Dança do ventre: submissão ou liberdade?

Palavras-chave: dança oriental, performance, erotismo, sensualidade

Resumo

O texto problematiza o papel de artistas mulheres de dança do ventre em relação ao uso da sensualidade de seu corpo. De que forma o dito erotismo na dança do ventre pode ser uma prática de liberdade para elas? A experiência profissional das autoras, no âmbito da dança, contribui para possíveis interpretações. Conclui-se que se deve ir além da imagem do senso comum da mulher oriental, submissa e que dança apenas para o prazer do homem. 

Biografia do Autor

Cátia Davoglio Ribas , Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Profissional com 27 anos de atuação profissional no mercado e mais de 40 anos de dança, é uma das referências da Dança Oriental no Brasil. Na sua formação e trajetória, destacam-se viagens ao Egito em 2002, 2010 e 2016, e também a países Árabes em 2016 e Turquia em 2006, para aperfeiçoamento técnico e artístico com grandes mestres e participação em eventos internacionais. Contratada como professora e jurada em diversos eventos importantes no cenário nacional. Um dos destaques da sua carreira foi a participação na novela O Clone da Rede Globo. Pesquisadora e escritora, é autora da coleção dos livros Os Pilares da Profissionalização em Dança em 3 volumes. Doutoranda em Artes Cênicas pelo PPGAC da UFRGS, Mestre em Processos e Manifestações Culturais pela FEEVALE, RS. Graduada em Comunicação Social com Pós-Graduação em Marketing e Dança pela PUCRS, RS. Atua também como docente de cursos de Graduação e Pós-Graduação em Dança, atuando na Faculdade Rio Branco de São Paulo. Idealizadora do Curso de Formação Profissional, um dos mais antigos e conceituados do Brasil com centenas de bailarinas formadas e em atividade há mais de 20 edições. Realizou grandes eventos ao longo da sua carreira, entre os quais as edições de 2017 e 2019 do International Festival Stars Bellydance, e em 2022, o Fest Stars, evento que encerrou a sua carreira no segmento de organização de eventos. Entre as premiações recebidas pela sua trajetória, estão dois prêmios Açorianos destaque em Dança do Ventre em 2015 e 2017. Atualmente o seu foco profissional está dividido entre a área acadêmica e como diretora do Studio Brysa Mahaila, onde atua como professora, coreógrafa e mentora no direcionamento de carreira de profissionais da dança do ventre. 

Flávia Valle, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Artista da Dança. Pós-Doutora em Dança pelo C-DaRE/ Coventry University, UK (2023). Doutora em Educação – PPGEDU/UFRGS (2012). Mestre em Dança pela NYU (1999). Especialista (CMA) pelo Laban/Bartenieff Institute – LIMS/NY (1997). Atua no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas e Graduação em Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS em Porto Alegre/RS. É editora-chefe da Revista Cena do PPGAC/ UFRGS.  

Referências

ALICE, Tania. Diluição das fronteiras entre linguagens artísticas: a performance como (r)evolução dos afetos. In: REDE SESC DE INTERC MBIO E DIFUSÃO DE ARTES CÊNICAS. Palco Giratório: Circuito nacional. Rio de Janeiro: SESC, Departamento Nacional, 2013. Disponível em: https://www.academia.edu/31302737/Diluic_a_o_das_fronteiras_entre_linguagens_arti_sticas_a_performance_como_r_evoluc_a_o_dos_afetos . Acesso em: 08 jun. 2023.

BERTH, Joice. Empoderamento. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019.

BUONAVENTURA, Wendy. Serpent of the Nile. Women and Dance in the Arab World. New York: Interlink Books, 1998.

BUTLER, Judith. Atos performáticos e a formação dos gêneros: um ensaio sobre fenomenologia e a teoria feminista. In: HOLLANDA, Heloisa B. (org.). Pensamento feminista: conceitos fundamentais. Rio de Janeiro: Bazar do tempo, 2019.

COLLINS, Patricia Hill. Aprendendo com a outsider within: a significação sociológica do pensamento feminista negro. Sociedade e Estado, Brasília, v. 31, n. 1, p. 99-127, 2016.

FISCHER-LICHTE, Érica. The Transformative Power of Performance. New York: Routledge, 2008.

FOUCAULT, Michel. A ética do cuidado de si como prática de liberdade. In: FOUCAULT, Michel. Ética, sexualidade, política. Ditos & Escritos V. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004, p. 264-287.

ICLE, Gilberto; BELLO, Márcia Pessoa Dal. Pode o professor ser um performer?. REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 36, 2013, Goiânia. Caderno de Resumos, Rio de Janeiro: ANPEd, 2013, v. 1, p. 246-247.

JACQ, Christian. As Egípcias – Retratos de Mulheres do Egito Faraônico. Traduzido por Maria D. Alexandre. 4. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.

KARAYANNI, Stavros Stavrou. Dancing fear and desire: Race, sexuality, and imperial politics in Middle Eastern dance. Canadá: Wilfrid Laurier Univ. Press, 2006.

LORDE, Audre. Use of the Erotic: The Erotic as Power. In: LORDE, Audre. Sister Outsider: essays and speeches. New York: Crossing Press, 1984. p. 53-59.

NEPOMUCENO, Cínthia; MATSUMOTO, Roberta K. Do Ventre ao Corpo: considerações sobre corporeidade, dança do ventre e gênero. COMA, v. 1, p. 59-66, 2004.

RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? Belo Horizonte: Letramento, 2017.

ROUSHDY, Noha. Baladi as performance: Gender and dance in modern Egypt. Surfacing, v. 3, n. 1, p. 71-99, 2010.

SAHIN, Christine M. Core Connections: A Contemporary Cairo Raqs Sharqi Ethnography. 2018. Dissertation (Doctor of Philosophy in Critical Dance Studies) – University of California, Riverside, 2018.

SAID, Edward W. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

SALGUEIRO, Roberta da Rocha. Um Longo Arabesco. Corpo, subjetividade e transnacionalismo a partir da dança do ventre. 2012. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade de Brasília, Brasília, 2012.

SILVA, Matheus. Por um Performer Cruel: Reverberações entre Artaud, Performance, Corpo-Sem-Órgãos e Devir-Animal. In: Ephemera, Ouro Preto, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal de Ouro Preto, v. 3, n. 4, p. 126-144, 2020.

SOARES, Andrea. Dança do Ventre e o Feminismo Decolonial. In: SEMINÁRIO DISCENTE PPGAC/UFRGS, transmitido em 08 dez. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=UTv61ftwF7o&t=4458s . Acesso em: 22 out. 2022.

WARD, Heather D. Egyptian Belly Dance in Transition: The Raqṣ Sharqī Revolution, 1890-1930. Jefferson: McFarland & Company, Inc., Publishers, 2018.

Publicado
2023-12-12
Como Citar
RIBAS , C. D.; VALLE, F. Dança do ventre: submissão ou liberdade?. Ephemera - Revista do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 6, n. 11, 12 dez. 2023.
Seção
Artigos - Fluxo Contínuo