Alegre: L&PM, 1983.
ARTAUD, Antonin. Œuvres. Paris: Gallimard, 2004.
DRUMMOND, Washington. Sacrifício das formas: da estética ao sujeito. In: Revista Ideação, n, 31, Jan./jun. Feira de Santana/BA: UEFS, 2015.
FOUCAULT, Michel. A escrita de si. In: FOUCAULT, Michel. O que é um autor? Lisboa: Passagens, 1992.
KIFFER, Ana. Carta-prefácio. In: ARTAUD, Antonin. A perda se si: cartas de Antonin Artaud. Org. Ana Kiffer; Trad. Ana Kiffer; Mariana Patrício Fernandes. Rio de Janeiro: Rocco, 2017. pp. 7-20. (col. Marginália).
KIFFER, Ana. (org.). Um só ou vários corpos? In: Sobre o corpo. Rio de Janeiro: 7Letras, 2016.
KIFFER, Ana. [Ensaio] Correspondência fabulatória – entre Ana K. e A. Artaud. In: Revista Vazantes - UFC. Vol. 01, n 01. 2018, pp.105-116.
QUILICI, Cassiano Sydow. O treinamento do ator/performer e a “inquietude de si” In: Anais do V Congresso da ABRACE, ISSN 2176-9516, v. 9, n. 1 (2008). Disponível em <https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/ issue/view/75/showToc >. Acesso em 06 março 2020.
SARDINHA, Diogo. Três corpos: Artaud, Foucault, Deleuze. In: Revista doispontos: Revista do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Paraná, v. 14, n. 1, 2017. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/ doispontos/article/view/56547/34031>. Acesso em 06 março 2020.
UNO, Kuniichi. A gênese de um corpo desconhecido. Tradução de Christine Greiner com colaboração de Ernesto Filho e Fernanda Rachel; prefácio de Christine Greiner. São Paulo: n-1 edições, 2012.
Copyright (c) 2020 https://www.periodicos.ufop.br/pp/index.php/ephemera/information/sampleCopyrightWording
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O/As autore/as mantêm os direitos autorais sobre os documentos publicados pelo periódico e cedem ao periódico o direito de publicação dos textos e de seus metadados (em múltiplos suportes e formatos), inclusão em bases de dados e assinatura de acordos de indexação atuais e futuros (mesmo com licenças menos restritivas, para os textos, ou sem restrições, para os metadados), de modo a garantir a indexação do documento publicado e de seus metadados.
O documento publicado será distribuído nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados.