Aparições performativas como anúncio de sumiços
Presenças e ausências no território latino-americano
Resumo
O Artigo 3º da Declaração Universal dos Direitos Humanos, estabelece que: “todo o homem tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.”. Discutimos aqui práticas performativas que trazem como matéria de suas obras o direito básico à vida, entendendo-as em sua potência na promoção, defesa e garantia dos direitos humanos no contexto da América Latina.
Downloads
Referências
CABALLERO, Ileana Diéguez. Cenários liminares: teatralidades, performances e políticas. 2ª edição. Uberlândia: EDUFU, 2016.
GALEANO, Eduardo. As Veias Abertas da América Latina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.
GOULART, José Ricardo. Do poético ao político em Tierra, de Regina José Galindo: imagem e memória traumática na era dos passados presentes. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, no. 33, p. 112-126, 2018.
GRACIA, Silvio de. Arte acción en Latinoamérica: cuerpo político y estrategias de resistencia. Performancelogia, 2007. Disponível em: http://performancelogia. blogspot.com.br/2007/10/arte-accin-en-latinoamrica-cuerpo.html . Acesso em 18 abril de 2022.
GUMBRECHT, Hans Ulrich. Produção da presença: o que o sentido não consegue transmitir. Rio de Janeiro: Contraponto Editora PUC-Rio, 2010.
NOLASCO, Edgar C. Perto do coração selbage da crítica fronteriza. São Carlos: Pedro e João Editores. 2014.
TAYLOR, Diana. O arquivo e o repertório: performance e memória cultural nas Américas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.
Copyright (c) 2022 https://www.periodicos.ufop.br/pp/index.php/ephemera/information/sampleCopyrightWording
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O/As autore/as mantêm os direitos autorais sobre os documentos publicados pelo periódico e cedem ao periódico o direito de publicação dos textos e de seus metadados (em múltiplos suportes e formatos), inclusão em bases de dados e assinatura de acordos de indexação atuais e futuros (mesmo com licenças menos restritivas, para os textos, ou sem restrições, para os metadados), de modo a garantir a indexação do documento publicado e de seus metadados.
O documento publicado será distribuído nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados.