Pedagogias Descoloniais a partir de Corpos e Poesias: criação de dramaturgias biogeográficas na educação básica no Brasil

Palavras-chave: Pedagogia descolonial, Pedagogia do Oprimido, Teatro do Oprimido, dramaturgia teatral, corpos cênicos

Resumo

O trabalho trata de uma práxis que busca a correlação do pensamento descolonial com a Pedagogia do Oprimido e com o Teatro do Oprimido, de modo a assim possibilitar o desenvolvimento de uma proposta epistêmica outra, por meio da mediação, para o ensino de Teatro na Educação Básica, a partir de fazeres artístico-pedagógicos biogeográficos (Bessa-Oliveira, 2016). Os diálogos entre as epistemologias e os estudos de Miller (2005), Boal (1980), Freire (2020) e Mignolo (2008) são aqui realizados em perspectiva descolonial a fim de colaborar para a construção de práticas das artes da cena para a sala de aula.

Biografia do Autor

Vitória Pavan, UEMS

Vitória Pavan é graduada em Artes Cênicas e mestranda no Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Membra do Grupo de Pesquisa NAV(r)E – Núcleo de Artes Visuais em (re)Verificações Epistemológicas. 

Marcos Antônio Bessa-Oliveira, UEMS

Marcos Antônio Bessa-Oliveira é docente dos cursos de Licenciatura em Artes Cênicas, Dança e Teatro e do Mestrado Profissional em Educação – PROFEDUC /UEMS. Pós-doutor em Estudos de Linguagens (FAALC/UFMS) e Doutor em Artes Visuais (UNICAMP). Coordenador do grupo NAV(r)E – Núcleo de Artes Visuais em (re)Verificações Epistemológicas – UEMS/CNPq.

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Publicado
2022-07-29
Como Citar
PAVAN, V.; BESSA-OLIVEIRA, M. A. Pedagogias Descoloniais a partir de Corpos e Poesias: criação de dramaturgias biogeográficas na educação básica no Brasil. Ephemera - Revista do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 5, n. 10, p. 156-180, 29 jul. 2022.